Previsão de pautas: sexta-feira, 2 de dezembro

02/12/2022 08:36

SERVIÇOS ESSENCIAIS- A prefeitura mantém os serviços essenciais com funcionamento normal nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa 2022. O Brasil joga sua terceira partida na competição nesta sexta-feira, 2, às 16h, contra Camarões. As unidades de saúde, vacinação e hospitais não sofrem alterações de expediente. O mesmo vale para os serviços de limpeza urbana, segurança, transporte e assistência social. A alteração de expediente da administração direta, autárquica e fundacional nos serviços não considerados essenciais consta no decreto municipal 21.732. O expediente será das 8h30 às 14h30. As horas não trabalhadas deverão ser compensadas pelos servidores de acordo com a legislação vigente.

TELÕES - A população poderá assistir, ao vivo, aos jogos do Brasil na Copa do Mundo no Catar por meio de quatro telões instalados em pontos descentralizados de Porto Alegre. Nesta sexta-feira, 2, será transmitida a terceira partida de Seleção Brasileira, às 16h, contra a Camarões. Os telões serão colocados na Praça Montevidéu (Centro); Praça México (Jardim Dona Leopoldina); Praça Darcy Azambuja (Partenon) e na Esplanada da Restinga (Restinga). A prefeitura obteve autorização junto à Fifa, e a iniciativa vale apenas para os jogos do Brasil. Cada transmissão terá início 30 minutos antes da partida. 

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde prossegue, nesta sexta-feira, 2, com a vacinação contra Covid-19 de bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos com comorbidades. A vacina pediátrica Pfizer baby estará disponível em dez unidades de saúde. A vacinação está mantida para crianças e adultos em diferentes locais. A aplicação da primeira dose para crianças de 3 e 4 anos será em oito unidades. Para crianças a partir de 5 anos, a vacinação poderá ser feita em 19 unidades de saúde. A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 34 locais. A quarta dose está disponível para pessoas com idades a partir de 18 anos vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses.

TRANSPORTE COLETIVO - Em razão do jogo da Seleção Brasileira, a prefeitura vai reforçar a oferta nas linhas de maior atendimento dos principais eixos do transporte coletivo duas horas antes do início da partida. Os passageiros podem consultar os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo, em tempo real, na função GPS do app do Cittamobi ou Cartão TRI, disponível para smartphones iOS e Android, e também na tabela horária disponível no site da empresa. Linhas que receberão reforço: 398 Pinheiro, 397 Bonsucesso, 491 Passo Dornelles, 631 Parque dos Maias, 627 Agostinho, 6135 Sarandi Elisabeth, 494 Rubem Berta, 662 Rubem Berta, 210 Restinga Nova, 211 Restinga Velha, 171 Ponta Grossa, 268 Belém Novo, 523 Triângulo/24 de outubro/Auxiliadora e 624 São Borja.

SINE NO TERRITÓRIO - O Sine no Território será realizado nesta sexta-feira, 2. A intermediação de mão de obra ocorrerá no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Leste 1 (R. Jerusalém, 615 - Bom Jesus), das 9h às 15h. Interessados devem levar documento oficial com foto.

NATAL DOS ENCANTOS - As comemorações do Natal dos Encantos, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, iniciam-se nesta sexta-feira, 2, às 19h30, com o acendimento das luzes do Paço Municipal (Praça Montevidéu s/n), Mercado Público e Praça da Alfândega. Outras praças da cidade também deverão ser iluminadas. Prefeitos voluntários de 196 praças receberam kits de iluminação para embelezar a Capital e incentivar o espírito natalino nas comunidades. Para criar o clima de encanto e emoção do Natal, no mesmo horário do acendimento das luzes, sinos de igrejas de Porto Alegre irão badalar, em uma ação coordenada com a Cúria Metropolitana. Após, em um gesto simbólico, o prefeito Sebastião Melo entregará as chaves da cidade para o Papai Noel. Acesse aqui a programação completa.

DIA DO SAMBA - O Dia Nacional do Samba será comemorado no Mercado Público de Porto Alegre. A programação terá 12 horas de música, com início ao meio-dia. As atividades também serão transmitidas pelas redes sociais. Entre as atrações,  o grupo Kara 6, Brazil Estrangeiro, Samba do Irajá, Claudio Barulho e Banda, Negras  Em Canto e Grupo Puro Samba, Puro Asthral e Samba do Arvoredo. O encerramento será com Uma Oração do Sambista. A programação vai contar, ainda, com uma atração nacional surpresa. A partir das 13h15 começa o aquece para o jogo Brasil x Camarões que terá transmissão, às 16h,  em telão instalado em frente ao Paço Municipal. 

POA EM CENA - Os espetáculos da 29ª edição do Porto Alegre em Cena continuam movimentando a Capital nesta sexta-feira, 2. Após dois anos de pandemia, o evento de artes cênicas retoma sua agenda com apresentações presenciais - um dos destaques é a montagem Sísifo, monólogo com Gregório Duvivier, que tem sessão única nesta sexta, às 21h, no Salão de Atos da PUCRS. Os ingressos para Sísifo custam entre R$ 30 e R$ 120. Vendas pelo site Guichê Web ou na Pucrs Store, que fica no térreo do prédio Living 360º (Prédio 15), no Campus da UFRGS (avenida Ipiranga, 6681), das 11h30 às 21h30. Ainda nesta sexta-feira, a montagem Terra Adorada terá apresentação, às 19h, na Sala Álvaro Moreyra, enquanto o espetáculo de rua Maria, seus filhos, suas filhas realiza performance a partir das 18h, na Esquina Democrática. Confira aqui mais informações.

MONUMENTOS - Começa nesta sexta-feira, 2, e segue até domingo, 4, o Noite dos Museus Monumentos, com o objetivo de explorar monumentos de Porto Alegre e permitir que a população conheça mais sobre a história de cada obra. Serão 12 locais que receberão uma iluminação especial e terão visitas guiadas. O Jardim do Dmae, no bairro Moinhos de Vento, participa da programação, com as quatro estátuas conhecidas como Afluentes do Guaíba. No sábado, também haverá show musical, a partir das 18h, tendo como atrações os grupos Violas ao Sul, Sexteto Gaúcho, Alma Lusitana e a Orquestra Jovem RS. As apresentações são abertas ao público. A prefeitura de Porto Alegre é apoiadora do evento, realizado pela produtora Rompe Cabezas.

PROCEMPA - A presidente da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), Leticia Batistela, estará presente nesta sexta-feira, 2, às 9h, na VI Jornada JucisRS de Interiorização, evento organizado pela Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS). Ela integrará o painel Cidades Inteligentes. O evento contará com 19 painéis que trarão debates sobre inovação e novas tecnologias, governo digital, desburocratização, melhorias no ambiente de negócios, empreendedorismo, sustentabilidade e outros assuntos.

ATELIER LIVRE - O Atelier Livre Xico Stockinger, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, promove a 1º Mostra de Artes Visuais do Projeto Semeando Arte - A Arte Experimentada no Atelier de Verdade. O evento, na Galeria L do Centro Municipal de Cultura (avenida Erico Verissimo, 307) abrirá no dia 2 de dezembro e permanecerá em cartaz até o dia 10. A visitação é gratuita, das 9h às 18h. O projeto  foi concebido em parceria com a Escola Estadual Mané Garricha, com os alunos dos quartos e quintos anos, A e B

IPTU DIGITAL - Além de contar com um desconto fixo de 5% para pagamento em cota única, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2023 também oferece descontos adicionais de 3% para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas que estiverem em dia com o fisco municipal e de mais até 3% para as pessoas físicas que solicitaram a inclusão do seu CPF em notas fiscais de serviço na Capital. O IPTU agora é 100% digital, com as guias sendo disponibilizadas no site prefeitura.poa.br/iptu e não mais enviadas pelos Correios. As guias também podem ser recebidas por e-mail por aqueles que fizerem o seu cadastramento no site. Outra novidade é que a data de pagamento com desconto passou para 8 de fevereiro, dando mais prazo para os contribuintes aproveitarem o abatimento. As guias do IPTU 2023 estarão disponíveis no site a partir de 2 de janeiro.

POLIOMIELITE - Porto Alegre mantém a vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). A vacina seguirá disponível em todas as unidades de saúde para o público etário com indicação no calendário oficial de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O esquema prevê três doses para bebês (aos 2, 4 e 6 meses de vida) e duas doses de reforço, uma aos 15 meses (1 ano e 3 meses) e a segunda aos 4 anos. Caso o esquema vacinal esteja atrasado, a criança pode receber doses até completar 5 anos de idade. Confira os locais

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes