Previsão de pautas: segunda-feira, 19 de agosto

19/08/2019 08:30

INCLUSÃO ESCOLAR - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promove neste ano a Semana Municipal de Inclusão Escolar, ação paralela às atividades da 22ª Semana da Pessoa com Deficiência. Com o propósito de divulgar o protagonismo do trabalho inclusivo na rede municipal de ensino, será realizado o encontro Tessituras do Fazer Pedagógico, para troca de experiências e apresentação boas práticas. O evento começa nesta segunda-feira, 19, e segue até o sábado, 24, quando a Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental (Emeef) Profº Elyseu Paglioli comemora 31 anos de ensino.  A abertura ocorrerá na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), parceira da Smed na realização da Semana, com o painel Educação inclusiva, políticas públicas e escolarização, das 19h às 21h, na sala 102. 

SAÚDE MÓVEL - A Unidade Móvel de Saúde (UMS) leva atendimento, neste mês de agosto, a comunidades de cinco diferentes locais da Capital: Vila Dique, estrada dos Quirinas, Loteamento Santa Terezinha, Fundação Pão dos Pobres e bairro Lageado. O atendimento ocorre sempre das 9h às 12h e das 13h às 16h e é prestado por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf). Moradores do Loteamento Santa Terezinha serão atendidos nesta segunda-feira, 19, na avenida Voluntários da Pátria, 1940 (próximo ao Centro Social Marista Irmão Bortolini). A UMS circula pela Capital, atendendo principalmente as regiões de difícil acesso, com moradores impossibilitados de receber atendimento médico ou que não conseguem se deslocar até uma unidade de saúde. A estrutura tem capacidade para realizar consultas médicas e atendimentos de enfermagem, oferecer vacinas, curativos, procedimentos e medicamentos, além de exames rápidos.

PATRIMÔNIO CULTURAL - A Semana do Patrimônio Cultural de Porto Alegre prossegue até o dia 24 e inclui atividades como seminário, caminhada guiada, roda de conversa, oficina, workshop e cinema. Promovida pela Coordenação da Memória Cultural (CMC) da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), a programação tem atividades em praças, ruas e instituições da prefeitura e do governo do estado, bem como em espaços privados da Capital. Nesta segunda-feira, 19, haverá roda de conversa sobre os patrimônios dos museus, às 10h, no Museu da Ufrgs (avenida Osvaldo Aranha, 277), com Zita Rosane Possamai, professora do Curso de Museologia da Ufrgs, Amanda Eltz, historiadora e mestranda,  Alexsandro Witkowski, historiador e mestrando em museologia, e mediação de Leticia Brandt Bauer, diretora do Museu de Porto Alegre. Às 14h, a atividade será uma visita aos chalés do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho (avenida Bento Gonçalves 1129,  Santo Antônio). O local era uma antiga chácara com seus dois chalés. Veja aqui a programação completa

EMPREGOS - Para quem está à procura de emprego, a semana começa com 281 postos de trabalho disponíveis no Sine Municipal, a partir de segunda-feira, 19, até que as vagas sejam preenchidas. Entre as oportunidades oferecidas, a maior demanda é para Sinaleiro, na orientação de guindastes e equipamentos similares, com 51 vagas, seguida de Técnico de Farmácia, com 30 postos abertos. O interessado deve retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download no Google Play, ou diretamente em qualquer unidade Sine. O número de cartas é limitado. A sede do Sine Municipal funciona entre 8h e 17h, na Avenida Sepúlveda esquina com a Mauá, Centro Histórico. Para concorrer à vaga, o candidato precisa comparecer com Carteira de Trabalho e comprovante de residência.

SUICÍDIO JUVENIL - O Seminário de Atenção à Saúde Mental da Infância e Juventude será realizado nesta segunda-feira, 19, das 8h30 às 17h30, na Cinemateca Capitólio. Em 24 horas, as vagas foram esgotadas. O encontro busca debater o suicídio no Brasil, a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. O seminário é promovido pela Unidade das Políticas para a Juventude da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, junto com a Rede Pró-Educar. No final do seminário, será exibida a produção gaúcha Yonlu, filme baseado na história real de um garoto de 16 anos. Após a exibição, será realizado um debate com o diretor e roteirista Hique Montanari, o voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), Domício Brasiliense, e o doutor em Psicologia Clínica Luis Zambom.

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO - A programação de atividades da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) prossegue nesta semana. Estão previstas, nesta segunda-feira, 19, palestra para alunos do Centro de Formação de Condutores Aliança (av. Assis Brasil nº 1.726), às 10h, e ação do Motociclista Seguro no Largo Glênio Peres, Centro Histórico, às 14h. As atividades acontecem com base em pesquisas do Programa Vida no Trânsito (PVT), parceria entre EPTC, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Detran, que apontam  o segmento dos pedestres como um dos mais expostos à acidentalidade na circulação da Capital, junto com os motociclistas.

PLANO DIRETOR - A primeira Consulta Pública sobre o Plano Diretor já está aberta e ficará disponível na plataforma do OP Digital até o dia 9 de setembro (clique aqui para acessar). O objetivo é identificar algumas necessidades da população, vinculadas à cidade e ao bairro de residência. Com a assinatura do Memorando de Entendimento entre a prefeitura e a ONU Habitat, com o apoio do Pacto Alegre, em 8 de agosto, foi oficialmente aberto o processo externo de revisão do Plano Diretor, um dos mais importantes instrumentos para o desenvolvimento sustentável do município. 

ORLA DO GUAÍBA - A prefeitura lançou consulta pública para concessão por 35 anos do trecho 2 da Orla do Guaíba, onde deverá ser instalada uma roda-gigante de no mínimo 80 metros de altura. A área compreende 134,4 mil metros quadrados e 850 metros de extensão, mais faixa de água, que vai da Rótula das Cuias até o Anfiteatro Pôr do Sol. Eventuais comentários, contribuições e sugestões dos interessados devem ser encaminhados até 11 de setembro, em correspondência dirigida ao endereço eletrônico consultaorla@portoalegre.rs.gov.br. O edital do trecho 2, elaborado com apoio do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), tem previsão de lançamento. O critério de julgamento será a maior oferta de outorga fixa. De acordo com a equipe da SMPE, o investimento estimado é de R$ 70,5 milhões. 

VACINA BCG - Para proteger as crianças contra as formas graves de tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está expandindo para as maternidades de hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a administração da vacina BCG. O hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) está imunizando os recém-nascidos desde o fim de julho, e o Conceição, desde o mês de junho. A implantação da BCG nas maternidades é uma das ações previstas no Plano de Enfrentamento à Tuberculose, lançado em fevereiro pela SMS. A vacina é indicada em dose única, como rotina a partir do nascimento – administrada preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida do recém-nascido -, podendo ser feita até os 5 anos incompletos. 

AV. EDGAR PIRES DE CASTRO - Para melhorar o fluxo de veículos na avenida Edgar Pires de Castro, no bairro Campo Novo, a Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) trabalha no alargamento de pelo menos 270 metros da pista. Com a criação da terceira faixa, a via passará a contar com 4,3 metros de largura. A intervenção começou próxima ao número 3.470 da Edgar Pires de Castro e seguirá até a Estrada Costa Gama (sentido bairro-Centro). Além disso, o pavimento de toda a via também receberá recapeamento.Toda a ação inclui obras de infraestrutura, com execução de base, colocação de meio fio e rede de escoamento pluvial. Os trabalhos começaram ainda no mês de julho e a previsão é que se estendam por mais 45 dias, pois dependem de condições climáticas favoráveis. O investimento estimado é de R$ 485 mil em recursos próprios. A prefeitura salienta que qualquer intervenção, até sua finalização, pode causar transtornos no trânsito. 

CONCURSO ENFERMEIRO - A Coordenação de Seleção e Ingresso (CSI) da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão informa que a prova objetiva do Concurso Público 597 para o cargo de enfermeiro será no dia 25 de agosto (domingo), às 14h, na Pontifícia Universidade Católica do RS - Prédio 50. No total, foram homologadas 1.593 inscrições neste certame. O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de 45 minutos do horário do início, levar caneta esferográfica confeccionada em material transparente de tinta escura, de cor azul ou preta e, obrigatoriamente, apresentar documento original (com foto), cujo número de identificação corresponda ao informado no formulário de inscrição.

XICO STOCKINGER - A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) preparou uma programação especial alusiva ao Xico Stockinger para comemorar o centenário de nascimento do artista. Está aberta a exposição Infinito Stockinger, no Centro Municipal de Cultura e Lazer Lupicínio Rodrigues (av. Erico Verissimo, 307, Menino Deus). A mostra reúne nove gravuras originalmente executadas e impressas de 1956 a 1960, que foram reeditadas entre 2008 e 2009. As obras foram realizadas na técnica da xilogravura, que utiliza a madeira como matriz, possibilitando sucessivas impressões (como um carimbo) sobre o papel. Estão tombadas na Pinacoteca Aldo Locatelli desde 2012, a partir de uma doação do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs). A exposição segue até 28 de agosto e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

USINA DAS ARTES - A segunda edição do (R)existe Usina das Artes promovida pelos grupos, companhias e coletivos que integram o Projeto Usina das Artes será realizada entre os dias 9 e 25. Os eventos ocorrem na KZA Das Artes Santa Terezinha (rua Santa Terezinha, 711 - Santana).O projeto tem como objetivo dialogar com a sociedade sobre a importância da KZA Das Artes Santa Terezinha, um novo equipamento cultural de Porto Alegre, destacando o espaço e os projetos realizados no local. O espaço abriga, desde agosto de 2017, grupos e coletivos de teatro integrantes do Projeto Usina das Artes que foram transferidos de suas salas na Usina do Gasômetro. A segunda edição terá na programação mostra de espetáculos para adultos com preços populares e mostra gratuita de teatro infantil. Veja aqui a programação.

IAPI - Em razão da ação de substituição da rede pluvial das avenidas Plínio Brasil Milano e Industriários, perto da Vila do IAPI, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa mudanças no trânsito da região. Na avenida dos Industriários, que estará liberada para acesso local, ocorrerá um bloqueio total do trecho no sentido da rua Veranópolis até a rotatória da Plínio. Os motoristas que trafegam a partir da avenida Brasiliano Índio de Moraes deverão seguir pelo Viaduto do Obirici até a av. Andaraí, para acessar a av. Grécia e chegar na av. Plínio Brasil Milano. Para quem chega pela Plínio, no sentido Centro-bairro, o acesso à av. dos Industriários estará normalizado. A previsão é de que os serviços, que começaram no dia 7 e são realizados pelas equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), levem ainda cerca de 20 dias para serem finalizados.. Saiba mais.

PATRIMÔNIO CULTURAL - Estão abertas as inscrições para as atividades da 3ª Semana do Patrimônio Cultural de Porto Alegre. Promovida pela Coordenação da Memória Cultural (CMC) da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), a programação será realizada de 17 a 24 de agosto. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link. O evento anual, que começou a ser realizado em 2017, se inicia no Dia Nacional do Patrimônio Cultural, 17 de agosto. Neste ano, na programação da Prefeitura Municipal se integra à programação do Dia do Estadual do Patrimônio Cultural, implementado pela Secretaria de Estado da Cultura e celebrado na mesma data. As atividades ocorrem em praças, ruas e instituições da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, bem como em espaços privados da Capital. Veja aqui a programação.

RUA DR. TIMÓTEO - A rua Dr. Timóteo está bloqueada em meia pista, na altura do número 595, no bairro Floresta, para o conserto da rede pluvial. A obra é realizada pelas equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). Pelo menos 26 metros de tubulações, que foram danificadas por raízes de árvores de grande porte, serão substituídas. Além disso, haverá reforço na estrutura do Conduto Forçado Álvaro Chaves, que passa pelo local. O prazo de conclusão da obra, iniciada em 30 de julho, é de 25 dias e o custo é estimado em mais de R$ 50 mil.

 
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - Estão abertas as inscrições para seminário internacional que integra a programação para a comemoração dos 30 anos do Orçamento Participativo da capital gaúcha. Com convidados locais e internacionais o evento acontecerá de 21 a 24 de agosto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. Porto Alegre é referência mundial e pioneira na utilização do Orçamento Participativo como ferramenta de participação popular na definição de prioridades de investimentos públicos. Neste ano, também lançou o OP digital.

PROTÁSIO ALVES - A construtora Gripeng Ltda. iniciou as obras para instalação de barreiras de concreto no corredor de ônibus da avenida Protásio Alves. Seis estações com uma média de 250 metros cada, totalizando 1.635 metros de extensão, receberão 814 barreiras do tipo new jersey no trecho entre o Hospital de Clínicas e o Colégio Santa Inês. A primeira estação será a que fica próxima ao hospital.  A previsão é de aproximadamente três meses para a instalação nas seis estações. Durante a execução, os terminais em obras não funcionarão. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os desvios de trânsito vão ocorrer das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h aos sábados e domingos.

 

PARANATAÇÃO - O 1º Aberto Porto-alegrense de Paranatação GNU/Esporte+ está com inscrições até o dia 1º de agosto. Marcada para o dia 17 de agosto, a competição é organizada pela Associação Esporte+ e Grêmio Náutico União, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, e marca o pré-lançamento da 22ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. O evento busca estimular a prática de atividades físicas e proporcionar a socialização e a inclusão de pessoas com deficiência nesta modalidade. Poderão participar nadadores do gênero masculino e feminino com deficiência física (S1 A S10), visual (S11 A S13), intelectual (S14) e Síndrome de Down (classificados provisoriamente como S21), nascidos até 2007, filiados a uma associação, clube ou inscrição individual. Atletas avulsos, menores de idade, deverão estar acompanhados de um responsável durante a competição. Veja aqui o regulamento da competição.

PINACOTECA ALDO LOCATELLI - As exposições da Mostra Coletiva do 3º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea e BIO-I, do artista David Ceccon, estão abertas para visitação na Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço dos Açorianos - Praça Montevidéu, 10) . A entrada é gratuita. Visitação até 4 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30. (fotos) A Mostra Coletiva do 3º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea reúne obras de dez artistas selecionados por um júri brasileiro e um júri francês do Centre Intermondes. Já a exposição BIO-I, individual do artista visual David Ceccon, vencedor da segunda edição do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, está sendo apresentada na Sala da Fonte, também na Pinacoteca Aldo Locatelli. A exposição reúne os trabalhos desenvolvidos durante a residência no Centre Intermondes (La Rochelle, França) em 2018, na qual o artista voltou sua pesquisa para as temáticas de gênero, identidades, autorrepresentação e ficção no espaço digital.

OPERAÇÃO INVERNO - A Operação Inverno ampliou o número de vagas em albergues para pessoas em situação de rua e vai oferecer, até setembro, 60 acomodações a mais. A ação é coordenada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). As novas vagas serão abertas no Albergue Felipe Diehl, situado na Praça Navegantes. Além do Felipe Diehl, a população em situação de rua conta com outros dois locais de acolhimento: o Albergue Municipal e o Albergue Dias da Cruz. Localizado na rua Comendador Azevedo, 270, no bairro Floresta, o Municipal oferece 120 vagas por noite. No Dias da Cruz, na avenida Azenha, 366, bairro Azenha, são atendidas 90 pessoas diariamente. Em todos eles, as pessoas acolhidas podem pernoitar e recebem alimentação e cuidados de higiene. O atendimento funciona das 19h às 7h. Nos albergues, também são feitos encaminhamentos para a rede de assistência social do município e para os benefícios das políticas públicas da prefeitura.

ISS E IPTU - Os prazos de parcelamento de dívidas judicializadas de ISS e IPTU sofreram alterações. Decreto publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) prevê prazo máximo de pagamento em 60 parcelas mensais. Os valores mínimos das parcelas permanecem R$ 30 para pessoas físicas e R$ 80 para pessoas jurídicas. O contribuinte que quiser quitar ou parcelar dívidas judicializadas deve procurar o Posto de Arrecadação Fiscal (PAF) da Procuradoria-Geral do Município (PGM), que funciona no prédio do Foro Central de Porto Alegre. O atendimento é feito presencialmente, por ordem de chegada, ou de forma remota, para contribuintes que não residem em Porto Alegre. Clique aqui para ver o passo a passo para o pagamento.

LICENCIAMENTO - O Escritório de Licenciamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) passa a oferecer um novo sistema de agendamento para atendimento presencial. Por meio do link agendamento.procempa.com.br, interessados em receber atendimento sobre os serviços prestados pelo setor, como protocolos de projetos, vistas e cópias de Expedientes Únicos, licenciamento expresso e plantões técnicos, por exemplo, poderão agendar on-line. Mais informações podem ser obtidas aqui ou pelo telefone (51) 3289-7400.

LOTAÇÕES - A linha de lotação 30.3 - Santana passou a realizar um novo itinerário, de modo experimental, nos dois sentidos, com duração de 90 dias. A alteração busca uma maior demanda para a linha. Os terminais bairro e Centro não serão alterados. Cartazes já estão nos veículos com informações sobre o novo itinerário da linha. A linha 20.1 Medianeira terá seu terminal bairro deslocado para a praça ao Hospital Espírita, bairro Teresópolis, em razão de obras na área. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa, também que, em razão da baixa demanda, a Linha 40.5 Chácara das Pedras deixou de circular a partir do dia 21 de junho. 

ESTAGIÁRIOS - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) mantém processo seletivo permanente para contratação de estagiários para as 99 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. As vagas são para estudantes de nível médio, do curso Normal (Magistério), e superior, em diversas áreas do conhecimento, para apoio aos professores e alunos nas atividades pedagógicas da escola. A prioridade é para estagiários do curso de Pedagogia.  Para candidatar-se, o estudante deve preencher o cadastro no site do programa de estágios da prefeitura. É necessário estar matriculado e ter 16 anos completos até a data da inscrição. Saiba mais.

SEMÁFOROS INTELIGENTES - A prefeitura faz chamamento público para teste de novas tecnologias para semáforos inteligentes. A iniciativa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) busca aferir e especificar a tecnologia para posterior compra por meio de licitação. A divulgação ocorreu no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). As empresas que manifestarem interesse em participar do chamamento têm até 20 de agosto para enviar a documentação necessária.  O sistema adaptativo de controle semafórico altera automaticamente os tempos dos semáforos. Os equipamentos devem ser capazes de calcular defasagens, ciclos e tempos de verdes dos semáforos, considerando as condições de rede de sincronismo pré-estabelecidas pela EPTC. 

PRÊMIO EPTC - A Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que as inscrições para o 12º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito foram prorrogadas até o dia 30 de agosto. Moradores, estudantes e trabalhadores do município de Porto Alegre podem obter mais informações sobre o concurso neste link. Os trabalhos devem ser entregues na av. Erico Verissimo, nº 100, bairro Menino Deus, acompanhados da ficha de inscrição. O objetivo do concurso, aberto ao público, é estimular crianças, jovens e idosos, além de educadores das instituições de ensino, profissionais da comunicação e público em geral, a adotarem comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano para todos nas relações do dia a dia da circulação.

MARQUISES - Com o objetivo de evitar acidentes com marquises e sacadas projetadas sobre logradouros públicos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) alerta síndicos e proprietários sobre a importância da apresentação do Laudo de Estabilidade Estrutural em dia. A legislação atual estipula que o laudo deve ser apresentado a cada três anos, cabendo aos proprietários a manutenção e a conservação de fachadas, sacadas e marquises. O valor da multa é R$ 2.083,87. O laudo assinado por um responsável técnico deve ser protocolado na sede do Escritório de Licenciamento (rua Júlio de Castilhos, 505). Mais informações podem ser acessadas neste link. A Unidade de Manutenção Predial pode ser contatada pelo telefone (051) 3289-8827.  

ESCOLA DO TRABALHADOR - O Sine Municipal disponibiliza, em 2019, uma sala para cursos do projeto Escola do Trabalhador, do Ministério do Trabalho. A estrutura física, com equipamentos de informática e mobiliário, foi montada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), sem custos para a prefeitura. O Sine cederá profissionais para monitoria, acompanhamento, organização e execução do projeto. A sala fica na sede da unidade da esquina da avenida Sepúlveda com a Mauá. Os alunos poderão usar o espaço das 8h às 17h.

POA.HUB - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio do poa.hub, órgão vinculado à Coordenação de Inovação (CI), está disponibilizando no site oficial vagas para quem quer trabalhar em startups, empresas novas, com projetos ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. A iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre já apoiou mais de cem projetos empreendedores desde a sua criação, em abril de 2017. Localizado na avenida Azenha, 295, bairro de mesmo nome, o espaço poa.hub faz parte do Sistema de Inovação e Empreendedorismo implementado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Para a inscrição de projetos, é necessário preencher o formulário clicando aqui

ME ADOTA - Os animais albergados chegam à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) da prefeitura vítimas de maus tratos, alguns abandonados pelos próprios tutores que os deixaram para tratamento. Antes de serem liberados para adoção, são vacinados, desverminados, castrados e microchipados. A Smams ainda assegura atendimento gratuito vitalício. Aqueles mais idosos, ou com deficiências físicas, além das consultas clínicas e vacinas anuais, terão direito à cirurgia caso necessário. Quem quiser adotar pode dirigir-se  à Usav, na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O futuro tutor deve apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. A Smams disponibiliza um álbum com fotos e dados dos animais disponíveis na página dos Direitos Animais no Facebook.

BANCO DE LEITE - O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo. Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334. Saiba mais.

ALUGUEL SOLIDÁRIO - Proprietários de imóveis para alugar podem se inscrever para participar do programa Moradia Primeiro, com o objetivo de oferecer oportunidades de superação da situação de rua a pessoas acompanhadas pelas equipes de abordagem de assistência social e saúde. Se o imóvel atender aos critérios de inclusão, uma equipe da prefeitura entrará em contato para fazer a vistoria e habilitá-lo ou não no programa, incluindo na lista de imóveis cadastrados. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, apresentado no início de maio pela prefeitura, e consiste em oferecer acesso imediato à moradia, com estímulo à autonomia e autodeterminação, sendo que o imóvel e outros serviços são escolhidos pelo beneficiário, conforme opções pré-selecionadas. Interessados em cadastrar seu imóvel devem acessar este link ou diretamente o formulário.  

AÇORIANOS DE DANÇA - Estão abertas, até o dia 15 de dezembro, as inscrições ao Prêmio Açorianos de Dança 2019. Podem se inscrever espetáculos, performances, produções e projetos que estrearam em Porto Alegre no ano de 2019, produzidos por artistas locais ou aqui radicados (veja o cronograma completo abaixo). O edital estará à disposição dos participantes junto ao Centro de Dança, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, na av. Erico Verissimo, nº 307. O documento também pode ser acessado na página da Secretaria Municipal da Cultura, no Diário Oficial de Porto Alegre e no blog do Centro de Dança

 

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes