Previsão de pautas: sábado, 31 de maio, e domingo, 1º de junho

31/05/2025 08:33

OPERAÇÃO INVERNO - A partir deste domingo, 1º, cinco unidades de saúde de Porto Alegre passam a funcionar também aos finais de semana, das 10h às 19h, como parte da Operação Inverno da Secretaria Municipal de Saúde. A medida visa a reforçar o atendimento à população durante o período de maior circulação de doenças respiratórias. Veja aqui os endereços das unidades que estarão abertas. O objetivo da iniciativa é desafogar as urgências e emergências, como o Hospital de Pronto Socorro e prontos atendimentos, além de oferecer assistência qualificada para casos de menor complexidade, agilizando diagnósticos e tratamentos. Neste ano, todas as mortes por gripe e Covid-19 registradas na Capital ocorreram entre pessoas não vacinadas. Por isso, a abertura de unidades de saúde aos finais de semana busca ampliar as oportunidades para que a população se vacine.

MEIO AMBIENTE - Tem início neste sábado, 31, mais uma edição da Semana do Meio Ambiente. Promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a iniciativa tem como objetivo promover a educação ambiental e engajar a população em práticas sustentáveis. As atividades seguem até o dia 15 de junho e incluem trilhas ecológicas guiadas, oficinas de observação de aves, palestras com especialistas da área ambiental, além de vivências práticas e educativas em parques e áreas verdes da Capital. A agenda completa está sendo divulgada no Instagram da Smamus.

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promove um mutirão de limpeza neste domingo, 1º, no Loteamento Cavalhada, bairro de mesmo nome, na Zona Sul da Capital. A área é alvo frequente de descarte irregular de resíduos. Cerca de 16 garis, com o auxílio de sete caminhões e uma retroescavadeira, executarão o serviço.

CADASTRO HABITACIONAL - A partir deste domingo, 1º de junho, estará aberta a atualização do cadastro habitacional para as pessoas que já estão inscritas no Departamento Municipal de Habitação (Demhab). O cadastro deverá ser feito através deste site e ficará no ar até 30 de junho.O último cadastro habitacional realizado pelo Demhab ocorreu em 2023, com um total de 32.156 pessoas inscritas, sendo 23.760 novos cadastros e 8.396 atualizações. Para quem já está cadastrado, a não realização da atualização cadastral até o dia 30 de junho implicará na validação automática dos dados informados no cadastro anterior, sendo de responsabilidade do inscrito a responsabilidade por possíveis desatualizações.

CHURRASQUEIRAS - As 20 novas churrasqueiras instaladas no Parque Marinha do Brasil serão entregues à população neste domingo, 1º. Os equipamentos são frutos de uma parceria realizada pela Prefeitura de Porto Alegre com o Sport Club Internacional. A entrega dos equipamentos ocorrerá às 13h, na extremidade Sul do parque, junto à rua Nestor Ludwig, próximo ao Gigantinho e ao Estádio Beira-Rio. As churrasqueiras são de uso público e podem ser acessadas gratuitamente por qualquer cidadão. O conjunto inclui seis churrasqueiras cobertas e 14 espaços sem cobertura e com piso, mesa e bancos de concreto. Na segunda etapa do projeto, serão instalados banheiros e espaço para lavagem de utensílios. 

FUTEBOL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou um esquema de trânsito e transporte para o jogo entre Internacional e Fluminense, que ocorre neste domingo, dia 1º, às 20h30, no Estádio Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro. Os portões abrem às 18h30. Uma linha especial de ônibus começa a circular a partir das 17h30. Saiba mais

TRÂNSITO 1 - O bairro Chácara das Pedras terá alteração no trânsito a partir das 9h deste sábado, 31. A mudança ocorre devido a obra do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Trata-se da implantação de uma nova galeria de esgoto pluvial - que tem o objetivo de ampliar a capacidade de escoamento da água da chuva e, consequentemente, reduzir alagamentos. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) prevê bloqueio na avenida Teixeira Mendes, entre a rua General Francisco de Paula Cidade e a avenida José Gertrum, sendo permitido o acesso local aos moradores e usuários do comércio.

TRÂNSITO 2 - O trânsito nas zonas Leste e Sul de Porto Alegre terá alterações neste domingo, 1º, a partir das 7h, devido à corrida do Colégio Tiradentes. A principal mudança ocorrerá na avenida Coronel Aparício Borges, no sentido Sul-Norte, a partir do cruzamento com a avenida Oscar Pereira, até a avenida Ipiranga. Nesse trecho, o tráfego de veículos será permitido apenas pelo corredor de ônibus, com saída liberada na avenida Tarso Dutra. As demais faixas da via estarão reservadas exclusivamente para a circulação das viaturas da Brigada Militar. A largada acontecerá na rua Cel. Paulo Eloir Bortoluzzi, passando pela rua Cap. André Lago Páris e avenida Coronel Aparício Borges e seguindo até a avenida Salvador França. A liberação está prevista para acontecer às 10h.

TRÂNSITO 3 - A Corrida de Rua Lilás, agendada para este domingo, 1º, com largada às 8h e previsão de término ao meio-dia, causará alterações no trânsito em trechos das zonas Norte e Leste da Capital. Haverá bloqueios temporários e agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) atuarão ao longo do percurso para monitorar a situação. As principais interdições ocorrerão na avenida João Wallig, nas proximidades da avenida Túlio de Rose; na esquina da rua Antônio Carlos Berta com a avenida Túlio de Rose; e na avenida Doutor Nilo Peçanha, próximo ao Viva Open Mall.

CÃES E GATOS - Cães e gatos abrigados na Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) estarão disponíveis na Feira de Adoção que ocorre neste sábado, 31, a partir das 13h. Todos os animais são castrados e serão entregues microchipados, vacinados e desverminados. A Usav presta auxílio médico veterinário vitalício e gratuito para os animais adotados do abrigo municipal. Para o atendimento clínico, é necessário levar documento comprobatório da adoção do animal junto com a carteira de vacinação. Nesta edição, haverá parceria com a Agrosul, Pedigree, Optimum e Whiskas, que oferecerão brindes para quem realizar uma adoção. A Usav fica na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, Lomba do Pinheiro.

QUEIJOS E DOCES - A Prefeitura de Porto Alegre apoia a Feira de Queijos Artesanais e Doce de Leite, que acontece até 1° de junho, domingo, na Casa de Cultura Mario Quintana. O evento tem entrada gratuita, e traz uma variedade de queijos e doces de leite produzidos por pequenos produtores. Na feira também acontecerá um concurso, que elegerá os melhores produtos. 

BIBLIOTECA - A Biblioteca Municipal Josué Guimarães realiza neste sábado, 31, às 15h, a Oficina de Contação de Histórias para mães. A atividade, promovida em homenagem ao mês das mães, será realizada por Clea Haubert, diretora de teatro, contadora de histórias e criadora da Cia do Riso. Clea irá ensinar técnicas teatrais para que as mamães possam encantar seus filhos com a arte de contar histórias. 

FESTIVAL LAMI SOCIAL - A primeira edição do Festival Lami Social ocorrerá neste domingo, 1º de junho, a partir das 12h, na avenida Beira-Rio, 1016, bairro Lami, no Extremo-Sul de Porto Alegre. O evento cultural reunirá shows musicais, apresentações de dança, exposições e feiras de artesanato. Haverá ainda um espaço kids com brinquedos para as crianças. A abertura será ao meio-dia, e a programação de shows tem início às 13h. O evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Saiba mais

JAPA - As inscrições para os Jogos Abertos de Porto Alegre (Japa) se encerram neste domingo, 1º. A modalidade de estreia será o vôlei, com disputas em duas categorias: infantil, para atletas de 13 a 15 anos, e juvenil, para jogadores entre 16 e 18 anos, em ambos os naipes. As inscrições podem ser feitas neste link. A abertura do Japa está prevista para o dia 28 de junho, com jogos ocorrendo sempre aos sábados, a partir das 9h. 

DANÇA - A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre abre inscrições para seleção de elenco até 10 de junho de 2025, por meio deste formulário de inscrição. A Cia Municipal de Dança é um projeto de profissionalização que prevê aulas, ensaios, apresentações públicas e o trabalho educativo com a Cia Jovens de Dança nas escolas da rede municipal de ensino, com um perfil diversificado de intérpretes. O regulamento completo pode ser visto neste site e no blog do Centro de Dança.

ESTAGIÁRIOS -  A Prefeitura de Porto Alegre abriu processo seletivo público de estágio para contratação de estudantes de graduação em várias áreas, além de cursos médios e técnicos, para atuarem em diversas secretarias, entre elas a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação. As inscrições devem ser feitas por meio da plataforma online Conjuntos do CIEE-RS, até 4 de junho. Saiba mais

IPTU - Contribuintes de Porto Alegre que desejam obter desconto no IPTU já em 2026 com base em práticas sustentáveis adotadas em seus imóveis têm até 31 de agosto de 2025 para solicitar o benefício junto à Secretaria Municipal da Fazenda. A redução no valor do tributo pode chegar a 10%, conforme o nível de certificação ambiental concedido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). Para participar do programa, o imóvel deve estar regularizado e possuir Carta de Habitação. A solicitação da certificação ambiental deve ser feita à Smamus, por meio do Portal de Licenciamento, com preenchimento do formulário específico, apresentação da documentação comprobatória e de um documento de responsabilidade técnica.

PRÊMIO EPTC - Estão abertas as inscrições para o 17º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito, uma iniciativa que valoriza ações voltadas à construção de um trânsito mais seguro, humano e consciente. O objetivo do prêmio é incentivar a participação da sociedade na promoção da mobilidade responsável. O edital com as regras do concurso foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) e as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto, às 16h. A premiação contempla troféus, tablets, medalhas, passeios educativos e reconhecimentos simbólicos, valorizando iniciativas criativas e transformadoras.

FUMPROARTE - Está aberto até 30 de junho o edital Cultura Mais Comunidade, do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte), para projetos de produção artística. A Secretaria Municipal da Cultura publicou o regulamento e os requisitos do concurso na edição desta terça-feira, 27, do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). O edital do Fumproarte abrange diversas linguagens artísticas, entre elas, artes visuais; artesanato; capoeira; carnaval em suas diversas manifestações; cinema e audiovisual; circo; cultura de matriz africana, de povos tradicionais e originários; dança; folclore e tradição; hip-hop; livro e literatura; memória e patrimônio; música; teatro e multilinguagens.

 

Andrea Brasil