Previsão de pautas: sexta-feira, 23 de janeiro

22/01/2026 17:34

CARNAVAL 2026 - A mostra de samba-enredo das escolas do Grupo Bronze ocorre nesta sexta-feira, 23, a partir das 20h, na quadra da escola Fidalgos e Aristocratas (avenida Ipiranga, 2485 – Santana), reunindo as seis escolas que vão desfilar neste ciclo carnavalesco, além da Tribo Os Comanches.

FUTEBOL FEMININO - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), publicou aviso de prorrogação do edital de chamamento público para a implantação de dois núcleos de futebol de base feminino no município. O prazo inicial para o envio das propostas, que se estendia do dia 5 a 23 de janeiro, passou a ter como encerramento o dia 27 de fevereiro, às 17h. 

EDUCAÇÃO INFANTIL -  A Prefeitura de Porto Alegre começou o processo de designação de vagas da Educação Infantil. Até sexta-feira, 23, as famílias que se inscreveram para concorrer a uma vaga na rede municipal serão contatadas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Todas receberão mensagem via WhatsApp - tanto aquelas cujas crianças foram contempladas neste primeiro momento, quanto as que ainda não obtiveram vaga. O período de matrícula ocorre de 3 a 9 de fevereiro, diretamente na escola para a qual a criança foi designada.

PARQUE FARROUPILHA - O trabalho para restabelecer a iluminação do Parque Farroupilha, a Redenção, terá início nesta sexta-feira, 23, e deve ser concluído nos próximos dias devido ao tamanho dos estragos na rede de média tensão que abastece o parque. A Prefeitura e a IPSul realizam ações de manutenção corretiva sempre que os furtos são identificados. 

ESTÁGIOS - A Prefeitura de Porto Alegre recebe até 4 de fevereiro as inscrições em processo seletivo público de estágio 001/2026 para contratação de estudantes de graduação em várias áreas, além de cursos médios e técnicos, para atuarem nos órgãos da administração direta e para formação de cadastro reserva. As inscrições devem ser feitas por meio da plataforma on-line do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). A realização da prova on-line de cursos superiores tem data prevista para 9 a 10 de fevereiro e a prova on-line dos cursos médio e técnico em 11 a 12 de fevereiro, com estimativa de divulgação do gabarito preliminar em 13 de fevereiro. 

IPTU 1 - A prefeitura liberou as guias do IPTU dos imóveis localizados na mancha de inundação da enchente de 2024 que estavam temporariamente bloqueadas. Além da liberação das guias, os contribuintes dessas áreas podem consultar, no site do IPTU, o detalhamento do cálculo do imposto. Ao acessar a aba de cálculo e informar os dados do imóvel, é possível comparar o valor venal que constava no cadastro antes da reavaliação com o valor de mercado inferido pelo estudo realizado em 2025, além de verificar se houve abatimento no imposto. O sistema também apresenta um resumo explicativo com a conclusão da análise.

IPTU 2 - Os beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida – Reconstrução, na modalidade Compra Assistida, já podem solicitar os benefícios relacionados ao IPTU. Para o IPTU de 2025, a prefeitura vai suspender até 9 de março de 2026 a cobrança do imposto do imóvel adquirido pelo programa. Para ter acesso aos benefícios, o proprietário deve fazer a solicitação, preferencialmente pelo Portal de Serviços da Secretaria Municipal da Fazenda, no item "Benefício Fiscal IPTU - Programa Minha Casa Minha Vida (Reconstrução, na modalidade Compra Assistida).

NEGOCIAÇÃO COM DMAE - Os clientes de tarifa social do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) têm isenção de multas, juros e atualização monetária na renegociação de dívidas. O benefício é parte do programa Em Dia com o Dmae, em andamento até 1º de março. Para garantir o desconto, o consumidor deve estar com as três últimas faturas de água em dia. Caso contrário, é necessário o pagamento de uma entrada equivalente ao valor das cinco faturas mais recentes. Saiba mais no link.

DEBUT SOLIDÁRIO - Estão abertas, até 27 de fevereiro, as inscrições para a quarta edição do Debut Solidário, iniciativa que promove inclusão social e realiza o sonho do baile de debutantes para meninas da rede pública de ensino. A ação é promovida pela Associação Leopoldina Juvenil, com apoio do Gabinete da Primeira-Dama (GPD) e do Movimento de Mulheres Marlene Martini Carneiro. O baile ocorrerá no dia 5 de outubro de 2026, a partir das 19h, na sede da Associação Leopoldina Juvenil, no bairro Moinhos de Vento. Nesta edição, serão selecionadas 30 jovens que completam 15 anos em 2026 e que estudam na rede pública estadual ou municipal.

CONSERVAÇÃO DE VIAS - Os serviços de conservação de vias da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) ocorrem em todas as regiões da Capital de 19 a 23 de janeiro. Veja aqui as ruas que irão passar por manutenção ou conservação nesta semana. 

MINHA CASA MINHA VIDA - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) abre, entre os dias 17 de janeiro e 18 de fevereiro, o período de atualização cadastral para pessoas já inscritas no programa Minha Casa Minha Vida em Porto Alegre. A medida é destinada exclusivamente aos cadastros realizados até dezembro de 2023 e é obrigatória apenas para quem precisa corrigir ou complementar informações. O procedimento deve ser feito somente de forma online, pelo próprio interessado, utilizando CPF e senha neste site. Quem não lembrar a senha pode recuperá-la no sistema. Não serão aceitos novos cadastros neste período.

 

Bianca Dilly