Previsão de pautas: sábado, 20, e domingo, 21 de abril

20/04/2024 08:31

MAIS COMUNIDADE - O programa Prefeitura Mais Comunidade vai até a Região Eixo Baltazar neste sábado, 20. Os bairros Passo das Pedras e Rubem Berta compõem a região. A partir das 8h, o prefeito Sebastião Melo, secretários e demais gestores do Executivo recebem a comunidade para dialogar sobre as suas demandas no Centro Vida, na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, bairro Passo das Pedras. Após o atendimento das questões apresentadas pelos moradores, a partir das 10h, os gestores sairão para cumprir um roteiro de verificação das solicitações que foram feitas na assembleia do Orçamento Participativo (OP) da região.

ORLA - Com o objetivo de atender demandas de grupos de ciclistas e de corredores, a Prefeitura de Porto Alegre publicou decreto que amplia em três horas o fechamento do trânsito de veículos em finais de semana e feriados em parte da Orla do Guaíba. De 20 de abril em diante, ficará sempre bloqueado o trânsito de veículos na avenida Edvaldo Pereira Paiva, entre a avenida João Goulart e a rua Nestor Ludwig, no sentido Centro-bairro, aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 22h. O decreto anterior que regulava o tema previa o fechamento das 7h às 20h.

PEDAL DA PAZ - A quinta edição do Pedal da Paz que acontece neste sábado, 20, com concentração às 9h na Praça Júlio Mesquita e a largada às 10h30. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo link e levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma instituição filantrópica cadastrada na Prefeitura de Porto Alegre. O evento vai reunir adeptos da mobilidade ativa em um trajeto de dez quilômetros com objetivo de valorizar a vida por meio de ações educativas, com reforço à cultura do respeito entre as pessoas nas relações diárias do trânsito.  

PERCURSO NEGRO - Neste sábado, 20, às 10h, a Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) promove mais uma edição do projeto Viva o Centro a Pé, com destaque para o Museu do Percurso do Negro. O ponto de encontro será no monumento O Tambor (Praça Brigadeiro Sampaio, ao lado do Museu do Trabalho, no Centro Histórico). As inscrições são gratuitas, neste link, e doação de um quilo de alimento não perecível.

FUTEBOL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou um esquema especial de trânsito e transporte para a partida entre Grêmio e Cuiabá pelo Campeonato Brasileiro, que ocorre neste sábado, 20, às 18h30, na Arena. A partir das 15h30, começa a circular uma das duas linhas especiais para o transporte dos torcedores até o estádio. A abertura dos portões está marcada para as 16h30. Saiba mais.

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza uma operação de limpeza neste domingo, 21, no Beco do David, bairro Lomba do Pinheiro, na Zona Leste da Capital. O local é alvo de descarte irregular de resíduos. Uma equipe composta por quatro garis e um fiscal do DMLU, com o auxílio de quatro caminhões e uma retroescavadeira, fará a limpeza dos focos de lixo.

SKATE - No sábado, 20, e no domingo, 21, o complexo do Skate Park da Orla estará movimentado pelo evento RS Skateboarding AM 2024, a partir das 8h. O campeonato tem as modalidades park e street, com categorias masculinas e femininas, divididas em iniciante e amador, além da masculino master.

TRIATHLON - O evento Triathlon de Porto Alegre ocorre neste domingo, a partir das 6h com largada no bairro Belém Novo. O circuito desenvolve atividades de natação, ciclismo e corrida, variando suas distâncias de acordo com a modalidade.

CORRIDA - No domingo, 21, tem largada da Protera Run no Viva Open Mall, às 7h. Os percursos de corrida para os atletas serão de 6 e 3 quilômetros. O evento conta com o apoio institucional da Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Smelj).

BRECHOCÃO - O Brechocão, tradicional feira pet promovida pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio do Gabinete da Causa Animal, terá edição extra neste domingo, 21, no Parque Farroupilha (Redenção), das 9h às 16h. Protetores e entidades voltadas ao bem-estar animal, cadastradas pelo Município de Porto Alegre, comercializam no local objetos de decoração, roupas e outros artigos pet. O evento ocorre no espaço entre o Parquinho e o Auditório Araújo Vianna. 

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - Estão abertas as inscrições para 328 vagas de cursos gratuitos de qualificação profissional na área de construção civil. A iniciativa ocorre por meio de um convênio estabelecido entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Estado, dentro do projeto Qualificação RS. As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e as solicitações de inscrições podem ser feitas no link. O prazo final é 15 de maio, às 18h.

CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes