Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Comunicação Social

Previsão de pautas: sábado, 24, e domingo, 25 de agosto

23/08/2019 14:20

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - Porto Alegre recebe nesta semana nomes importantes para a história do Orçamento Participativo. Convidados nacionais e internacionais participam do Seminário Internacional 30 anos do Orçamento Participativo, evento realizado pela prefeitura, até sábado, 24, em diversos pontos da Capital, como BRDE, Casa dos Conselhos, Câmara Municipal dos Vereadores e Cinemateca Capitólio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. Entre os convidados são esperados o diretor do Orçamento Participativo da prefeitura de Córdoba (Argentina), Hector Luis Dastoli (Puerto Montt, Chile);  Simon Langelier (Montreal, Canadá); Santiago Uribe (Medellín, Colômbia), Borja Pietro (Madri, Espanha); Miguel Angel Pereira Bujater (Montevidéu, Uruguai); Nelson Dias (Banco Mundial), entre outros. O seminário se encerra no sábado, 24, quando haverá painéis de debates na Cinemateca Capitólio e apresentações culturais na Orla do Guaíba a partir das 14h. Para as 17h30, está previsto um Parabéns a Você em homenagem aos 30 anos do Orçamento ParticipativoConfira a programação completa aqui.

TESTES DE HIV - A unidade móvel do projeto Fique Sabendo estará em três locais no mês de agosto, com orientações de prevenção, distribuição de preservativos e testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o trabalho será feito por servidores, que irão orientar o público e distribuir itens de prevenção. Com segurança e privacidade, o resultado dos testes sai em cerca de 30 minutos, em dois consultórios de atendimento. Neste sábado, 24, os exames serão oferecidos na orla do Guaíba, das 14h às 19h, durante o Seminário do Orçamento Participativo.

BAIRRO EM AÇÃO - A terceira edição do programa Bairro em Ação será realizada neste sábado, 24, das 9h às 13h, na praça Evory Rodrigues Tavares (rua Regina de Araújo Rocha), no bairro Safira. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e executado pela  Diretoria-Geral de Esporte, Recreação e Lazer, levará diversas opções de esportes para crianças e adolescentes da região, gratuitamente. Se chover, será transferido. O ônibus Brincalhão estará no bairro com várias atividades - entre elas, tênis de mesa e jogos de tabuleiro. Além disso, haverá torneio de futebol sub 12, apresentação de capoeira e hip hop. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams) é parceira do evento.

ROCK NA PRAÇA - Por problemas na rede de energia elétrica da Praça Ephraim Pinheiro Cabral, no bairro Boa Vista, está cancelado  o Festival de Música Hoje é Dia de Rock, que seria realizado neste sábado, 24, pelo Colégio Monteiro Lobato. O Colégio Monteiro Lobato foi um dos parceiros da prefeitura na Campanha do Agasalho, para a qual realizou uma ação especial de arrecadação e permaneceu como ponto de coleta até o final da campanha.

DIVERSIDADE NA RUA - O Dia da Visibilidade Lésbica será comemorado neste domingo, 25, com o Diversidade na Rua. A programação acontece das 12h às 16h, na rua da República, entre a rua General Lima e Silva e a avenida João Pessoa. Divulgação de serviços de atendimento e atrações culturais fazem parte da programação das atividades promovidas pela Unidade dos Direitos de Diversidade Sexual e de Gênero da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE).

VIVA O CENTRO A PÉ - Uma série de atividades programadas para este sábado, 24, encerram a programação da 3º Semana do Patrimônio Histórico de Porto Alegre. Mais uma edição do Viva o Centro a Pé, vai percorrer a Praça da Matriz e cercanias. O encontro será às 10h, no Monumento a Júlio de Castilhos na Praça da Matriz. O passeio abordará os monumentos, a arquitetura e a história da Praça da Matriz e o seu entorno.  Roteiro básico: pátio do Museu Júlio de Castilhos, pátios da Catedral e Cúria Metropolitana, jardins do Solar dos Câmara e terminará na Pinacoteca Ruben Berta. Também às 10h, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582,  Cidade Baixa) promove a oficina Que Planta É essa? A atividade de Educação Patrimonial é voltada para o patrimônio ambiental e tem por objetivo informar o público visitante e demais interessados sobre a identificação botânica das plantas existentes no pátio do Museu.

FEIJOADA COM SAMBA - Uma feijoada acompanhada de roda de samba será atração neste sábado, 24, dentro da programação da 3ª Semana do Patrimônio Cultural. O evento ocorre no pátio da Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico), das 11h às 17h, sob o comando do chef John Oliveira e da banda Ostenta Samba. O ingresso antecipado (via depósito bancário) terá valor de R$ 60. No dia do evento, o valor será de R$ 70. No cardápio, feijoada completa, caldo e caipirinha para degustação. A escolha desta atividade no programa de uma semana dedicada a praticar e refletir sobre a importância do patrimônio cultural na sociedade deve ser compreendido no âmbito da referência da cultura do povo brasileiro.

CONCURSO ENFERMEIRO - A Coordenação de Seleção e Ingresso (CSI) da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão informa que a prova objetiva do Concurso Público 597 para o cargo de enfermeiro será neste domingo, 25, às 14h, na Pontifícia Universidade Católica do RS - Prédio 50. No total, foram homologadas 1.593 inscrições neste certame. O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de 45 minutos do horário do início, levar caneta esferográfica confeccionada em material transparente de tinta escura, de cor azul ou preta e, obrigatoriamente, apresentar documento original (com foto), cujo número de identificação corresponda ao informado no formulário de inscrição.

GRÊMIO X ATHLETICO-PR - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou esquema de trânsito e transporte para o jogo Grêmio x Athletico (PR), neste sábado, 24, na Arena, com início às 17h, válido pelo Campeonato Brasileiro. Os portões abrem às 15h e a previsão é de cerca de 20 mil torcedores. A linha Especial Futebol circulará com oito ônibus, saindo do Largo Glênio Peres, Centro Histórico, em direção ao estádio, a partir de três horas antes da partida, e também depois do jogo. Quem optar pelo carro para ir ao estádio precisa ficar atento às possíveis mudanças: a chegada à Arena pela alça de acesso à BR-448 (Rodovia do Parque) poderá sofrer bloqueio três horas antes do jogo, de acordo com monitoramento local. Este horário pode até ser antecipado para uma maior segurança dos torcedores, com monitoramento dos agentes da EPTC e Brigada Militar (BM).

VÔLEI - Seis jogos da Série A Masculina do Campeonato Municipal de Vôlei movimentam a tarde deste domingo, 25, no Ginásio Tesourinha, na avenida Erico Verissimo, s/nº, no bairro Menino Deus. As partidas começam às 9h e seguem com previsão de término às 14h. Nesta categoria, disputam as equipes CEPE, AVP/Gonzaga, Taugor, Feevale, ARV, PQP, Amigos do Alemão, Ufrgs e Búfalos. Os jogos finais ocorrem no dia 8 de agosto, no mesmo local.  O evento é promovido pela Diretoria Geral de Esporte, Recreação e Lazer (DGERL) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE). Clique aqui e confira a tabela de jogos.

JOGOS ABERTOS - Vinte e duas partidas de vôlei e handebol dos Jogos Abertos de Porto Alegre (Japa) acontecem neste sábado, 24. A rodada começa às 9h, com a categoria infantil masculino do vôlei, no Colégio Farroupilha. As 13h30, a categoria mirim feminino do handebol entra em quadra, no Colégio João XXIII. Finalizando a rodada, duas equipes disputam a categoria juvenil masculino de vôlei, no Teresópolis Tênis Clube, às 15h. A competição é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), por meio da Diretoria Geral de Esporte, Recreação e Lazer (DGERL). Mais informações pelos telefones: 3289-4873 / 3289-4866 ou pelo e-mail: eventos@sme.prefpoa.com.br.

ORLA SEMPRE LIMPA -  A equipe da Unidade de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) promoverá mais uma edição do projeto Orla Sempre Limpa. Neste sábado, 24, e no domingo, 25, das 16h às 20h, frequentadores serão orientados a se responsabilizarem por seus resíduos. A Orla Moacyr Scliar possui 56 lixeiras duplas, com capacidade para 3.360 litros de resíduos, além de dez contentores triplos, com capacidade de até 240 litros cada, instalados de forma complementar pela empresa adotante Uber do Brasil.

ÓPERA - A  Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresenta a ópera Orfeu e Eurídice neste sábado, 24, às 20h, e no domingo, 25, às 18h, no Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº – Centro histórico). As apresentações terão a participação da Cia Municipal de Dança. A obra de Christoph Gluck que rompeu com a ópera clássica terá a regência e direção musical do maestro Evandro Matté e direção cênica de  de William Pereira, que dará roupagem contemporânea ao espetáculo. A apresentação contará ainda com a presença do Coro Sinfônico. Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria do teatro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h30, ou até o horário do início do espetáculo. Há três anos, a Ospa retomou a apresentação de óperas encenadas do repertório tradicional com as montagens de Don Pasquale, Don Giovanni e da opereta A Viúva Alegre, em 2016, 2017 e 2018 respectivamente.

PESSOA COM DEFICIÊNCIA - Com o tema Família e pessoa com deficiência: protagonistas na implementação das políticas públicas, a 22ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência segue até o dia 28 com a proposta de reafirmar a importância do suporte familiar no desenvolvimento e bem-estar das Pessoas com Deficiência (PCDs). A programação também propõe-se discutir a necessidade de novas politicas publicas voltadas às demandas dessas famílias. Conforme a Lei nº 10.904, de 31 de maio de 2010, o evento integra o calendário de datas comemorativas do município. Confira aqui a programação completa

SEMÁFOROS INTELIGENTES - A prefeitura prorrogou até 20 de setembro o prazo do chamamento público para teste de novas tecnologias para semáforos inteligentes. A iniciativa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) busca aferir e especificar a tecnologia para posterior compra por meio de licitação. A ampliação foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) – página 31. Foi necessário um prazo mais longo para o protocolo das empresas, em razão das especificações técnicas e homologações necessárias aos testes. O edital poderá ser adquirido na Coordenação de Compras e Licitações da EPTC, situada na rua João Neves da Fontoura, número 7, ou gratuitamente no site www.eptc.com.br. Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail: licit@eptc.prefpoa.com.br.

CONCURSO PARA AUDITOR - As inscrições para o Concurso Público 602 para o cargo de auditor de controle interno da prefeitura estão abertas até as 17h do dia 9 de setembro. O certame será executado pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.  As inscrições serão feitas somente via internet, no endereço eletrônico da Fundatec. O candidato deverá preencher o formulário de inscrição e emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 200,50. São requisitos previstos no Edital de abertura 86/2019 que o candidato tenha curso superior completo em Contabilidade e registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade. O concurso será composto por uma prova objetiva, prevista para o dia 20 de outubro, que terá duração total de quatro horas. O local será informado futuramente.

CAPITÓLIO - A Cinemateca Capitólio Petrobras recebe a mostra Cinesapa até domingo, 25. A programação apresenta filmes inéditos na cidade e uma série de debates sobre lesbianidade e cinema. O valor do ingresso é R$ 10, com meia entrada para estudantes e idosos. A programação destaca documentários como Sapatão, Câmera, Ação!, de Caroline Berler e Lesbian Avengers Eat Fire, Too, de Janet Baus e Su Friedrich; ficções que apresentam a subjetividade de mulheres lésbicas em diferentes etapas da vida, como Tempestade na Estrada, de Thom Fitzgerald, e 2 Garotas In Love, de Maria Maggenti; e curtas-metragens contemporâneos, como Tamagotchi, de Fernanda Reis, e Segredo dos Lírios, de Brunna Kirsch e Cris Aldreyn. Programação

EM CENA - A pré-venda de ingressos para algumas das atrações do Porto Alegre Em Cena já está aberta. As entradas poderão ser adquiridas pelo site uhuu.com/poa-em-cena e também na bilheteria oficial instalada no Shopping Total (avenida Cristóvão Colombo, 545, 2º piso, em frente à escada rolante), com valores de R$ 5 a R$ 80. A 26ª edição do evento será realizada entre os dias 10 e 23 de setembro e receberá atrações em diversos espaços culturais da Capital. O espetáculo de abertura, Dakh Daughters Band (Ucrânia), no Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº), é uma das atrações contempladas na primeira fase de vendas, com ingressos de R$10 a R$80. Também estarão disponíveis as entradas para as montagens nacionais P.I - Panorâmica Insana e o Destaque Panvel em Cena Todo Mundo tem um Sonho. As dez peças que concorrem ao Prêmio Braskem Em Cena também já terão ingressos à venda, entre R$15 e R$ 30. A venda de ingressos para os demais espetáculos do festival começa no próximo dia 30.

FÓRUM DO TRABALHO - Estão abertas as inscrições para a oitava edição do Fórum Municipal do Trabalho que será realizado dia 15 de outubro, das 13h 30 às 17h30, no Teatro do Sesc (av. Alberto Bins, 665). As inscrições são limitadas a 300 lugares e podem ser feitas neste link. Os participantes recebem certificados com carga horária de 4h. O evento é promovido pela Prefeitura de Porto Alegre e pela Comissão Municipal de Emprego, com apoio do Sesc-RS, do Sindilojas Porto Alegre e da Milano Assessoria. O tema de 2019 é a importância do empreendedorismo para o crescimento do país e geração de emprego e renda.

INCLUSÃO ESCOLAR - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promove neste ano a Semana Municipal de Inclusão Escolar, ação paralela às atividades da 22ª Semana da Pessoa com Deficiência. Com o propósito de divulgar o protagonismo do trabalho inclusivo na rede municipal de ensino, será realizado o encontro Tessituras do Fazer Pedagógico, para troca de experiências e apresentação boas práticas. O evento segue até o sábado, 24, quando a Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental (Emeef) Profº Elyseu Paglioli comemora 31 anos de ensino. Veja aqui a programação

PLANO DIRETOR - A primeira Consulta Pública sobre o Plano Diretor já está aberta e ficará disponível na plataforma do OP Digital até o dia 9 de setembro (clique aqui para acessar). O objetivo é identificar algumas necessidades da população, vinculadas à cidade e ao bairro de residência. Com a assinatura do Memorando de Entendimento entre a prefeitura e a ONU Habitat, com o apoio do Pacto Alegre, em 8 de agosto, foi oficialmente aberto o processo externo de revisão do Plano Diretor, um dos mais importantes instrumentos para o desenvolvimento sustentável do município. 

ORLA DO GUAÍBA - A prefeitura lançou consulta pública para concessão por 35 anos do trecho 2 da Orla do Guaíba, onde deverá ser instalada uma roda-gigante de no mínimo 80 metros de altura. A área compreende 134,4 mil metros quadrados e 850 metros de extensão, mais faixa de água, que vai da Rótula das Cuias até o Anfiteatro Pôr do Sol. Eventuais comentários, contribuições e sugestões dos interessados devem ser encaminhados até 11 de setembro, em correspondência dirigida ao endereço eletrônico consultaorla@portoalegre.rs.gov.br. O edital do trecho 2, elaborado com apoio do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), tem previsão de lançamento. O critério de julgamento será a maior oferta de outorga fixa. De acordo com a equipe da SMPE, o investimento estimado é de R$ 70,5 milhões. 

VACINA BCG - Para proteger as crianças contra as formas graves de tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está expandindo para as maternidades de hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a administração da vacina BCG. O hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) está imunizando os recém-nascidos desde o fim de julho, e o Conceição, desde o mês de junho. A implantação da BCG nas maternidades é uma das ações previstas no Plano de Enfrentamento à Tuberculose, lançado em fevereiro pela SMS. A vacina é indicada em dose única, como rotina a partir do nascimento – administrada preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida do recém-nascido -, podendo ser feita até os 5 anos incompletos. 

AV. EDGAR PIRES DE CASTRO - Para melhorar o fluxo de veículos na avenida Edgar Pires de Castro, no bairro Campo Novo, a Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) trabalha no alargamento de pelo menos 270 metros da pista. Com a criação da terceira faixa, a via passará a contar com 4,3 metros de largura. A intervenção começou próxima ao número 3.470 da Edgar Pires de Castro e seguirá até a Estrada Costa Gama (sentido bairro-Centro). Além disso, o pavimento de toda a via também receberá recapeamento.Toda a ação inclui obras de infraestrutura, com execução de base, colocação de meio fio e rede de escoamento pluvial. Os trabalhos começaram ainda no mês de julho e a previsão é que se estendam por mais 45 dias, pois dependem de condições climáticas favoráveis. O investimento estimado é de R$ 485 mil em recursos próprios. A prefeitura salienta que qualquer intervenção, até sua finalização, pode causar transtornos no trânsito. 

USINA DAS ARTES - A segunda edição do (R)existe Usina das Artes promovida pelos grupos, companhias e coletivos que integram o Projeto Usina das Artes será realizada entre os dias 9 e 25. Os eventos ocorrem na KZA Das Artes Santa Terezinha (rua Santa Terezinha, 711 - Santana).O projeto tem como objetivo dialogar com a sociedade sobre a importância da KZA Das Artes Santa Terezinha, um novo equipamento cultural de Porto Alegre, destacando o espaço e os projetos realizados no local. O espaço abriga, desde agosto de 2017, grupos e coletivos de teatro integrantes do Projeto Usina das Artes que foram transferidos de suas salas na Usina do Gasômetro. A segunda edição terá na programação mostra de espetáculos para adultos com preços populares e mostra gratuita de teatro infantil. Veja aqui a programação.

IAPI - Em razão da ação de substituição da rede pluvial das avenidas Plínio Brasil Milano e Industriários, perto da Vila do IAPI, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa mudanças no trânsito da região. Na avenida dos Industriários, que estará liberada para acesso local, ocorrerá um bloqueio total do trecho no sentido da rua Veranópolis até a rotatória da Plínio. Os motoristas que trafegam a partir da avenida Brasiliano Índio de Moraes deverão seguir pelo Viaduto do Obirici até a av. Andaraí, para acessar a av. Grécia e chegar na av. Plínio Brasil Milano. Para quem chega pela Plínio, no sentido Centro-bairro, o acesso à av. dos Industriários estará normalizado. A previsão é de que os serviços, que começaram no dia 7 e são realizados pelas equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), levem ainda cerca de 20 dias para serem finalizados.. Saiba mais.

RUA DR. TIMÓTEO - A rua Dr. Timóteo está bloqueada em meia pista, na altura do número 595, no bairro Floresta, para o conserto da rede pluvial. A obra é realizada pelas equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). Pelo menos 26 metros de tubulações, que foram danificadas por raízes de árvores de grande porte, serão substituídas. Além disso, haverá reforço na estrutura do Conduto Forçado Álvaro Chaves, que passa pelo local. O prazo de conclusão da obra, iniciada em 30 de julho, é de 25 dias e o custo é estimado em mais de R$ 50 mil.

PROTÁSIO ALVES - A construtora Gripeng Ltda. iniciou as obras para instalação de barreiras de concreto no corredor de ônibus da avenida Protásio Alves. Seis estações com uma média de 250 metros cada, totalizando 1.635 metros de extensão, receberão 814 barreiras do tipo new jersey no trecho entre o Hospital de Clínicas e o Colégio Santa Inês. A primeira estação será a que fica próxima ao hospital.  A previsão é de aproximadamente três meses para a instalação nas seis estações. Durante a execução, os terminais em obras não funcionarão. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os desvios de trânsito vão ocorrer das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h aos sábados e domingos.

OPERAÇÃO INVERNO - A Operação Inverno ampliou o número de vagas em albergues para pessoas em situação de rua e vai oferecer, até setembro, 60 acomodações a mais. A ação é coordenada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). As novas vagas serão abertas no Albergue Felipe Diehl, situado na Praça Navegantes. Além do Felipe Diehl, a população em situação de rua conta com outros dois locais de acolhimento: o Albergue Municipal e o Albergue Dias da Cruz. Localizado na rua Comendador Azevedo, 270, no bairro Floresta, o Municipal oferece 120 vagas por noite. No Dias da Cruz, na avenida Azenha, 366, bairro Azenha, são atendidas 90 pessoas diariamente. Em todos eles, as pessoas acolhidas podem pernoitar e recebem alimentação e cuidados de higiene. O atendimento funciona das 19h às 7h. Nos albergues, também são feitos encaminhamentos para a rede de assistência social do município e para os benefícios das políticas públicas da prefeitura.

ISS E IPTU - Os prazos de parcelamento de dívidas judicializadas de ISS e IPTU sofreram alterações. Decreto publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) prevê prazo máximo de pagamento em 60 parcelas mensais. Os valores mínimos das parcelas permanecem R$ 30 para pessoas físicas e R$ 80 para pessoas jurídicas. O contribuinte que quiser quitar ou parcelar dívidas judicializadas deve procurar o Posto de Arrecadação Fiscal (PAF) da Procuradoria-Geral do Município (PGM), que funciona no prédio do Foro Central de Porto Alegre. O atendimento é feito presencialmente, por ordem de chegada, ou de forma remota, para contribuintes que não residem em Porto Alegre. Clique aqui para ver o passo a passo para o pagamento.

LICENCIAMENTO - O Escritório de Licenciamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) passa a oferecer um novo sistema de agendamento para atendimento presencial. Por meio do link agendamento.procempa.com.br, interessados em receber atendimento sobre os serviços prestados pelo setor, como protocolos de projetos, vistas e cópias de Expedientes Únicos, licenciamento expresso e plantões técnicos, por exemplo, poderão agendar on-line. Mais informações podem ser obtidas aqui ou pelo telefone (51) 3289-7400.

LOTAÇÕES - A linha de lotação 30.3 - Santana passou a realizar um novo itinerário, de modo experimental, nos dois sentidos, com duração de 90 dias. A alteração busca uma maior demanda para a linha. Os terminais bairro e Centro não serão alterados. Cartazes já estão nos veículos com informações sobre o novo itinerário da linha. A linha 20.1 Medianeira terá seu terminal bairro deslocado para a praça ao Hospital Espírita, bairro Teresópolis, em razão de obras na área. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa, também que, em razão da baixa demanda, a Linha 40.5 Chácara das Pedras deixou de circular a partir do dia 21 de junho. 

ESTAGIÁRIOS - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) mantém processo seletivo permanente para contratação de estagiários para as 99 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. As vagas são para estudantes de nível médio, do curso Normal (Magistério), e superior, em diversas áreas do conhecimento, para apoio aos professores e alunos nas atividades pedagógicas da escola. A prioridade é para estagiários do curso de Pedagogia.  Para candidatar-se, o estudante deve preencher o cadastro no site do programa de estágios da prefeitura. É necessário estar matriculado e ter 16 anos completos até a data da inscrição. Saiba mais.

PRÊMIO EPTC - A Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que as inscrições para o 12º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito foram prorrogadas até o dia 30 de agosto. Moradores, estudantes e trabalhadores do município de Porto Alegre podem obter mais informações sobre o concurso neste link. Os trabalhos devem ser entregues na av. Erico Verissimo, nº 100, bairro Menino Deus, acompanhados da ficha de inscrição. O objetivo do concurso, aberto ao público, é estimular crianças, jovens e idosos, além de educadores das instituições de ensino, profissionais da comunicação e público em geral, a adotarem comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano para todos nas relações do dia a dia da circulação.

MARQUISES - Com o objetivo de evitar acidentes com marquises e sacadas projetadas sobre logradouros públicos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) alerta síndicos e proprietários sobre a importância da apresentação do Laudo de Estabilidade Estrutural em dia. A legislação atual estipula que o laudo deve ser apresentado a cada três anos, cabendo aos proprietários a manutenção e a conservação de fachadas, sacadas e marquises. O valor da multa é R$ 2.083,87. O laudo assinado por um responsável técnico deve ser protocolado na sede do Escritório de Licenciamento (rua Júlio de Castilhos, 505). Mais informações podem ser acessadas neste link. A Unidade de Manutenção Predial pode ser contatada pelo telefone (051) 3289-8827.  

ESCOLA DO TRABALHADOR - O Sine Municipal disponibiliza, em 2019, uma sala para cursos do projeto Escola do Trabalhador, do Ministério do Trabalho. A estrutura física, com equipamentos de informática e mobiliário, foi montada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), sem custos para a prefeitura. O Sine cederá profissionais para monitoria, acompanhamento, organização e execução do projeto. A sala fica na sede da unidade da esquina da avenida Sepúlveda com a Mauá. Os alunos poderão usar o espaço das 8h às 17h.

POA.HUB - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio do poa.hub, órgão vinculado à Coordenação de Inovação (CI), está disponibilizando no site oficial vagas para quem quer trabalhar em startups, empresas novas, com projetos ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. A iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre já apoiou mais de cem projetos empreendedores desde a sua criação, em abril de 2017. Localizado na avenida Azenha, 295, bairro de mesmo nome, o espaço poa.hub faz parte do Sistema de Inovação e Empreendedorismo implementado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Para a inscrição de projetos, é necessário preencher o formulário clicando aqui

ME ADOTA - Os animais albergados chegam à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) da prefeitura vítimas de maus tratos, alguns abandonados pelos próprios tutores que os deixaram para tratamento. Antes de serem liberados para adoção, são vacinados, desverminados, castrados e microchipados. A Smams ainda assegura atendimento gratuito vitalício. Aqueles mais idosos, ou com deficiências físicas, além das consultas clínicas e vacinas anuais, terão direito à cirurgia caso necessário. Quem quiser adotar pode dirigir-se  à Usav, na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O futuro tutor deve apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. A Smams disponibiliza um álbum com fotos e dados dos animais disponíveis na página dos Direitos Animais no Facebook.

BANCO DE LEITE - O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo. Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334. Saiba mais.

ALUGUEL SOLIDÁRIO - Proprietários de imóveis para alugar podem se inscrever para participar do programa Moradia Primeiro, com o objetivo de oferecer oportunidades de superação da situação de rua a pessoas acompanhadas pelas equipes de abordagem de assistência social e saúde. Se o imóvel atender aos critérios de inclusão, uma equipe da prefeitura entrará em contato para fazer a vistoria e habilitá-lo ou não no programa, incluindo na lista de imóveis cadastrados. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, apresentado no início de maio pela prefeitura, e consiste em oferecer acesso imediato à moradia, com estímulo à autonomia e autodeterminação, sendo que o imóvel e outros serviços são escolhidos pelo beneficiário, conforme opções pré-selecionadas. Interessados em cadastrar seu imóvel devem acessar este link ou diretamente o formulário.  

AÇORIANOS DE DANÇA - Estão abertas, até o dia 15 de dezembro, as inscrições ao Prêmio Açorianos de Dança 2019. Podem se inscrever espetáculos, performances, produções e projetos que estrearam em Porto Alegre no ano de 2019, produzidos por artistas locais ou aqui radicados (veja o cronograma completo abaixo). O edital estará à disposição dos participantes junto ao Centro de Dança, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, na av. Erico Verissimo, nº 307. O documento também pode ser acessado na página da Secretaria Municipal da Cultura, no Diário Oficial de Porto Alegre e no blog do Centro de Dança

Gilmar Martins