Previsão de pautas: terça-feira, 12 de abril

12/04/2022 08:29

COVID-19 - A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS), irá manter a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira, 12, para todas as pessoas a partir de cinco anos, em diferentes locais. A vacinação para a população acima de 12 anos irá ocorrer em 32 locais: no Shopping João Pessoa e em 31 unidades de saúde - quatro delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza). A primeira dose de Coronavac estará disponível para todas as crianças de seis a 11 anos, exceto as imunocomprometidas, em 29 unidades de saúde, sendo oito delas com atendimento até as 21h, e na unidade móvel, que estará na Escola Municipal Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro, das 9h às 15h. A segunda dose do imunizante será aplicada nos mesmos locais, em crianças vacinadas até 15 de março (28 dias). Saiba mais

GRIPE - Idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde terão mais uma opção de local para se vacinar contra a gripe (influenza) nesta semana. De terça-feira, 12, a quinta-feira, 14, a unidade móvel do projeto Fique Sabendo estará no Largo Glênio Peres, das 10h às 17h. A ação é organizada pela Secretaria Municipal e Saúde (SMS) para facilitar o acesso ao imunizante, aproveitando o público que circula no Centro Histórico durante a Feira do Peixe. A unidade estará estacionada próximo ao terminal de ônibus e ao Mercado Público Central. A vacinação contra a gripe é oferecida em 124 unidades de saúde, de acordo com o horário de funcionamento dos locais (confira aqui). O público-alvo desta primeira fase inclui idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde. 

ÁGUA - Nesta terça-feira, 12, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) vai interligar redes de água nos bairros Anchieta e Jardim São Pedro, na Zona Norte. A programação poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos. No bairro Anchieta, será executado o entroncamento final das obras de substituição de cerca de três quilômetros da rede de água da avenida das Indústrias, que apresentava baixa pressão e rompimentos frequentes.  A intervenção acontece na esquina das avenidas Bernardino Bernardi e das Indústrias e poderá faltar água em parte do bairro Anchieta, a partir das 9h, com retorno à noite. No Jardim São Pedro, a interligação ocorre na esquina das ruas Itararé e Brito Peixoto. Poderá haver desabastecimento em parte do bairro, a partir das 9h, normalizando à noite.

ROLÊ INFANTIL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está em diferentes regiões da Capital nesta semana no rolê de vacinação infantil contra Covid-19. Nesta terça-feira, 12, a ação será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Escola Saint Hilaire (rua Gervázio Braga Pinheiro, 427, parada 18, bairro Lomba do Pinheiro), das 9h às 15h. Serão utilizadas as vacinas Pfizer pediátrica, em crianças de 5 a 11 anos e Coronavac/Butantan em crianças de 6 a 11 anos, exceto imunocomprometidas, além da segunda dose de Coronavac/Butantan e de Pfizer para vacinados há 28 dias e 8 semanas, respectivamente.

SEGUNDA DOSE - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está organizando uma série de ações para incentivar a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Entre as iniciativas estão ampliação de horário em unidades de saúde, nova edição do Dia C da Vacinação Infantil, busca ativa do público por equipes dos postos de saúde e programação da unidade móvel em escolas onde a primeira dose foi aplicada. Nove unidades de saúde ampliam o horário de vacinação até as 21h, oferecendo aplicação tanto de Pfizer pediátrica quanto de Coronavac. São Carlos, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Diretor Pestana, Tristeza, Campo da Tuca, Navegantes e Morro Santana já funcionam com o horário ampliado desde segunda, 11. Nesta terça-feira, 12, a Clínica da Família Álvaro Difini também passa a vacinar até as 21h. Na quarta-feira, 13, é a vez da unidade Primeiro de Maio.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Bita (Restinga) e 1º de Maio (Lomba do Pinheiro) nesta terça-feira, 12. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

RECITAIS NO PAÇO - Como parte das comemorações dos 250 anos de Porto Alegre, a Prefeitura de Porto Alegre, com o apoio e curadoria da Casa da Música, promove uma nova série de recitais no Paço Municipal (Praça Montevidéo, 10 - Centro Histórico). Sempre na terceira terça-feira de cada mês, haverá um recital com músicos da cidade ou de outras localidades de diversos gêneros musicais. A primeira apresentação ocorre nesta terça-feira, 12, às 18h, com as apresentações do Quarteto de Cordas Casa da Música e o Madrigal Nestor Wennholz. O evento tem entrada gratuita. 

FEIRA DO PEIXE - Até o dia 15 de abril, Sexta-feira Santa, a população poderá comprar pescados em cerca de 40 bancas na 242ª Feira do Peixe de Porto Alegre, no Largo Glênio Peres, provar o tradicional peixe na taquara, além de degustar bolinho de peixe e peixe frito, das 8h às 20h. Na quarta-feira, 13, iniciam-se mais duas opções para os consumidores: começam as feiras na Esplanada da Restinga e na praça de Belém Novo que permanecem até sexta-feira, também das 8h às 20h. Além das bancas de pescados, haverá venda de hortifrutigranjeiros, vinhos e artesanatos. Na Restinga, destaque também para a banca de peixe vivo. 

SARAMPO - Continua nesta terça-feira, 12, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Em Porto Alegre, a imunização ocorre em 124 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de atendimento de cada local (confira no link). Nesta primeira etapa, que se estende até 30 de abril, a imunização é destinada a atualizar a situação vacinal dos trabalhadores da saúde, juntamente com a primeira fase da vacinação contra a gripe (Influenza). Já na segunda etapa, de 2 de maio a 3 de junho, o objetivo é vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), mediante apresentação da caderneta de vacinação. 

 

Andrea Brasil