Previsão de pautas: sexta-feira, 17 de março

17/03/2023 08:40

SKATE 1 - Os principais skatistas brasileiros estarão em Porto Alegre para a etapa STU National - circuito brasileiro de skate – que ocorre a partir desta sexta-feira, 17, até domingo, 19, no complexo esportivo da Orla do Guaíba. A maior pista da América Latina receberá estrelas como Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Pedro Barros e Augusto Akio, o Japinha. As competições acontecem a partir do meio da manhã até o final da tarde. Nesta sexta, serão disputadas as eliminatórias do street masculino (9h20) e do park masculino (13h40), além do Best Trick Monster (19h), competição de manobras no obstáculo exclusivo Monster. No sábado, 18, acontece o festival URB Music Tour, que  acompanha todas as etapas do circuito. A EPTC vai disponibilizar mais de 100 agentes de trânsito e transporte e 20 viaturas para garantir a segurança viária durante todo o evento.

SKATE 2 - Mais do que um esporte, a prática do skate tem um papel importante como ferramenta de inclusão social em projetos realizados em regiões descentralizadas de Porto Alegre. De 17 a 19 de março, a prefeitura e o STU National levarão 90 crianças e adolescentes de três comunidades para assistir às competições do circuito nacional de skate que acontecerão no trecho 3 da Orla do Guaíba. Ônibus da Carris conduzirão as crianças, acompanhadas de monitores, até o local da competição, em horários especiais. O objetivo é permitir uma experiência mais intensa com o esporte, aproveitando a movimentação gerada em Porto Alegre com as presenças de atletas e praticantes do skate de todo o Brasil. Saiba mais.

SAINT PATRICK'S DAY - Nesta sexta-feira, 17, as comemorações de Saint Patrick’s tomam conta do 4º Distrito, região de Porto Alegre que concentrará a maior parte das festas em homenagem ao santo irlandês. Repetindo o sucesso de 2022, pelo menos seis vias estarão fechadas para que a população possa comemorar pelos bairros (consulte abaixo os horários). Nesta edição, a festa deve se estender também pelo fim de semana e inclui outras áreas da Capital. De acordo com os organizadores do evento no 4º Distrito, a expectativa é receber 20 mil pessoas e comercializar mais de 100 mil litros de cerveja em 150 torneiras entre bares e restaurantes. A região concentra o maior número de cervejarias artesanais do Brasil, fazendo dessa área o Polo Cervejeiro de Porto Alegre. Saiba mais.

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém nesta sexta-feira, 17, a aplicação da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais. A vacinação também segue para imunocomprometidos com 12 anos ou mais. São 35 locais aplicando o imunizante. A abertura de faixas etárias está sendo escalonada para evitar aglomerações nos pontos de vacinação. Bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos também podem ser imunizados. A aplicação ocorre na Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde IAPI, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos, Santa Marta e Tristeza. O esquema vacinal para este grupo é em três doses: a segunda 28 dias (quatro semanas) após a primeira e a terceira oito semanas após a segunda. Para crianças e adultos, a vacinação será mantida em diferentes locais. Saiba mais.

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que pode ocorrer desabastecimento ou baixa pressão nesta sexta-feira, 17, a partir das 10h, devido a serviços programados pelo Grupo CEEE Equatorial que afetam o sistema de abastecimento de água Belém Novo. O serviço está previsto para ocorrer até as 16h e pode ser cancelado caso as condições climáticas não sejam favoráveis. A ação pode atingir os bairros Aberta dos Morros, Belém Novo, Campo Novo, Chapéu do Sol, Hípica, Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa e Restinga. Caso ocorra desabastecimento, a previsão de retorno pleno da água é na noite de sexta e madrugada de sábado, 18.

PORTO ALEGRE EM CENA - Atrações para todos os públicos estão na programação da segunda etapa do 29º Porto Alegre em Cena, que segue até 26 de março, durante as comemorações do Mês de Aniversário da Capital. Os ingressos estão à venda pela plataforma GuichêWeb. Foram selecionados 16 espetáculos entre os 137 inscritos. Nesta edição, a curadoria do festival é formada por um grupo composto por nomes conhecidos das artes cênicas. As apresentações incluem 11 montagens para o público adulto e cinco espetáculos para crianças e juventude. Veja aqui a grade completa

ATELIER LIVRE - O Atelier Livre Xico Stockinger promove nesta sexta-feira, 17, a partir das 19h, no auditório do Atelier (avenida Érico Veríssimo, 307), um bate-papo com Paulinho Chimendes. O artista falará da sua trajetória artística, exposições coletivas e individuais, desde a primeira mostra, há 50 anos no Atelier Livre. As vagas são limitadas e deve ser feitas por este link. Chimendes iniciou no Atelier Livre da prefeitura em 1967, ainda quando a escola funcionava no segundo piso do Mercado Público.

ARTESANATO - A prefeitura promove seleção pública para preenchimento de 14 vagas na Feira de Artesanato da Praça da Alfândega, no Centro Histórico. As inscrições encerram-se nesta sexta-feira, 17, das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), localizada na Travessa São José, 455, bairro Navegantes. A feira funciona de segunda à sexta-feira, com opção facultativa aos sábados. Ao todo, 38 artesãos podem comercializar seus produtos no espaço público.

IPTU - Estão disponíveis as guias de parcelamento do IPTU em até dez vezes para quem perdeu o prazo para pagamento em dia. O vencimento da primeira prestação acontece no dia 31 de março. Os documentos estão disponíveis no site do IPTU, em IPTU em dívida - pagamento parcelado. Os contribuintes que não quitaram o imposto ou não aderiram ao parcelamento até o dia 8 de março, foram inscritos em dívida ativa. Ao realizar o pagamento da primeira parcela, eles eles regularizam a situação perante o fisco municipal.

ITBI - A prefeitura realiza a segunda edição da campanha que incentiva a regularização das transações imobiliárias com redução na alíquota do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) - de 3% para 1,5% - para os chamados contratos de gaveta. O prazo para participar termina em 31 de março. O benefício abrange as transações de compra e venda, de permuta e de dação em pagamento, realizadas até 31 de dezembro de 2021 e que ainda não tenham sido formalizadas por escritura pública junto ao Tabelionato de Registro de Imóveis.

PROCESSO SELETIVO - A prefeitura publicou edital de abertura de processo seletivo para agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. As informações constam no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). As inscrições podem ser feitas nos sites da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) ou no portal da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) até 23 de março. 

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes