Previsão de pautas: segunda-feira, 11 de abril

11/04/2022 08:27

VACINAÇÃO - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá manter a vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira, 11, para todas as pessoas a partir de cinco anos, em diferentes locais. Saiba mais

FEIRA DO PEIXE - Começa nesta segunda-feira, 11, a 242ª Feira do Peixe de Porto Alegre no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico. Até o dia 15 de abril, Sexta-feira Santa, a população poderá comprar pescados em cerca de 40 bancas e provar o tradicional peixe na taquara, além de degustar bolinho de peixe e peixe frito, das 8h às 20h. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), a expectativa é retomar os parâmetros de vendas das edições anteriores à pandemia, quando foram comercializadas mais de 300 toneladas de pescados por ano, além ter mais de 100 mil pessoas circulando pelos locais. Saiba mais

SEGUNDA DOSE - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está organizando uma série de ações para incentivar a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Entre as iniciativas estão ampliação de horário em unidades de saúde, nova edição do Dia C da Vacinação Infantil, busca ativa do público por equipes dos postos de saúde e programação da unidade móvel em escolas onde a primeira dose foi aplicada. A partir desta segunda-feira, 11, nove unidades de saúde irão ampliar o horário de vacinação até as 21h, oferecendo aplicação tanto de Pfizer pediátrica quanto de Coronavac: São Carlos, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Diretor Pestana, Tristeza, Campo da Tuca, Navegantes, Morro Santana, Álvaro Difini (início terça-feira, 12) e Primeiro de Maio (início quarta-feira, 13).

UNIDADES DE SAÚDE - Mais quatro unidades de saúde de Porto Alegre irão ampliar o horário de atendimento à população. A partir de segunda-feira, 11, Diretor Pestana, Morro Santana e Navegantes passam a funcionar das 7h às 22h. Para vacinação contra Covid-19, no entanto, o funcionamento ocorre até as 21h. Já a Timbaúva atenderá das 7h às 19h. Com isso, já são 11 locais funcionando em horário ampliado em 2022, sete dos quais começaram o atendimento em março. A mudança faz parte de uma série de ampliações programadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para garantir o acesso a consultas e exames de rotina a partir de horários flexíveis de atendimento.

CARRIS - A Secretaria Municipal de Parcerias (SM) publicou no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) a abertura da consulta pública para concessão do bloco de linhas operadas pela Companhia Carris Porto-Alegrense, associada à desestatização da companhia. Os contratos e anexos, minutas do edital e os documentos complementares de apoio serão disponibilizados a partir desta segunda-feira, 11, no site da secretaria. Eventuais comentários, contribuições e sugestões dos interessados devem ser encaminhados, por meio de correspondência dirigida, incluindo o formulário de contribuições, até 11 de maio de 2022.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará em diferentes regiões da Capital durante a semana para atender a população. Na segunda-feira, 11, o ônibus estaciona no bairro Cruzeiro para dar suporte às comunidades das vilas Ecológica e Gaúcha. Agentes comunitários de saúde irão acompanhar a equipe e realizar atividades junto aos moradores. De terça, 12, a quinta-feira, 14, terá continuidade a programação do rolê de vacinação infantil contra Covid-19 em três bairros.

ACAMPAMENTO FARROUPILHA- A Secretaria Municipal da Cultura está divulgando o calendário para manifestação de interesse dos piquetes em participarem do Acampamento Farroupilha 2022. O período de manifestação começa nesta segunda-feira, 11, e vai até 22 de abril para a modalidade on-line. A partir desta segunda, o documento estará disponível neste link.  As manifestações presenciais serão recebidas de 18 a 22 de abril no Centro Municipal de Cultura (av. Érico Veríssimo, 307) das 14 às 18h. O preenchimento do formulário não garante o direito de acampar, nem mesmo o local ocupado pelo piquete em anos anteriores. Essas definições serão da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas 2022.

TRANSPORTE COLETIVO - A partir desta semana será ampliada a oferta de transporte coletivo em oito linhas da Capital. Em outras duas, já no fim de semana foram ajustados os horários de algumas viagens para qualificar o atendimento à população. As alterações estão disponíveis no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a localização, em tempo real, pode ser conferida no Cittamobi, na função GPS do aplicativo do TRI. Saiba mais

EMPREGOS - A unidade do Sine Municipal (avenida Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico) tem 836 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em destaque  no setor da construção civil 103 vagas para eletricista e  25 para  carpinteiro. No setor de serviços há  40 vagas para merendeiro(a) e  30 para operadores de caixa. Saiba mais

DMLU - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está ampliando os horários de três Unidades de Destino Certo (UDCs), a partir desta segunda-feira, 11. O horário de funcionamento das unidades será das 7h às 18h de segunda a sexta-feira. Nos sábados e feriados o horário continuará das 8h às 12h. A medida oferece aos usuários uma maior flexibilidade para destinar adequadamente, resíduos como madeira, móveis velhos, colchões, terra, entulho, caliça, cerâmica, sucata de ferro, eletrodomésticos, podas e outros materiais.

4º DISTRITO - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) promove audiência pública virtual nesta segunda-feira, 11, para apresentação do Programa Urbanístico +4D, que visa à regeneração urbana do 4º Distrito, região que engloba os bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos. A audiência antecede o envio do projeto de lei à Câmara Municipal. A audiência ocorre a partir das 19h e será virtual, realizada na plataforma Zoom. 

CIDADE EMPREENDEDORA- Micros e pequenos empresários de Porto Alegre poderão participar de cursos de capacitação gratuitos a partir deste mês. Através do programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae-RS, um cronograma de oficinas, aulas, palestras e workshops começam a ser oferecidos a partir desta segunda-feira,  11, de forma presencial ou virtual. Serão mais de 20 atividades com 650 vagas disponíveis. Os três primeiros cursos serão oficina In-Book Vendas, a capacitação Boas Práticas para os Serviços de Alimentação e a palestra Sensibilização do MEI. A primeira está marcada para o dia 11 de abril e abordará o processo de vendas na atualidade. No dia 19 de abril, em formato virtual, acontece a palestra, que visa a esclarecer os principais assuntos acerca da figura do microempreendedor individual. As inscrições podem ser feitas pelo site .

GRIPE - A campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza) prossegue nesta segunda-feira, 11. Em Porto Alegre, a imunização ocorre em 124 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de atendimento de cada local (confira no link). Nesta primeira etapa, que se estende até 30 de abril, a imunização será destinada a idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Para receber a imunização, idosos deverm apresentar documento que comprove a idade. No caso dos trabalhadores da saúde, devem apresentar contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício. Saiba mais

SARAMPO - Continua nesta segunda-feira, 11, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Em Porto Alegre, a imunização ocorre em 124 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de atendimento de cada local (confira no link). Nesta primeira etapa, que se estende até 30 de abril, a imunização é destinada a atualizar a situação vacinal dos trabalhadores da saúde, juntamente com a primeira fase da vacinação contra a gripe (Influenza). Já na segunda etapa, de 2 de maio a 3 de junho, o objetivo é vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), mediante apresentação da caderneta de vacinação. 

 

 

Lissandra Mendonça