Previsão de pautas: sábado, 9, e domingo, 10 de novembro

09/11/2019 08:55

RUA JOÃO ALFREDO - A Prefeitura de Porto Alegre realiza neste sábado, 9, a partir das 10h, vistoria e avaliação da João Alfredo, que recebeu instalações integrantes do projeto Ruas Completas. Será concluída a colocação de bancos, lounges e floreiras, medidas que promovem a segurança viária e o convívio mais harmônico entre moradores, comerciantes e frequentadores. A visita tem início na esquina da rua João Alfredo com a República, no bairro Cidade Baixa. Estarão presentes o prefeito Nelson Marchezan Júnior, a primeira-dama Tainá Vidal, secretários municipais e demais apoiadores do projeto. Em caso de chuva forte, o evento será transferido.

PLANO DIRETOR - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) promove neste sábado, 9, a última Oficina Temática – Territorial da primeira rodada do processo de revisão do Plano Diretor. O encontro, direcionado aos moradores das Ilhas (Bairro Arquipélago), que integram a Região de Planejamento - RP 2, ocorre das 8h30 às 12h, no Salão Paroquial da Associação Nossa Senhora da Boa Viagem (rua Capitão Coelho, 300 - Ilha da Pintada). A oficina será aberta com apresentação geral sobre os conteúdos que serão trabalhados em cada grupo, em mapas onde estarão identificadas potencialidades e carências dos bairros que pertencem à RP correspondente. Ao final da dinâmica, o relator definido para cada grupo fará a exposição das principais conclusões sobre o mapa.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - Os 23 encontros da rodada de assembleias regionais e temáticas do Orçamento Participativo prosseguem até 11 de novembro. Pelo voto, a população terá a oportunidade de escolher as prioridades de investimento. Neste sábado, 9, às 15h, será realizada a plenária da região Lomba do Pinheiro, na Escola Heitor Villa-Lobos (avenida Santos Dias da Silva, 1, bairro Lomba do Pinheiro). Veja aqui o calendário das assembleias.

ENEM - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que, em razão do último dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado neste domingo, 10, as tabelas horárias dos ônibus da Capital serão reforçadas para atender os inscritos. O reforço atinge principalmente as linhas na região da Pucrs, Fapa e Uniritter, com monitoramento da EPTC. Neste domingo serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática. A abertura dos portões ocorre às 12h.

PATINETES - A partir deste sábado, 9, a capital gaúcha terá disponível uma nova alternativa de serviço privado de compartilhamento de patinetes elétricos. A startup de micromobilidade, Adventure, criada em Porto Alegre em setembro de 2017, em parceria com a paulista FlipOn, entra em operação com 20 patinetes distribuídos na região da Orla Moacyr Scliar. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) testou os equipamentos, com o aplicativo, e autorizou a primeira empresa credenciada de acordo com o novo Decreto nº 20.358/2019, que regulamenta o serviço sem estação física por meio de plataforma tecnológica.

TESTES DE HIV - Testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C, orientações de prevenção e distribuição de preservativos estarão disponíveis ao público na unidade móvel do projeto Fique Sabendo. Neste sábado, 9, os exames serão oferecidos em frente à sede da Secretaria Municipal de Saúde (avenida João Pessoa, 325), no Viaduto Dona Leopoldina, durante a atividade Prato Feito, das 9h as 14h. A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais. Com segurança e privacidade, o resultado dos testes sai em cerca de 30 minutos, em dois consultórios de atendimento.

ECOPONTO MÓVEL - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) faz a terceira edição do projeto piloto do Ecoponto Móvel, no sábado, 9, das 9h às 15h, na avenida João Antônio da Silveira, frente ao número 2.355, Praça Esplanada da Restinga, bairro Restinga. Os contêineres dispostos receberão gratuitamente resíduos arbóreos, caliça, móveis, sucatas, recicláveis, eletrodomésticos e pneus em volume de um metro cúbico por pessoa em contentor específico. A estrutura é montada e desmontada no mesmo dia e recebe diversos tipos de materiais que não são recolhidos pelas coletas regulares (domiciliar e seletiva). Em caso de chuva, a ação será transferida.

PASSEIO NA FEIRA - A Secretaria Municipal da Cultura promove uma edição especial do Viva o Centro a Pé, neste sábado, 9, às 10h, na 65ª Feira do Livro. O tema será o Mapa Literário de Porto Alegre, seguido de visita ao Paço Municipal. Em caso de chuva, o passeio será cancelado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas aqui

EVENTOS - A Prefeitura de Porto Alegre registrou 59 eventos licenciados na cidade entre esta sexta-feira, 8, e o domingo, 10. O levantamento é do Escritório de Eventos, órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) que centraliza os processos de licenciamento de eventos junto à população. O Escritório de Eventos da SMDE foi criado para ser o ponto único de contato entre proponentes e o município, a fim de diminuir a burocracia e unificar o procedimento dos órgãos municipais na autorização de eventos em espaços públicos da cidade. Veja aqui a relação dos eventos licenciados.

CONCERTOS CAPITÓLIO - O Concertos Capitólio recebe neste sábado, 9, às 11h30, os músicos vencedores do I Concurso de Violino da Casa da Música de Porto Alegre, Uiler Moreira, de Salvador, e Joahan Lima, de Cuiabá. Eles serão acompanhados pelos músicos convidados Ricardo Bahamondez (piano) e Oliver Yatsugafu (violino). A série Concertos Capitólio é uma iniciativa da Casa da Música de Porto Alegre, que este ano completa dez anos e é reconhecida por sua atuação no ensino e produção musical na capital gaúcha, em parceria com a Cinemateca Capitólio. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria da Cinemateca Capitólio Petrobras, a partir das 11h, e custam R$ 20 e R$ 10 (meia entrada para sêniors e estudantes).

INTER X FLUMINENSE - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou esquema de trânsito e transporte para o jogo Internacional x Fluminense, neste domingo, 10, no estádio Beira-Rio, válido pelo Brasileirão. A partida tem início às 16h, com abertura dos portões às 14h. A previsão é de aproximadamente 18 mil torcedores. A partir das 14h, oito ônibus Especial Futebol sairão do Largo Glênio Peres (ao lado do Mercado Público) até o estádio. A av. Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) terá fluxo liberado para circulação dos veículos, da Rótula das Cuias até a área do estádio, a partir das 13h.

VÁRZEA - Quatro partidas decisivas do 27º Campeonato Municipal de Futebol de Várzea ocorrem nesta sábado, 9. A partir das 13h30, oito equipes entram em campo em busca da classificação para a fase semifinal da categoria Veterano, acima dos 40 anos. Os jogos ocorrem ao mesmo tempo no campo da Gleba, na rua Ovídio Chaves, 75, Rubem Berta, e no Parque Marinha do Brasil, na avenida Borges de Medeiros, 2035, em frente ao Shopping Praia de Belas, com duas partidas em cada campo. O Campeonato Municipal de Futebol de Várzea chega a sua 27° edição em 2019 e é promovido pela Diretoria Geral de Esporte, Recreação e Lazer (DGERL) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE).

HANDEBOL - Nove equipes disputam o Campeonato Porto Alegre de Handebol, que ocorre neste fim de semana, 9 e 10. Neste sábado, 9, a partir das 9h, serão realizadas nove partidas, que correspondem à fase classificatória da competição. Já no domingo, 10, com inicio as 8h30, ocorrem os jogos decisivos, com a final do campeonato prevista para as 15h30. Todas as partidas da competição serão realizadas no Ginásio Tesourinha, localizado na av. Erico Verissimo, s/n, Menino Deus. A entrada é gratuita e aberta ao público. Dos nove times inscritos, seis pertencem à categoria masculina e três, à feminina.

BRECHOCÃO - A edição de novembro do Brechocão acontecerá neste domingo, 10, das 9h às 16h, no Parque Farroupilha. O evento é promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), em seu espaço tradicional, entre o parquinho e o Auditório Araújo Vianna. Em 30 boxes, estarão disponíveis uma seleção de artigos de vestuário masculino e feminino, além de bijuterias, acessórios de beleza, bolsas, carteiras, utensílios domésticos e eletrônicos. Em caso de chuva, o evento será transferido para o domingo seguinte, 17.

DANÇA - A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre apresenta Brazil Beijo, da coreógrafa israelense Orly Portal, na 21ª Mostra Sesc Cariri de Culturas no Ceará. O espetáculo, que está sendo remontado com novo elenco pela diretora artística da Companhia, Paula Amazonas, realiza apresentações deste sábado, 9, até a segunda-feira, 11. A montagem Brazil Beijo foi realizada em 2018 no projeto Brasil/Israel de intercâmbio cultural na área da dança, onde três coreógrafos de Israel realizaram montagens no Brasil com três companhias profissionais brasileiras.

LIVRO DIGITAL - Visitantes anônimos da 65ª Feira do Livro vão dividir a autoria de um livro digital com alguns dos mais importantes escritores gaúchos. Essa é a proposta do projeto “Conte um conto, aumente um ponto”, criado em parceria pelas secretarias municipais de Cultura e de Comunicação de Porto Alegre. Os textos vão compor um ebook, de autoria compartilhada por todos os coautores participantes do projeto. Os escritos serão disponibilizados na página do projeto no Facebook, onde os visitantes poderão escolher o conto que mais lhe inspirou e então escrever sua contribuição para continuar a história, entregando-a no estande da prefeitura até o encerramento da programação da feira, em 17 de novembro. No local, haverá um editor para receber os textos e orientar os participantes de quarta a sábado, das 14h às 19h.

FEIRA DO LIVRO - Depois de ser entregue revitalizada à população, há um mês, a Praça da Alfândega recebe a 65ª Feira do Livro até 17 de novembro. A programação terá a presença de mais de 2 mil autores gaúchos, mais de 600 sessões de autógrafos e mais de 500 atividades, entre encontros, conversas e debates. A patrona deste ano é a escritora, professora e contadora de histórias Marô Barbieri. Aos sábados, a feira vai funcionar a partir das 10h. Nos outros dias, as bancas da área infantil estarão abertas das 9h30 às 20h30 e os setores geral e internacional, das 12h30 às 20h30. A Prefeitura de Porto Alegre estará representada com o Estande Institucional, aberto das 14h às 19h. Veja aqui a programação.

EDUCAÇÃO INFANTIL - Está aberto o período de inscrições para matrícula de alunos novos nas escolas de educação infantil das redes públicas municipal e comunitária de ensino para o ano letivo de 2020. O prazo estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) vai até 14 de novembro e é valido também para a solicitação de transferências de escola. As famílias devem procurar diretamente as escolas de seu interesse, sendo que a inscrição pode ser feita em até três unidades, sendo uma da rede própria (Emei) e duas da rede comunitária (Eceis). O ano letivo de 2020 começará em 10 de fevereiro para a educação infantil. Podem participar do processo as crianças que tiverem idade entre zero e 5 anos e 11 meses em 31 de março de 2020 e residentes em Porto Alegre. A inscrição deve ser efetuada pelo responsável legal.

CINEMATECA - A Cinemateca Capitólio Petrobras (rua Demétrio Ribeiro, 1085) realiza, até 10 novembro a mostra Cinema de Invenção. Os ingressos no valor de R$ 10 podem ser adquiridos na bilheteria 30 minutos antes de cada sessão. Outras informações em 51-3289-7453, no site da Cinemateca ou no Facebook. A mostra é inspirada no livro Cinema de Invenção, escrito pelo crítico, escritor e cineasta Jairo Ferreira que se propõe a lançar reflexões sobre as filmografias de cineastas experimentais, agrupados no chamado Cinema Marginal.

COLETA DOMICILIAR - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está qualificando o serviço de consulta aos dias e horários da Coleta Domiciliar (orgânicos e rejeito) no site do departamento. Os usuários poderão acessar o link para pesquisa e preencher com nome de logradouro e numeração para saber os dias da Coleta Domiciliar em sua rua. O serviço foi desenvolvido pela Procempa, empresa de tecnologia da prefeitura, após a correção de alguns endereços com seus dias de coleta. A nova interface facilita a interação pelo usuário.

POVO NEGRO - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) divulgou edital para inscrições às vagas de conselheiros e representantes da sociedade civil no Conselho Municipal do Povo Negro (CNegro). São 13 vagas a serem ocupadas no biênio 2020-2022, sendo titulares e suplentes. A eleição será realizada no Fórum Municipal do Povo Negro, no dia 7 de janeiro de 2020, das 14h às 17h, no Centro de Referência do Negro - Nilo Feijó, na avenida Ipiranga, 311. Podem fazer a inscrição entidades da Sociedade Civil de âmbito municipal, desde que estejam legalmente constituídas (há pelo menos um ano) e comprovem a atuação na defesa dos direitos do povo negro. A documentação, junto com a solicitação de cadastramento e habilitação, deverá ser dirigida à Unidade de Direitos de Promoção da Igualdade Racial, situada na rua dos Andradas, 1643, quarto andar, sala 402, Centro Histórico. Somente poderá ser solicitada uma inscrição por entidade. Confira o edital completo aqui.

CARRIS NA FEIRA - A Carris mostrará miniaturas de bondes e ônibus e peças integrantes do acervo histórico da empresa no seu estande na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, entre 4 e 6 de novembro, das 14h às 19h. Também será instalado um painel temático, em que os participantes serão convidados a falar sobre as suas próprias histórias e memórias relacionadas à mais antiga empresa pública de transporte coletivo do Brasil em atividade. O espaço terá um ponto móvel do Serviço de Atendimento ao Cliente Carris (Sacc), onde será possível registrar sugestões, reclamações e elogios. Equipe irá informar sobre os canais de contato e detalhar os serviços oferecidos, como Achados e Perdidos. Também apresentará as funcionalidades das tecnologias embarcadas, como o GPS e o reconhecimento facial em 100% da frota.

POACAST - A Prefeitura de Porto Alegre lança o Poacast, um canal de mídia de transmissão de informações por áudio com conteúdo exclusivo sobre a capital gaúcha. Na primeira temporada deste ano, estão disponíveis cinco séries: #PactoAlegre, focada em projetos que promovem a cultura de inovação em parceria com a sociedade civil; o #EuFaçoPoa, que tem o objetivo de esclarecer e ilustrar serviços disponibilizados pela prefeitura onde o cidadão não só se beneficia como também possa vir a contribuir; o #PoaMais, que dá espaço para os gestores expressarem a visão de quem está na administração da cidade; o #ContaComAGente, que traz histórias de servidores que ultrapassam gestões focados na missão de servir; e o #EuCurtoPoa, um momento de explorar espaços e atividades de cultura e turismo. Todos os episódios estão disponíveis no endereço https://prefeitura.poa.br/poacast.

MICROEMPREENDEDORES - Os microempreendedores individuais (MEI) de Porto Alegre poderão emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSE) sem a necessidade de certificação digital. A medida, adotada pela Receita Municipal da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), reduzirá significativamente o custo do procedimento. Não será preciso gastar com a impressão de talões de Notas Fiscais, além de qualificar os negócios. Atualmente, estão registrados em Porto Alegre 34.003 mil MEIs. A Receita Municipal informa que a atualização do sistema permitiu a redução dos custos para o MEI. Para habilitar a emissão da NFSE, o microempreendedor individual precisa apenas realizar o cadastro e credenciamento no sistema da Nota Legal de Porto Alegre aqui.

TAXISTAS - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que usuários e taxistas devem utilizar duas tabelas de conversão para adequar o taxímetro ao horário vigente do país. O material deve ser utilizado até 2 de janeiro, data em que começam as aferições anuais obrigatórias dos veículos e equipamentos. Os taxímetros são equipamentos de utilização obrigatória no serviço de táxi, conforme artigo 8º da Lei Federal nº 12.468/2011, cuja normatização e fiscalização do funcionamento são efetuadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo número 118. Saiba mais.

CAPITAL DO FUTURO - A agenda estratégica para inovar Porto Alegre vai levar os debates sobre a capital do futuro para dentro das escolas. Para isso, a prefeitura convida as instituições de ensino públicas e privadas, das redes estadual e municipal, a participar de mostra gratuita com 11 filmes na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085), entre os dias 10 de outubro e 31 de dezembro. As exibições fazem parte do Pacto pela Inovação, aliança do poder público e da sociedade civil organizada que pretende transformar a cidade em modelo de soluções inovadoras. As escolas devem manifestar interesse no agendamento das turmas nos telefones 3289-7388 e 3289-6270. Saiba mais

VACINA BCG - Para proteger as crianças contra as formas graves de tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está expandindo para as maternidades de hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a administração da vacina BCG. O hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) está imunizando os recém-nascidos desde o fim de julho, e o Conceição, desde o mês de junho. A implantação da BCG nas maternidades é uma das ações previstas no Plano de Enfrentamento à Tuberculose, lançado em fevereiro pela SMS. A vacina é indicada em dose única, como rotina a partir do nascimento – administrada preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida do recém-nascido -, podendo ser feita até os 5 anos incompletos.

PROTÁSIO ALVES - A construtora Gripeng Ltda. iniciou as obras para instalação de barreiras de concreto no corredor de ônibus da avenida Protásio Alves. Seis estações com uma média de 250 metros cada, totalizando 1.635 metros de extensão, receberão 814 barreiras do tipo new jersey no trecho entre o Hospital de Clínicas e o Colégio Santa Inês. A primeira estação será a que fica próxima ao hospital. A previsão é de aproximadamente três meses para a instalação nas seis estações. Durante a execução, os terminais em obras não funcionarão. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os desvios de trânsito vão ocorrer das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h aos sábados e domingos.

ISS E IPTU - Os prazos de parcelamento de dívidas judicializadas de ISS e IPTU sofreram alterações. Decreto publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) prevê prazo máximo de pagamento em 60 parcelas mensais. Os valores mínimos das parcelas permanecem R$ 30 para pessoas físicas e R$ 80 para pessoas jurídicas. O contribuinte que quiser quitar ou parcelar dívidas judicializadas deve procurar o Posto de Arrecadação Fiscal (PAF) da Procuradoria-Geral do Município (PGM), que funciona no prédio do Foro Central de Porto Alegre. O atendimento é feito presencialmente, por ordem de chegada, ou de forma remota, para contribuintes que não residem em Porto Alegre. Clique aqui para ver o passo a passo para o pagamento.

LICENCIAMENTO - O Escritório de Licenciamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) passa a oferecer um novo sistema de agendamento para atendimento presencial. Por meio do link agendamento.procempa.com.br, interessados em receber atendimento sobre os serviços prestados pelo setor, como protocolos de projetos, vistas e cópias de Expedientes Únicos, licenciamento expresso e plantões técnicos, por exemplo, poderão agendar on-line. Mais informações podem ser obtidas aqui ou pelo telefone (51) 3289-7400.

ESTAGIÁRIOS - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) mantém processo seletivo permanente para contratação de estagiários para as 99 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. As vagas são para estudantes de nível médio, do curso Normal (Magistério), e superior, em diversas áreas do conhecimento, para apoio aos professores e alunos nas atividades pedagógicas da escola. A prioridade é para estagiários do curso de Pedagogia. Para candidatar-se, o estudante deve preencher o cadastro no site do programa de estágios da prefeitura. É necessário estar matriculado e ter 16 anos completos até a data da inscrição. Saiba mais.

MARQUISES - Com o objetivo de evitar acidentes com marquises e sacadas projetadas sobre logradouros públicos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) alerta síndicos e proprietários sobre a importância da apresentação do Laudo de Estabilidade Estrutural em dia. A legislação atual estipula que o laudo deve ser apresentado a cada três anos, cabendo aos proprietários a manutenção e a conservação de fachadas, sacadas e marquises. O valor da multa é R$ 2.083,87. O laudo assinado por um responsável técnico deve ser protocolado na sede do Escritório de Licenciamento (rua Júlio de Castilhos, 505). Mais informações podem ser acessadas neste link. A Unidade de Manutenção Predial pode ser contatada pelo telefone (051) 3289-8827.

ESCOLA DO TRABALHADOR - O Sine Municipal disponibiliza, em 2019, uma sala para cursos do projeto Escola do Trabalhador, do Ministério do Trabalho. A estrutura física, com equipamentos de informática e mobiliário, foi montada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), sem custos para a prefeitura. O Sine cederá profissionais para monitoria, acompanhamento, organização e execução do projeto. A sala fica na sede da unidade da esquina da avenida Sepúlveda com a Mauá. Os alunos poderão usar o espaço das 8h às 17h.

POA.HUB - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio do poa.hub, órgão vinculado à Coordenação de Inovação (CI), está disponibilizando no site oficial vagas para quem quer trabalhar em startups, empresas novas, com projetos ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. A iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre já apoiou mais de cem projetos empreendedores desde a sua criação, em abril de 2017. Localizado na avenida Azenha, 295, bairro de mesmo nome, o espaço poa.hub faz parte do Sistema de Inovação e Empreendedorismo implementado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Para a inscrição de projetos, é necessário preencher o formulário clicando aqui.

ME ADOTA - Os animais albergados chegam à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) da prefeitura vítimas de maus tratos, alguns abandonados pelos próprios tutores que os deixaram para tratamento. Antes de serem liberados para adoção, são vacinados, desverminados, castrados e microchipados. A Smams ainda assegura atendimento gratuito vitalício. Aqueles mais idosos, ou com deficiências físicas, além das consultas clínicas e vacinas anuais, terão direito à cirurgia caso necessário. Quem quiser adotar pode dirigir-se à Usav, na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O futuro tutor deve apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. A Smams disponibiliza um álbum com fotos e dados dos animais disponíveis na página dos Direitos Animais no Facebook.

BANCO DE LEITE - O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo. Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334.

ALUGUEL SOLIDÁRIO - Proprietários de imóveis para alugar podem se inscrever para participar do programa Moradia Primeiro, com o objetivo de oferecer oportunidades de superação da situação de rua a pessoas acompanhadas pelas equipes de abordagem de assistência social e saúde. Se o imóvel atender aos critérios de inclusão, uma equipe da prefeitura entrará em contato para fazer a vistoria e habilitá-lo ou não no programa, incluindo na lista de imóveis cadastrados. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, apresentado no início de maio pela prefeitura, e consiste em oferecer acesso imediato à moradia, com estímulo à autonomia e autodeterminação, sendo que o imóvel e outros serviços são escolhidos pelo beneficiário, conforme opções pré-selecionadas. Interessados em cadastrar seu imóvel devem acessar este link ou diretamente o formulário.

AÇORIANOS DE DANÇA - Estão abertas, até o dia 15 de dezembro, as inscrições ao Prêmio Açorianos de Dança 2019. Podem se inscrever espetáculos, performances, produções e projetos que estrearam em Porto Alegre no ano de 2019, produzidos por artistas locais ou aqui radicados (veja o cronograma completo abaixo). O edital estará à disposição dos participantes junto ao Centro de Dança, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, na av. Erico Verissimo, nº 307. O documento também pode ser acessado na página da Secretaria Municipal da Cultura, no Diário Oficial de Porto Alegre e no blog do Centro de Dança.

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes