Previsão de pautas: sexta-feira, 31 de março

31/03/2023 08:32

SOUTH SUMMIT 1 - A prefeitura anuncia, nesta sexta-feira, 31, a empresa contratada para realizar o Plano de Ação Climática que irá definir o planejamento, traçar metas e prazos para que Porto Alegre atinja o objetivo de reduzir em 50% as emissões de gases poluentes até 2030 e zerar as emissões até 2050. A ato acontece às 13h30, no estande da prefeitura no Marketplace, armazém 4, no Cais Mauá, e contará com a presença do prefeito Sebastião Melo e representantes do Banco Mundial, financiador do projeto, e das empresas responsáveis pela execução do plano. Acesse aqui a programação completa.

SOUTH SUMMIT 2 - As mudanças realizadas em Porto Alegre nos últimos anos para tornar a capital gaúcha o melhor ambiente de negócios do Brasil é o tema do painel Good place for business que será realizado nesta sexta-feira, 31, no South Summit Brazl. Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Julia Tavares, e da Fazenda, Rodrigo Fantinel, mostram a partir das 14h,no espaço Grouth Stage, todas as mudanças realizadas na legislação, desonerações e os incentivos dados aos empreendedores, que tornaram Porto Alegre um ambiente reconhecido nacionalmente.

SOUTH SUMMIT 3 - A prefeitura distribuirá, nesta edição de 2023 do South Summit Brazil, cem ingressos para integrantes de projetos sociais que tenham relação com a comunidade. Adolescentes acompanhados pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), em serviços e cursos de trabalho educativo na rede socioassistencial de Porto Alegre, participam do Day Pass nesta sexta-feira, 31. O tour pelo complexo do South Summit no Cais Mauá acontece a partir das 9h, passando pela Arena principal. Às 11h serão recepcionados no espaço da prefeitura pelo prefeito Sebastião Melo. Os estudantes, entre 14 e 17 anos, participam de cursos na área de informática, designer de jogos, multimídia, em instituições como Senac Tech, Osicom e Fundação Pão dos Pobres. O grupo do Projeto Pescar da Procempa também deverá visitar o evento nesta sexta-feira, 31, entre 8h30 e 17h.

VACINAÇÃO -  A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue nesta sexta-feira, 31, com a vacinação contra a Covid-19. O público apto a receber a vacina bivalente inclui pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais. A vacinação segue para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos com 12 anos ou mais e profissionais de saúde. São 33 locais aplicando o imunizante. A abertura de faixas etárias está sendo escalonada para evitar aglomerações nos pontos de vacinação. Bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos também podem ser imunizados. A aplicação ocorre na Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde IAPI, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos, Santa Marta e Tristeza. O esquema vacinal para este grupo é em três doses: a segunda 28 dias (quatro semanas) após a primeira e a terceira oito semanas após a segunda. Para crianças e adultos, a vacinação será mantida em diferentes locais. Saiba mais.

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que devido a uma manutenção da CEEE Equatorial para melhorias na rede elétrica pode haver desligamento de unidades responsáveis pelo abastecimento de água em Porto Alegre. As ações ocorrem nesta sexta-feira, 31, e sábado, 1º. O serviço programado pela CEEE Equatorial deve afetar o abastecimento da rede elétrica da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Belém Velho 2. O desligamento deve ocorrer entre as 10h e 16h. A atividade pode causar desabastecimento ou baixa pressão nos bairros Belém Velho, Restinga e Vila Nova. Caso ocorra falta d’água, a previsão para retorno total do abastecimento é na noite de sexta, podendo se estender pela madrugada de sábado, 1º, nas áreas mais distantes da rede distribuidora.

FEIRA DE NEGÓCIOS - Nesta sexta-feira, 31, e sábado, 1º, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo estará presente na 37º Feira de Negócios Turísticos Ugart. Destinada exclusivamente a agentes de viagens e operadoras de turismo do Sul do país, a feira ocorre no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, na av. Diário de Notícias, 300. Estão previstas palestras, rodada de negócios, experiências gastronômicas, apresentações de dança e a entrega do Prêmio Ugart Inovação. A SMDET estará presente na feira com um estande, onde irá expor o potencial turístico de Porto Alegre.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço na comunidade Rincão das Flores (Lomba do Pinheiro) nesta sexta-feira, 31, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

ITBI - Termina nesta sexta-feira, 31, a campanha que incentiva a regularização das transações imobiliárias com redução na alíquota do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) - de 3% para 1,5% para os contratos realizados até 31 de dezembro de 2021 e ainda não formalizados. Esta é a última oportunidade para conseguir o desconto. A ação integra o conjunto de iniciativas da Secretaria Municipal da Fazenda que incentiva a autorregularização e desburocratização dos serviços públicos. Para aderir à campanha, o proprietário deve procurar um Tabelionato de Notas com o contrato de promessa de compra e venda, de permuta ou de dação em pagamento realizado por instrumento público ou particular.

IPTU - A prefeitura encaminha aos contribuintes que não ainda pagaram o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) uma nova proposta de parcelamento em até dez vezes, ou parcelamento de ofício. As correspondências são enviadas por e-mail e Correios - neste caso, para quem não tem o endereço eletrônico cadastrado. A data de vencimento da primeira parcela ocorre nesta sexta-feira, 31, e as demais sempre no último dia útil de cada mês. As guias também ficam disponíveis no portal do IPTU e na Loja de Atendimento da Fazenda (Travessa Mario Cinco Paus, s/nº). Esta é a última oportunidade de realizar o pagamento com multa reduzida sobre o valor da dívida. Parcelamentos efetivados ainda no mês de março sofrem acréscimo de 2%, enquanto que parcelamentos efetuados a partir de abril estão sujeitos a uma multa de 10%.

PÁSCOA INDÍGENA - O Parque Harmonia recebe acampamento de indígenas vindo do interior do Estado para a páscoa tradicional dos povos originários. Até o dia 9 de abril, os kaingangs irão expor, das 7h às 20h, o artesanato produzido por eles com elementos naturais. São artigos em cerâmica, cestaria e arte plumária, entre outros, que promovem a valorização da cultura da etnia e fortalecem as comunidades. Os produtos serão expostos e comercializados no Parque Harmonia e no Centro Histórico (na região da rua dos Andradas e Praça da Alfândega). A atividade é realizada por uma comissão composta pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), o Conselho Estadual dos Povos Indígenas e a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.

SEMINÁRIO DE MOBILIDADE - O 1º Seminário de Educação para a Mobilidade será transmitido de forma on-line. O evento gratuito ocorre na quarta-feira, 5, das 8h30 às 18h, e é alusivo aos 25 anos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), completados no mês de abril. Quem ainda não se inscreveu, mas tem interesse em participar, pode acessar o link para realizar a inscrição do evento que será transmitido pelo canal youtube da EPTC Educação. Somente pessoas que se inscreverem receberão o certificado. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana encerrou as inscrições presenciais devido ao grande número de inscritos e a capacidade de público no Auditório da Famurs, local do evento.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes