Previsão de pautas: sexta-feira, 16 de abril

16/04/2021 08:27

ENSINO REMOTO - A Prefeitura de Porto Alegre lança nesta sexta-feira, 16, o site Conexões em Rede, ferramenta virtual que irá servir como base para o projeto de ensino remoto da rede pública municipal. A apresentação será realizada pelo prefeito Sebastião Melo e a secretária de Educação Janaina Audino, em live às 11h, na página do prefeito no Facebook. Após a apresentação, eles atendem a imprensa. Os jornalistas interessados em participar da coletiva podem se cadastrar através do e-mail: comunicacao.gp@portoalegre.rs.gov.br.

COVID-19 - A vacinação da primeira dose contra Covid-19 para pessoas com 63 anos ou mais continua nesta sexta-feira, 16, na Capital. A Secretaria Municipal de Saúde também orienta que pessoas imunizadas há mais de 21 dias com a primeira dose da Coronavac/Butantan fiquem atentas à data para aplicação da segunda dose, completando o esquema vacinal. São 30 unidades de saúde, abertas das 8h às 17h, e três drive-thrus localizados nos estacionamentos do Big Sertório, Big Barra Shopping Sul e PUCRS, com atendimento das 9h às 17h. O Centro de Saúde Modelo passa a realizar a vacinação contra Covid-19 no salão da igreja Nossa Senhora do Líbano, localizada em frente ao serviço (rua Jerônimo de Ornelas, 60). A alteração é para acomodar melhor as pessoas em função da campanha de vacinação contra a gripe.

GRIPE - Prossegue nesta sexta-feira, 16, a campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza), que será dividida em três etapas. Em Porto Alegre, o atendimento é feito em 40 unidades de saúde. Nesta primeira etapa, que se estenderá até 10 de maio, a imunização é destinada a crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes e puérperas (que deram à luz recentemente), indígenas e trabalhadores da área de saúde. Na segunda fase da campanha, entre 11 de maio e 8 de junho, serão imunizados os idosos de 60 anos para cima e os professores. E na terceira etapa, de 9 de junho a 9 de julho, a vacinação será para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas. Clique aqui para conferir os locais de vacinação.

SEGUNDA DOSE - Os profissionais de saúde que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em farmácias a partir de 23 de março já podem buscar a segunda dose na rede de farmácias parcerias da prefeitura. A recomendação é de que estas pessoas compareçam a uma loja entre 21 e 28 dias a partir do recebimento da dose 1. O prazo deve ser contado a partir do dia seguinte ao da administração da vacina, pois o dia da aplicação é chamado Dia Zero. Não há necessidade de o profissional comparecer no mesmo local onde fez a aplicação da primeira dose. Para ser vacinado, será necessário apresentar a carteira de vacinação que comprova a primeira aplicação e documento de identidade. As farmácias atendem das 9h às 17h, exceto a Panvel do Iguatemi, que inicia o serviço às 10h, horário de abertura do shopping.

ÁREAS DE APOIO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) antecipou o calendário de vacinação da Covid-19 para trabalhadores de apoio de serviços de saúde. Nesta sexta-feira, 16, passam a ser atendidos aqueles entre 18 anos e 25 anos incompletos. O público deve comparecer a uma das 19 farmácias parceiras da SMS com a documentação necessária. O horário é das 9h às 17h, exceto na Panvel do Iguatemi, que abre às 10h, horário de abertura do shopping.

FARMÁCIA IAPI - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a Farmácia Distrital IAPI, no bairro Passo D'Areia (rua Três de Abril, 90), terá novas instalações. Em função da reforma, o serviço estará fechado ao público nesta sexta-feira, 16. Nesse dia, pessoas referenciadas no local poderão retirar os medicamentos em unidades de saúde ou nas demais farmácias distritais do município. A reabertura está prevista para segunda-feira, 19, com funcionamento das 8h às 17h. As novas instalações qualificarão o atendimento, com ampliação da área de espera com cadeiras, área física aumentada e dois consultórios. O número de guichês passa de oito para 11, facilitando o acesso do público.

CENTRO HISTÓRICO - A Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), responsável pelo programa de Reabilitação Urbanística do Centro Histórico, amplia as formas de contribuição da sociedade civil organizada para elaboração do projeto final a ser apreciado pela Câmara de Vereadores. A partir desta sexta-feira, 16, até 18 de maio, entidades, associações e grupos organizados ligados ao Centro da Capital podem agendar uma reunião com a equipe da Diretoria do Planejamento Urbano da Smamus para discutir o programa. Para isso, é preciso entrar em contato pelo e-mail planodiretor@portoalegre.rs.gov.br. Para participar de forma individual, é preciso preencher o formulário da Consulta Pública sobre o tema até o dia 10 de maio.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades, atendendo nove locais nesta semana. A ação ocorre a partir das 8h. O projeto Bota-Fora tem o objetivo de auxiliar no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos. O trabalho busca evitar que resíduos descartados irregularmente nas ruas obstruam arroios e bocas de lobo, causando alagamentos. Também se destina a atender as comunidades em vulnerabilidade social. Nesta sexta-feira, 16, serão atendidas as comunidades Sapolândia (Lami), Três Figueiras (Vila Nova) e Glorinha (Cascata).

REDE PLUVIAL - Com o objetivo de diminuir os alagamentos que ocorrem em dias de chuva entre a rua Intendente Alfredo Azevedo e a avenida Oscar Pereira, no bairro Glória, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) está construindo uma nova travessia de rede pluvial e substituindo trecho da tubulação de drenagem no local. Os serviços devem seguir por mais 20 dias, a depender das condições técnicas e climáticas. Para a implantação da travessia, foi preciso bloquear o trânsito na rua Intendente Alfredo Azevedo com o apoio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O trânsito seguirá bloqueado até esta sexta-feira, 16.

EMPREENDEDORISMO - O Sine Municipal está disponibilizando vagas gratuitas para curso on-line com foco no empreendedorismo para pessoas a partir de 18 anos. As inscrições podem ser feitas aqui. A capacitação é realizada em parceria com o projeto Gerdau Transforma. O cenário econômico que surgiu a partir da pandemia acentuou a necessidade de negócios próprios e conhecimento sobre microempreendimento. Com este foco, foi criado em 2020 o programa Gerdau Transforma, com o objetivo de promover capacitação nas diferentes áreas do empreendedorismo. São 30 horas de treinamento durante as quais o aluno vai desenvolver o conceito de produto/serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa, entre outros conteúdos. O curso será realizado de 26 a 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, pela plataforma do YouTube

IPTU - Os contribuintes de Porto Alegre que não pagaram o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021 terão um novo prazo até 30 de abril para aderir ao parcelamento. Nesta etapa, a Secretaria Municipal da Fazenda encaminhará uma proposta personalizada com prazos mais dilatados para os chamados bons pagadores, contribuintes que sempre quitaram o tributo, mas que nos últimos dois anos não conseguiram regularizar em razão das dificuldades econômicas. O contribuinte que não recebeu a proposta e deseja parcelar o tributo pode realizar no site. O serviço está disponível todos os dias, 24 horas por dia, é fácil, rápido e pode ser realizado sem a necessidade de contato com a secretaria.

TRECHO 2 DA ORLA - Empresas interessadas em participar da rodada de encontros virtuais com interessados na concessão do Trecho 2 da Orla do Guaíba devem mandar e-mail para trecho2@portoalegre.rs.gov.br, com a indicação de data e horário de preferência para a realização do encontro. O agendamento será feito de acordo com a ordem de recebimento das solicitações. O regramento das reuniões, de 14 até 22 de abril, está disponível aqui.  A sondagem do mercado será realizada de forma individual pela Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), com a participação do Instituto Semeia, parceiro da prefeitura na estruturação do projeto. Localizado entre a Rótula das Cuias e o Arroio Dilúvio, o Trecho 2 teve alterações no projeto. A prefeitura retirou a obrigatoriedade da instalação de uma roda gigante no Trecho 2, o que reduziu os investimentos obrigatórios de R$ 70 milhões para R$ 25 milhões.

CINEMA ESCOLAR - Promovido pela Coordenação de Cinema e Audiovisual da Secretaria Municipal da Cultura  e UFRGS, o 12º Festival Escolar de Cinema. prossegue até dia 18 de abril. O evento é um dos projetos do Programa de Alfabetização Audiovisual e será realizado de forma on-line, gratuita e oferecendo certificação da Pró-Reitoria de Extensão da Ufrgs. Dividido em quatro eixos temáticos, o programa do festival abordará os temas Histórias do Brasil, Diferente é Normal, Cinema, Infâncias e Imaginação e O Mundo da Escola. A cada módulo, serão apresentados quatro filmes em curta-metragem. Participam da realização do festival a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação e a Cinemateca Capitólio, vinculada à Secretaria Municipal da Cultura. Veja a programação no site www.alfabetizacaoaudiovisual.poa.br.

ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS - Quem for se vacinar nos drive-thrus poderá contribuir com a campanha de arrecadação que a Prefeitura de Porto Alegre realiza com a Rede de Banco de Alimentos do RS. As doações de alimentos não perecíveis podem ser entregues nos três pontos: Big Sertório, Big Barra Shopping Sul e PUCRS. As doações arrecadadas serão encaminhadas ao Banco de Alimentos, que ficará responsável pela destinação.

TERRÁRIO URBANO - A área localizada na Rua Lucas de Oliveira, ao lado do número 1831, esquina com a Avenida Neuza Brizola, será a primeira a se tornar um Terrário Urbano em Porto Alegre. O projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) transformará áreas públicas ociosas em espaços sustentáveis de lazer, convivência e contato com a natureza.  O edital de licitação pode ser acessado no Portal de Compras Públicas, Pregão Eletrônico 143/2021. A sessão pública ocorrerá em 4 de maio, às 10h. Um dos benefícios do projeto é o direcionamento do valor da outorga obtido na licitação de áreas centrais e mais valorizadas na implementação de terrários em áreas periféricas, que serão disponibilizadas para o uso e gestão da comunidade e associações sem nenhum custo.

CARTÃO SOCIAL - Os beneficiários que receberam o Cartão Social em 2020, e ainda possuem saldo, devem usar os créditos até 31 de julho de 2021. Após esta data, os cartões serão bloqueados. A ação da prefeitura, executada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), beneficiou 3.931 pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que se enquadraram nos critérios de vulnerabilidade social e situação de pobreza. Os créditos podem ser utilizados na compra de gêneros alimentícios, material de higiene e limpeza em mercados, supermercados e padarias

CULTURA - Está aberto o período de inscrições para os interessados na proponência de projetos culturais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). O chamamento é aberto para contratação de empresas da área para prestação de serviços de elaboração, formatação e acompanhamento dos projetos, através das leis de incentivo à cultura junto aos Governos Federal e Estadual, além de projetos não incentivados, conforme o calendário de eventos da SMC. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. O período de inscrição é de 1º de março de 2021 a 31 de dezembro de 2022. Os documentos poderão ser entregues na sede da Coordenação de Economia Criativa (av. Independência, 453 - Bairro Independência) ou enviados para o e-mail adrianamartins@portoalegre.rs.gov.br.

PROJETOS SOCIAIS - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está com edital permanente de credenciamento aberto para organizações sociais civis (Oscs) interessadas em firmar termo de fomento ou acordo de cooperação para projetos sociais a comunidades reassentadas ou de áreas em regularização fundiária. O cadastro ocorre em fluxo contínuo, isto é, não tem prazo final para recebimento de documentação. O edital completo pode ser conferido neste link. Os documentos podem ser enviados pelo email credenciamento.OSC@demhab.com.br A cada dia 5 do mês, sempre que houver novos credenciados, o Demhab publicará os nomes das instituições com cadastro aprovado. Após a publicação, o cadastro terá validade de 12 meses.

BANCO DE LEITE - O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) segue recebendo doações de leite materno. O Ministério da Saúde desenvolveu protocolos que indicam a importância da doação, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Podem doar as mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre. O único impedimento é se a mãe estiver com sintomas gripais ou se caso tenha tido contato com pessoas com esses sintomas. Para fazer a doação, basta entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, ou pelo telefone 3289-3334.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes