Previsão de pautas: sábado, 26, e domingo, 27 de novembro

25/11/2022 15:13

PARQUE DO PONTAL - A partir deste sábado, 26, a população de Porto Alegre passa a ter mais uma opção de lazer ao ar livre. O Parque Pontal, localizado na avenida Padre Cacique, Zona Sul, será aberto ao público às 12h. Antes, a partir das 10h, o prefeito Sebastião Melo e autoridades fazem uma visita ao espaço que tem área total de 29 mil metros quadrados e 700 metros de Orla do Guaíba. O parque é uma contrapartida legal à instalação do complexo multiuso que inclui shopping center, hotel, centro de eventos e hub de saúde. O Pontal será o 11º parque da cidade e a entrega faz parte das comemorações dos 250 anos de Porto Alegre.

RESÍDUOS ELETRÔNICOS - A praça Brigadeiro Sampaio, junto à esquina com rua General Portinho, no Centro Histórico, vai receber o drive-thru de coleta de resíduos eletrônicos e eletrodomésticos sem uso neste sábado, 26, das 9h30 às 17h. A  Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), em parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e a Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), realiza a campanha para retirada destes materiais. O objetivo é promover a destinação correta dos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo e incentivar a logística reversa na região. 

OP - As Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo (OP) foram retomadas pela Prefeitura de Porto Alegre. Os encontros não ocorriam desde 2019. O calendário inclui 23 eventos, 17 representando as regionais e seis os fóruns temáticos. Neste sábado, 26, ocorre a plenária da Região Humaitá, às 15h, na Escola Municipal Antônio Giudice (rua Caio Brandão de Mello, s/n – Humaitá).

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza operação de limpeza neste domingo, 27, a partir das 8h, no Beco Recanto do Chimarrão e avenida Nossa Senhora Aparecida, no bairro Sarandi. Os locais são alvo de descarte irregular de resíduos. O trabalho nos focos de lixo será realizado por uma equipe formada por três garis que terão o auxílio de quatro caminhões, um caminhão coletor e uma retroescavadeira.

TRANSPORTE COLETIVO - A prefeitura de Porto Alegre altera novamente a oferta de transporte coletivo a partir deste domingo, 27, para adequar a demanda de passageiros. São três linhas que ampliam viagens e uma que faz adequação de tabela horária. Além disso, as linhas 632 Nossa Senhora de Fátima e T10 triângulo/Antônio de Carvalho passam a circular sem cobrador a partir da próxima segunda-feira, 28. As tabelas horárias podem sem consultadas no site da EPTC e a localização em tempo real pode ser verificada no aplicativo Cittamobi.

COPA DOS REFUGIADOS - Com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), a Copa dos Refugiados e Migrantes será neste domingo, 27, das 8h às 18h, no Sesc Campestre. Promovido pela organização Pelo Direito de Migrar (PDMIG) – África do Coração, o evento terá a participação de 180 atletas amadores representando os seus países: Angola, Senegal, Colômbia, Haiti, Venezuela, Palestina, Líbano, Chile, Guiné e Peru. Além da SMDS, são parceiros na realização as secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude e de Saúde, o Comitê Municipal de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas do Tráfico de Pessoas, a Fundação Pan-Americana pelo Desenvolvimento e o Sesc-RS. Os jogos começam às 8h de domingo. Na primeira fase, as equipes, divididas em duas chaves com cinco times cada, jogam entre si. Os dois primeiros colocados de cada chave se enfrentam no quadrangular final.

SAÚDE - A Secretaria Municipal de Saúde aproveita a programação da Copa dos Refugiados para lançar a estratégia Teste e Trate voltada à população de imigrantes e refugiados, no intuito de ampliar a testagem e o tratamento para o vírus da hepatite C em públicos prioritários. Das 9h às 17h, o ônibus Fique Sabendo irá oferecer testes rápidos para detecção de hepatites virais B e C, sífilis e HIV. Também serão distribuídos preservativos internos e externos, gel lubrificante, material informativo, além de ação de educação em saúde. Haverá coleta de escarro para identificar a tuberculose, orientações relativas à doença e informações sobre dengue e Monkeypox.

VIRADA SUSTENTÁVEL - O último fim de semana da Virada Sustentável 2022 tem várias atrações programadas para o sábado, 26, e domingo, 27. Estão previstas pedalada, grafite, oficinas, meditação, yoga e caminhada, todas abertas à participação gratuita do público. Entre as atividades do sábado, está previsto o Passeio do Biquíni e da Sunga, com o ativista Cara da Sunga, marcado para as 18h, no Chafariz da Redenção. Os participantes querem chamar atenção sobre as mudanças do clima. Com o mesmo propósito, no domingo, irá ocorrer, às 15h30, também na Redenção (largada próxima ao espelho d´água), a Pedalada da Virada.

CASTRAÇÃO - A unidade móvel de castração de animais da Prefeitura de Porto Alegre, credenciada por meio do programa de descentralização das esterilizações, realizou 304 castrações de cães na última semana, 21 a 25 de novembro. A operação ocorreu nas regiões Glória, Aparício Borges (Campo da Tuca) e Restinga. A ação continua até este sábado, 26, na Restinga, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Larry José Ribeiro Alves.

ESPORTE E LAZER - Atividades gratuitas de danças, ginástica chinesa, ioga e alongamentos estarão à disposição da comunidade neste sábado, 26, a partir das 8h, no Parque Ramiro Souto, na Redenção, e no Centro Comunitário Primeiro de Maio (Ceprima). A promoção é da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

HAITIANOS - Até sábado, 26, representantes da Embaixada do Haiti estarão em Porto Alegre para emissão e renovação de passaporte, carteira de identidade e entrega das identidades para migrantes haitianos. O mutirão é realizado na Escola de Humanidades da PUC-RS, no prédio 9. Os atendimentos são realizados com horário previamente marcado e não é aberto ao público. A Comissão Consular conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e do Gabinete de Relações Internacionais, do Comitê Municipal de Atenção aos Imigrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas (COMIRAT-POA) e do Núcleo de Estudos em Culturas Afro-Brasileira e Indígenas (NEABI-PUCRS).

GERA ENCONTRO - A arte como respiro será o tema do 9º Gera Encontro, que ocorre neste sábado, 26, das 14h às 18h, na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mário Quintana, Centro Histórico da Capital. A programação é organizada pela Geração/POA - Oficina Saúde e Trabalho, serviço da rede de atenção psicossocial da prefeitura voltado a pessoas com sofrimento psíquico. Esta edição marca o retorno do evento após a pandemia de Covid-19.

CONTADORES DE HISTÓRIAS - A 16ª edição do Encontro de Contadores de Histórias “Ao pé do ouvido” será nos dias 25 e 26 de novembro, sexta e sábado, no Centro Municipal de Cultura Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (av. Erico Verissimo, 307 - Menino Deus). O evento é uma realização da Cena Produções Artísticas, com apoio da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, do Atelier Livre Xico Stockinger e da Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre. Todas as atividades serão gratuitas e ocorrem entre as 9h e 18h.

IPTU DIGITAL - Além de contar com um desconto fixo de 5% para pagamento em cota única, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2023 também oferece descontos adicionais de 3% para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas que estiverem em dia com o fisco municipal e de mais até 3% para as pessoas físicas que solicitaram a inclusão do seu CPF em notas fiscais de serviço na Capital. O IPTU agora é 100% digital, com as guias sendo disponibilizadas no site prefeitura.poa.br/iptu e não mais enviadas pelos Correios. As guias também podem ser recebidas por e-mail por aqueles que fizerem o seu cadastramento no site. Outra novidade é que a data de pagamento com desconto passou para 8 de fevereiro, dando mais prazo para os contribuintes aproveitarem o abatimento. As guias do IPTU 2023 estarão disponíveis no site a partir de 2 de janeiro.

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes