Previsão de pautas: sábado, 27, e domingo, 28 de maio

27/05/2023 08:28

SAÚDE - A Prefeitura de Porto Alegre mantém neste final de semana a ampliação do acesso a serviços de saúde para o período de inverno. Serão cinco unidades de saúde - São Carlos, Bom Jesus, José Mauro Ceratti Lopes, Moab Caldas e Santa Marta – abertas neste sábado, 27, e domingo, 28, das 10h às 19h. As estruturas servem de apoio aos prontos atendimentos, reduzindo o tempo de espera, com foco em consultas médicas. Porto Alegre possui quatro prontos atendimentos para acolhimento de urgência aos cidadãos. Aproximadamente 75% dos pacientes que chegam a essas unidades são casos leves (de classificação verde e azul), que demandam somente medicação, atestado e orientação. A abertura das unidades de saúde evita que pacientes leves aguardem por mais tempo em serviços dedicados a casos graves e agudos. Saiba mais.

MUTIRÃO DE LIMPEZA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza um mutirão de limpeza neste domingo, 28, a partir das 8h, na vila Ecológica, na avenida Jacuí, bairro Cristal, Zona Sul da Capital. O local é alvo de descarte irregular de resíduos. Uma equipe composta por seis garis, com o auxílio de uma retroescavadeira e quatro caminhões, fará a limpeza dos focos de lixo.

TRANSPORTE COLETIVO - A Prefeitura de Porto Alegre informa aumento de viagens da linha 632 - Nossa Senhora de Fátima a partir deste domingo, 28. Nesta etapa, o Programa Mais Transporte vai acrescentar mais 14 novas viagens. A linha passará de 18 para 32 viagens aos domingos, com 16 viagens por sentido. O incremento vai resultar na ampliação do horário no turno da noite. Anteriormente, os últimos horários aos domingos no sentido Centro-bairro e bairro-Centro eram 20h15 e 19h30, com a melhoria os horários finais vão passar para às 21h20 e 20h30. A alteração atende a um pedido da população da região.

MAIO AMARELO - Devido à previsão de chuva, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), cancelou o Circuito Urbano que estava previsto para acontecer neste domingo, 28, a partir das 11h no Trecho 1 da Orla. Já a ação educativa com um simulador de capotamento com apoio da empresa Ecosul, acontecerá neste sábado, 27, e no domingo, 28. No sábado, a atividade será realizada das 10h às 20h, e no domingo das 14h às 20h, no térreo do Shopping Praia de Belas. Além da atividade que simula acidentes de trânsito, no domingo, 28, estará disponível também a ação realizada com manequins, que por meio de QR Codes colados no peito contam histórias reais de vítimas de acidentes com pedestre, de moto e bicicleta.

FUTEBOL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para a disputa entre Internacional e Bahia, pelo Brasileirão da Série A, que ocorre neste domingo, 28, às 16h, no Beira-Rio. A abertura dos portões está marcada para as 14h. Para levar os torcedores até o estádio, uma linha especial de ônibus e duas lotações começam a circular a partir das 14h. Além disso, mais de 20 linhas regulares do transporte coletivo, entre lotações e ônibus, atendem a região do Beira-Rio pelo corredor da avenida Padre Cacique. Saiba mais.

XADREZ - O 21º Torneio do Mercado ocorre neste sábado, 27, no Espaço de Eventos – Quadrante 4 do Mercado Público, em homenagem os 251 anos de Porto Alegre. O evento é realizado pela Federação Gaúcha de Xadrez, com a organização técnica e execução da Metrópole Xadrez Clube e apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e Mercado Público de Porto Alegre. O início está previsto para as 8h30, com a recepção dos jogadores, e o encerramento e premiação às 19h. Foram 200 inscrições abertas para concorrer à premiação de R$ 2,5 mil nas categorias Feminino, Veterano, Sênior, Deficiente Visual, Sub-18, Sub-16, Sub-14 e Sub-12. Também foram reservadas 20 vagas gratuitas para escolas municipais de ensino fundamental.

LUTA ANTIMANICOMIAL - Para marcar o Dia de Luta Antimanicomial, em 18 de maio, uma programação especial ocorre nesta semana, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Neste sábado, 27, a loja do GerAção Poa na Cinemateca Capitólio comemora seis anos de atividade, das 16h às 18h, na rua Demétrio Ribeiro, 1085. A ideia é fortalecer a visibilidade de questões relacionadas à saúde mental e o reconhecimento de um tratamento humanizado, no qual as pessoas com sofrimento psíquico são cuidadas em liberdade. Além disso, busca conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde psicológica.

JARDIM DO DMAE 1 - O Jardim do Dmae recebe neste sábado, 27, mais uma edição da Feira Universo Mamãe & Bebê. O evento ocorre das 11h às 17h, com entrada gratuita. A feira aborda como temática a campanha Maio Furta-cor, que tem como finalidade o cuidado da saúde mental das mães. Serão 12 expositoras, com produtos voltados para a maternidade, como vestuário, brinquedos, cosméticos naturais, biojóias e utilidades para enxoval do bebê.

JARDIM DO DMAE 2 - O Jardim do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) recebe neste domingo, 28, mais uma edição da Feira Vegana na rua 24 de Outubro, 200, no bairro Moinhos de Vento.  A entrada é gratuita e o evento ocorre das 12h às 18h.  A principal novidade desta edição é a banca de queijos veganos e de salgados italianos, tudo feito de maneira artesanal. Também haverá a oferta de alfajores e produtos livres de glúten. Serão expostos ainda vários tipos de cogumelos in natura e antepastos. 

PALCO GIRATÓRIO - O espetáculo Sem Palavras, da Cia. Brasileira de Teatro, é atração neste sábado, 27, no Teatro Renascença. As apresentações, que integram o festival Palco Giratório, acontecem às 21h.  A partir de corpos diversos, Sem Palavras propõe uma reinvenção da linguagem - misturando teatro, dança, música e performance - para dar conta dos acontecimentos contemporâneos, com histórias de amor, de violência, de consumo, de corpos em transição, entre outros. O espetáculo do grupo paranaense tem texto e direção de Marcio Abreu, com dramaturgia de Abreu e Nadja Naira.

MÚSICA - A Sala Álvaro Moreyra (av. Erico Verissimo, 307 – Menino Deus) recebe no sábado, 27, às 19h, o show musical com o artista trans masculino paraibano, cantor e compositor Julian Santt. O espetáculo busca dar voz a histórias dissidentes da cisgeneridade, abordando temas como a diversidade de gênero e a sexualidade em uma mistura de música popular e poesia com referências do rap, rock e reggae.

TAXISTAS - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reforça a importância da atenção ao cumprimento do prazo para solicitar o requerimento de migração dos prefixos do serviço público de transporte individual por táxi. Até o dia 31 de maio, os permissionários do serviço de táxi dos prefixos de número 1000 a 1500 que desejarem permanecer na operação, ou seus inventariantes e representantes legais, deverão preencher e apresentar o requerimento de migração de permissão para autorização, com reconhecimento de firma. De acordo com a legislação, será extinto o prefixo cujo titular ou representante não observar o cronograma de migração fixado pela resolução. As solicitações estão sendo encaminhadas desde 1º de maio pelo formulário on-line, disponível na Carta de Serviços da prefeitura. 

SAÚDE - A prefeitura abriu processo seletivo para contratação temporária de 111 profissionais na área da saúde. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). O prazo de inscrição segue até as 17h do dia 31 de maio pelo link. Serão selecionados profissionais de auxiliar de farmácia, técnico em enfermagem, biomédico e médico especialista – pediatria para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde e reforçar a Operação Inverno. O processo é coordenado pela Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, por meio da Diretoria de Seleção e Provimento.

PORTO + CRIATIVA - Estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto Porto + Criativa, que acontecerá no bairro Restinga no período de 19 a 23 de junho. Serão cinco dias de aulas presenciais, das 19h às 22h, na Escola de Samba Estado Mario da Restinga (Estrada João Antônio Silveira, s/nº). Podem participar jovens negros a partir de 18 anos, residentes na Restinga. O curso visa contribuir com a inclusão, autonomia financeira, geração de renda e fortalecimento da autoestima de cada um através do empreendedorismo.

STARTUPS - O Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS), lançou edital de chamada pública para seleção de 15 startups que irão participar do programa Acelera X – POA Inovadora. Os projetos deverão ser inscritos até o dia 4 de junho por meio da plataforma Worldlabs. Podem participar iniciativas de inovação aplicadas a produtos ou serviços na área da Govtech, ou seja, aqueles que possam sanar desafios do município. Os selecionados receberão capacitação e mentorias on-line do Sebrae-RS e apoio da prefeitura.

CONSELHO TUTELAR - Estão abertas até 14 de junho as inscrições de candidatos às eleições do Conselho Tutelar de Porto Alegre. Os interessados devem cumprir com os requisitos previstos na Lei 628/2009. As inscrições podem ser feitas neste link. A homologação das candidaturas será publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) em 3 de julho, com realização da prova em 23 de julho. As eleições vão ocorrer no dia 1º de outubro. Neste ano, o processo será digital, com um ambiente eletrônico desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa). O edital pode ser conferido aqui.

HABITAÇÃO - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) realiza, até 31 de julho, o recadastramento das pessoas que já são cadastradas no sistema, para identificação de todas as famílias interessadas em atendimento habitacional. O cadastro deverá ser feito através do site demhab.branet.com.br. Para a validação do recadastramento é obrigatório ter NIS, CPF, documento com foto (digitalizado), entre outros. As subprefeituras das 17 regiões do Orçamento Participativo também estarão aptas para auxiliar famílias que não tenham acesso à internet ou necessitam de algum outro tipo de atendimento. Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato pelos telefones (51) 3289.7291 ou (51) 3289.7293 e, também, pelo e-mail: novocadastro@demhab.prefpoa.com.br.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes