Previsão de pautas: sábado, 7, e domingo, 8 de maio

07/05/2022 08:27

CARNAVAL - Após dois anos sem desfiles, o Carnaval de Porto Alegre volta ao Complexo Cultural do Porto Seco. De sexta até domingo, 8, apresentam-se 22 escolas de samba. O Grupo Ouro será neste sábado, 7, e o Grupo Bronze, no domingo. Veja aqui a programação. Toda a estrutura acomodará 4.660 pessoas por noite de desfiles. No entanto, a previsão dos organizadores é que circularão pelo entorno da pista em torno de 20 mil pessoas por noite. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla e podem ser adquiridos neste link. A prefeitura preparou um serviço especial de segurança, saúde, trânsito, transporte para o Carnaval. Saiba mais

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém a oferta de vacinação contra a gripe e Covid-19 neste sábado, 7, em três locais: unidades de saúde Tristeza, Santa Rosa e Shopping João Pessoa (neste último, vacinação contra a Covid-19 apenas para adultos). O atendimento irá ocorrer das 9h às 16h. No domingo, 8, não haverá vacinação. Saiba mais

PROJETOS SUSTENTÁVEIS - O prefeito Sebastião Melo viaja neste domingo, 8, para Dinamarca e Suécia em busca de projetos sustentáveis que possam ser implantados em Porto Alegre para cumprir o compromisso firmado na Cúpula Mundial do Clima, em Glasgow no ano passado, de reduzir as emissões de carbono em 50% até 2030 e zerar até 2050. A convite da prefeitura de Malmo, na Suécia, Melo participa do Congresso Mundial do ICLEI (Governos Locais para a Sustentabilidade) entre os dias 11 e 13. Antes, o prefeito tem reuniões marcadas com  a prefeitura de Copenhague, na Dinamarca, para conhecer experiências bem sucedidas de desenvolvimento urbano e ambiental.

QUADRILÁTERO CENTRAL - Devido ao início da implantação do canteiro de obras para o Quadrilátero Central a partir noite deste domingo, 8, o bolsão de estacionamento da avenida Borges de Medeiros será isolado. O bloqueio será na Borges de Medeiros, entre a esquina Democrática, rua dos Andradas, até o cruzamento com a rua José Montaury. A Secretaria Municipal de Mobilidade urbana (Smmu), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa que, neste primeiro momento, não serão necessários desvios de trânsito e transporte. Agentes serão direcionados para orientar a população

BLOCO DO DMLU - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fará uma ação de sensibilização sobre a correta separação dos resíduos durante os desfiles das escolas de samba de Porto Alegre no sábado, 7, às 20h30. O carnaval no complexo Cultural do Porto Seco (rua Hermes de Souza, s/nº - Rubem Berta) acontece dias 6, 7 e 8 de maio. O bloco do DMLU, composto por 100 pessoas vestidas com a camiseta “DMLU não é só limpeza. É sustentabilidade !”, vai desfilar com uma mini bateria, faixas sobre a importância do descarte correto dos resíduos e um garrafão, conhecido como Papa Resíduo.

ALEITAMENTO MATERNO - Com a intenção de debater o aleitamento materno e a doação de leite humano, a equipe do Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) promove neste sábado, 7, das 14h30 às 15h30, no Shopping Iguatemi, uma roda de conversa sobre os temas. A ação ocorre em parceria com a Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (Ahmi) e faz parte da campanha Onde as mães se encontram, do Iguatemi de Porto Alegre. O encontro acontecerá no segundo andar do shopping, próximo às lojas Zara e Paquetá.  

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fará mutirão de limpeza neste domingo, 8, na estrada Cristiano Kraemer, altura do número 815, bairro Vila Nova. O local é alvo de descarte irregular de resíduos. Uma equipe de seis garis e um fiscal, com o auxílio de cinco caçambas e uma máquina retroescavadeira, fará a limpeza do espaço. Além do trabalho de remoção de focos, será feita também uma revitalização da calçada com colocação de frisado (asfalto triturado).

BRECHOCÃO - Este domingo, 8, Dia das Mães, tem Brechocão no Parque Farroupilha. Promovida pelo Gabinete da Causa Animal, a feira pet ocorre das 9h às 15h, entre o Parquinho da Redenção e o Auditório Araújo Vianna. No local, protetores e entidades de bem-estar animal, cadastradas pelo Município, vendem objetos de decoração, roupas, sapatos e artigos pet usados. Os recursos arrecadados são destinados a gastos com alimentação, albergagem e atendimento clínico-veterinário. 

CONCERTOS CAPITÓLIO - Após dois anos fora de cartaz devido à pandemia, a Série Concertos Capitólio volta a ser apresentada, dentro da programação dos 250 anos da cidade. O concerto será neste sábado, 7, às 11h30, na Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico). A realização é da Secretaria Municipal da Cultura e curadoria da Casa da Música de Porto Alegre. A entrada é franca. Com periodicidade mensal, sempre no primeiro sábado do mês, em 2022 a temática será a homenagem a compositores porto-alegrenses atuais. O primeiro compositor homenageado será Dimitri Cervo, que terá como convidados o Quarteto Veríssimo e a cantora mezzo-soprano Angela Diel, interpretando O Mapa de Mario Quintana.

DMAE - Os consumidores inadimplentes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) têm uma oportunidade única para parcelamento de débitos com desconto de até 99% sobre a correção monetária, juros e multas. O Programa Refis 2022 oferece a possibilidade de regularizar a situação em até 120 vezes e evitar a suspensão do abastecimento. O atendimento para negociação está disponível por meio de agendamento no link, pelo telefone 156, opção 2, WhatsApp (51) 9332-8170 ou nos postos de atendimento presencial.

FUMPROARTE - A Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte), recebe inscrições para o Concurso de Valorização do Empreendimento da Artesã Negra. Serão selecionados 30 projetos que contemplem a qualificação do empreendimento da artesã pertencente à etnia negra. O concurso destina-se a mulheres negras e artesãs, pessoas físicas, com comprovada atuação no segmento do artesanato. Cada projeto aprovado receberá financiamento de R$ 5 mil. As propostas deverão ser encaminhadas, com seus anexos obrigatórios, através do formulário eletrônico, até as 23h59 do dia 10 de junho. O link para inscrição, edital e a legislação estão disponíveis para download aqui

ESPORTE - A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) promove a campanha Doar pode ser o melhor esporte. A iniciativa busca contribuir na formação de atletas. Podem ser doados tênis, calções, camisas, abrigos, entre outros artigos de esporte em bom estado até o dia 29 de julho. Serão beneficiadas crianças dos 18 centros esportivos da Capital. As doações serão recebidas na sede da SMELJ (rua dos Andradas, 680, 5⁰ andar), de segunda a sexta-feira, das 8h30  às 18h. Mais informações pelo fone (51) 3289.4850.

CORRIDA - As inscrições para o Correria - Corrida de Rua estão abertas. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e busca incentivar a prática esportiva e promover atividades ao ar livre. As corridas são orientadas e acompanhadas pela professora de Educação Física, Kyria Nunes Soares. Para participar é indispensável a apresentação de atestado médico e o preenchimento do formulário on-line. As atividades acontecem no Parque Ramiro Souto, na Redenção, às segundas e quartas às 18h e 19h, e no trecho 3 da Orla, em frente à quadra 7, às terças e quintas às 18h, 19h e 20h. 

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes