Previsão de pautas: sexta-feira, 9 de dezembro

09/12/2022 08:39

SEMINÁRIO DE GOVERNO - A Prefeitura de Porto Alegre realiza nesta sexta-feira, 9, a segunda parte do Seminário de Gestão, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, das 8h30 às 11h. Serão dois painéis: um para zeladoria e infraestrutura e outro focado em pessoas. Com as presenças do prefeito Sebastião Melo, do vice-prefeito Ricardo Gomes, de secretários e de servidores, o evento serve para alinhar estratégias da administração municipal e para avaliar os resultados de dois anos de gestão.

SERVIÇOS ESSENCIAIS- A prefeitura mantém os serviços essenciais com funcionamento normal nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa 2022. O Brasil joga pelas quartas de final nesta sexta-feira, 9, às 12h, contra a Croácia. As unidades de saúde, vacinação e hospitais não sofrem alterações de expediente. O mesmo vale para os serviços de limpeza urbana, segurança, transporte e assistência social. A alteração de expediente da administração direta, autárquica e fundacional nos serviços não considerados essenciais consta no decreto municipal 21.732. O expediente será das 7h30 às 11h30. As horas não trabalhadas deverão ser compensadas pelos servidores de acordo com a legislação vigente.

TELÕES - A população poderá assistir, ao vivo, aos jogos do Brasil na Copa do Mundo no Catar por meio de quatro telões instalados em pontos descentralizados de Porto Alegre. Nesta sexta-feira, 9, será transmitida a partida de Seleção Brasileira, às 12h, contra a Croácia pelas quartas de final. Os telões serão colocados na Praça Montevidéu (Centro); Praça México (Jardim Dona Leopoldina); Praça Darcy Azambuja (Partenon) e na Esplanada da Restinga (Restinga). A prefeitura obteve autorização junto à Fifa, e a iniciativa vale apenas para os jogos do Brasil. Cada transmissão terá início 30 minutos antes da partida. 

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde prossegue, nesta sexta-feira, 9, com a vacinação contra Covid-19 de bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos com comorbidades. A vacina pediátrica Pfizer baby estará disponível em dez unidades de saúde. A vacinação está mantida para crianças e adultos em diferentes locais. A aplicação da primeira dose para crianças de 3 e 4 anos será em oito unidades. Para crianças a partir de 5 anos, a vacinação poderá ser feita em 19 unidades de saúde. A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 34 locais. A quarta dose está disponível para pessoas com idades a partir de 18 anos vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses.

DIREITOS HUMANOS - Nesta sexta-feira, 9, Porto Alegre recebe especialistas em Direitos Humanos do Brasil. O 1º Seminário Municipal de Direitos Humanos, promovido pela Secretaria Municipal da Desenvolvimento Social (SMDS), debate os avanços, desafios e perspectivas na garantia dos direitos universais a partir da visão de referências como a promotora da Bahia, Lívia Sant’Anna Vaz, e o mestre em Direito e doutor em Ciência Política, Oscar Vilhena, entre outros (confira a programação completa abaixo). O evento será das 8h às 19h, no Plenário Milton Varela Dutra do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Av. Praia de Belas, 1100 - Praia de Belas). A entrada é aberta ao público. Ao meio-dia será feito o intervalo com a transmissão do jogo entre Brasil e Croácia na Copa do Mundo.

SINE NO TERRITÓRIO -  O atendimento descentralizado do Sine Municipal nesta sexta-feira, 9, será no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santa Rosa (rua Abelino Nicolau de Almeida, 330), no bairro Santa Rosa de Lima. A ação, realizada em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), será das 9h às 16h, aberta ao público. Interessados devem levar documento oficial com foto.

CASTRAÇÃO - A prefeitura, por meio do Gabinete da Causa Animal, segue realizando cadastro para castração de cães (machos e fêmeas) nos bairros Teresópolis e Cascata, zona Leste de Porto Alegre. O serviço é gratuito e prossegue até esta sexta-feira, 9, a partir das 9h30. Interessados devem comparecer munidos de comprovante de residência na EMEF Gabriel Obino (rua Eng. Ludolfo Bohel, 1402, bairro Teresópolis). A castração previne muitas doenças e aumenta a expectativa de vida dos animais.

ARTES PLÁSTICAS - Nesta sexta-feira, 9, às 19h, será realizada a cerimônia de entrega do 15º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, uma realização da Coordenação de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. O evento, com entrada franca, acontecerá no Teatro Renascença (avenida Erico Verissimo, 307). Serão premiados, em 12 categorias, os destaques da produção de 2021 que contribuíram para o fortalecimento do campo da cultura. Também há prêmios especiais do júri e os prêmios concedidos por parcerias.

ATELIER LIVRE - Logo após a cerimônia do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, na sexta-feira, 9, será aberta no Atelier Livre Xico Stockinger (Erico Verissimo, 307) a exposição individual de Paulinho Chimendes. O artista homenageado pelo evento terá uma exposição comemorativa aos 50 anos da sua primeira mostra individual no local. A curadoria da mostra é de José Francisco Alves, doutor em História da Arte e professor do Atelier Livre. Paulinho Chimendes iniciou no Atelier Livre da Prefeitura em 1967, ainda quando a escola funcionava no segundo piso do Mercado Público.

TROCA DE LIVROS - Nesta sexta feira, 9, a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães (avenida Erico Verissimo, 307) realizará mais uma feira de troca de livros, a última de 2022. O evento terá início às 14h, com encerramento às 20h. Como desta vez a feira acontecerá em dia útil, o horário foi estendido para que mais pessoas possam participar. A biblioteca funcionará normalmente, das 9h às 18h. Para participar, é só levar publicações em bom estado. A troca é de um por um, e os participantes poderão escolher títulos entre os oferecidos pela biblioteca. 

IPTU DIGITAL - Além de contar com um desconto fixo de 5% para pagamento em cota única, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2023 também oferece descontos adicionais de 3% para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas que estiverem em dia com o fisco municipal e de mais até 3% para as pessoas físicas que solicitaram a inclusão do seu CPF em notas fiscais de serviço na Capital. O IPTU agora é 100% digital, com as guias sendo disponibilizadas no site prefeitura.poa.br/iptu e não mais enviadas pelos Correios. As guias também podem ser recebidas por e-mail por aqueles que fizerem o seu cadastramento no site. Outra novidade é que a data de pagamento com desconto passou para 8 de fevereiro, dando mais prazo para os contribuintes aproveitarem o abatimento. As guias do IPTU 2023 estarão disponíveis no site a partir de 2 de janeiro.

NATAL DOS ENCANTOS - A Prefeitura de Porto Alegre promove a programação do Natal dos Encantos 2022, com 40 atrações gratuitas espalhadas pela Capital até 25 de dezembro. Nesta sexta-feira, 9, acontece o cortejo de Natal, com trajeto entre o Paço Municipal, na Praça Montevideo, até a Praça da Alfândega. Neste ano, são parceiros da prefeitura na programação natalina 27 empresas e entidades de diversos setores. Acesse aqui a agenda completa.

CAMPANHA DO BRINQUEDO - Porto Alegre está com uma campanha de doação de brinquedos para atender crianças de comunidades carentes neste Natal. Os pontos de coleta são os seguintes: Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10), Centro Administrativo Municipal (rua Gen. João Manoel, 157 – Centro Histórico), Trensurb (prédio administrativo: avenida Ernesto Neugebauer, 1985 - Humaitá /
Estação Mercado: Centro Histórico), Rede Zaffari (Zaffari Otto: avenida Otto Niemeyer, 601 - Tristeza / Zaffari Hípica: avenida Juca Batista, 4255 - Hípica /Zaffari Centerlar: avenida Sertório, 8000 - Sarandi / Zaffari Fernando Machado: rua Cel. Fernando Machado, 860 - Centro Histórico / Bourbon Ipiranga: avenida Ipiranga, 5200 - Jardim Botânico), Shopping Total (avenida Cristóvão Colombo, 545 – Floresta) e Palácio do Comércio - Associação Comercial de Porto Alegre (Largo Visconde do Cairu, 17 – Centro Histórico).

POLIOMIELITE - Porto Alegre mantém a vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). A vacina seguirá disponível em todas as unidades de saúde para o público etário com indicação no calendário oficial de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O esquema prevê três doses para bebês (aos 2, 4 e 6 meses de vida) e duas doses de reforço, uma aos 15 meses (1 ano e 3 meses) e a segunda aos 4 anos. Caso o esquema vacinal esteja atrasado, a criança pode receber doses até completar 5 anos de idade. Confira os locais

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes