Previsão de pautas: terça-feira, 21 de março

21/03/2023 08:29

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) amplia o público-alvo para receber a vacina bivalente contra Covid-19 a partir desta terça-feira, 21, incluindo profissionais de saúde. A população deve ficar atenta para o fechamento temporário do Shopping João Pessoa como ponto de vacinação. Enquanto estiver inoperante, o atendimento será feito na Unidade de Saúde Modelo, das 8h às 21h. A vacinação segue para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e imunocomprometidos com 12 anos ou mais. São 33 locais aplicando o imunizante. Bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos também podem ser imunizados. A aplicação ocorre na Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde IAPI, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos, Santa Marta e Tristeza. O esquema vacinal para este grupo é em três doses: a segunda 28 dias (quatro semanas) após a primeira e a terceira oito semanas após a segunda. Para crianças e adultos, a vacinação será mantida em diferentes locais. Saiba mais.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará no bairro Floresta, nesta terça-feira, 21. O ônibus estaciona no Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini (avenida Voluntários da Pátria, 1940, Loteamento Santa Terezinha – Floresta), das 9h às 16h. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Contra a Covid-19, haverá primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos. 

DENGUE - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) cancelou, por motivos de segurança, o bloqueio químico contra dengue que seria realizado nesta terça-feira, 21, em ruas no bairro Vila São José, Zona Leste da Capital. Uma nova data para a aplicação de inseticida será divulgada pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS). Os bloqueios químicos visam a diminuir a população adulta de mosquitos Aedes aegypti para reduzir o risco de transmissão do vírus da dengue na região. De acordo com os dados do Boletim Informativo da Dengue lançado no dia 14, o bairro Vila São José teve quatro casos confirmados contraídos no próprio território em 2023, entre os 23 casos autóctones registrados na cidade até então. Nesta terça-feira, 21, boletim atualizado até o dia 18 será divulgado pela DVS.

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) fará intervenção operacional em bairro da zona Leste e Sul nesta terça-feira, 21. Será realizada obra de substituição de registro do recalque de um dos grupos de bombeamento da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Beco dos Marianos, no Jardim Carvalho. O abastecimento será interrompido a partir das 8h30 e retomado à tarde para Beco dos Marianos, Vila Grécia e Instituto Penal Miguel Dario. A programação pode ser alterada por motivos técnicos ou climáticos. Para acompanhar a atualização dos trabalhos, acesse o twitter @dmaepoa ou o site.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Barbosa Neto (Cavalhada), Ângelo Corso (Cristal), Hípica (Cristal) e Nossa Senhora das Graças (Cristal) nesta terça-feira, 21, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

ARQUIVO HISTÓRICO - O Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho (avenida Bento Gonçalves, 1129, bairro Santo Antonio) promove nesta terça-feira, 21, uma visita orientada pelo espaço. No passeio, será possível conhecer os três patrimônios do local: o arquitetônico, representado pelo antigos casarões; o natural, referente à área verde preservada, e o documental, formado pelo acervo da instituição. A visita será orientada pela arquivista Vera Lúcia Santos dos Santos e pela estudante de História Adrielle Chiesa Gaio. O passeio é indicado para escolas, professores e população em geral. A atividade é gratuita, com início às 14h30 - as inscrições devem ser feitas pelo e-mail projetodesarquivando@gmail.com.

PÁSCOA INDÍGENA - O Parque Harmonia recebe acampamento de indígenas vindo do interior do Estado para a páscoa tradicional dos povos originários. Até o dia 9 de abril, os kaingangs irão expor, das 7h às 20h, o artesanato produzido por eles com elementos naturais. São artigos em cerâmica, cestaria e arte plumária, entre outros, que promovem a valorização da cultura da etnia e fortalecem as comunidades. Os produtos serão expostos e comercializados no Parque Harmonia, no Centro Histórico (na região da rua dos Andradas e Praça da Alfândega) e, nos dias 25 e 26, na Orla do Gasômetro (próximo à estátua da Elis Regina). A atividade é realizada por uma comissão composta pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), o Conselho Estadual dos Povos Indígenas e a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.

CORRIDA - A 19ª Corrida do Aniversário de Porto Alegre será realizada no domingo, 26, a partir das 8h, com largada e chegada no Largo Glênio Peres, Centro Histórico. O evento é uma promoção do Sesc-RS em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. As inscrições poderão ser realizadas no site www.sesc-rs.com.br ou em uma unidade do Sesc no Estado até as 18h desta quarta-feira, 22, ou quando atingir os 1.000 atletas inscritos

PORTO ALEGRE EM CENA - Atrações para todos os públicos estão na programação da segunda etapa do 29º Porto Alegre em Cena, que segue até 26 de março, durante as comemorações do Mês de Aniversário da Capital. Os ingressos estão à venda pela plataforma GuichêWeb. Foram selecionados 16 espetáculos entre os 137 inscritos. Nesta edição, a curadoria do festival é formada por um grupo composto por nomes conhecidos das artes cênicas. As apresentações incluem 11 montagens para o público adulto e cinco espetáculos para crianças e juventude. Veja aqui a grade completa

IPTU - Estão disponíveis as guias de parcelamento do IPTU em até dez vezes para quem perdeu o prazo para pagamento em dia. O vencimento da primeira prestação acontece no dia 31 de março. Os documentos estão disponíveis no site do IPTU, em IPTU em dívida - pagamento parcelado. Os contribuintes que não quitaram o imposto ou não aderiram ao parcelamento até o dia 8 de março, foram inscritos em dívida ativa. Ao realizar o pagamento da primeira parcela, eles eles regularizam a situação perante o fisco municipal.

ITBI - A prefeitura realiza a segunda edição da campanha que incentiva a regularização das transações imobiliárias com redução na alíquota do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) - de 3% para 1,5% - para os chamados contratos de gaveta. O prazo para participar termina em 31 de março. O benefício abrange as transações de compra e venda, de permuta e de dação em pagamento, realizadas até 31 de dezembro de 2021 e que ainda não tenham sido formalizadas por escritura pública junto ao Tabelionato de Registro de Imóveis.

ESTAÇÃO CIDADANIA - Estão abertas, até 27 de março, as inscrições para jovens negros residentes do bairro Restinga, com 18 e 35 anos, interessados em participar da primeira turma do projeto Porto + Criativa. Os encontros ocorrerão presencialmente entre os dias 27 e 31 de março, das 19h às 22h, na Estação Cidadania – Cultura, localizada na rua Dr. Arno Horn, 221. Serão 35 vagas destinadas a quem está em busca de conhecimento, renda e inserção no mercado de trabalho. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas neste site. A realização é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Grupo Carrefour Brasil, em parceria com Besouro Agência de Fomento Social. A ação é voltada para jovens em situação de vulnerabilidade para que desenvolvam habilidades a partir de ferramentas de gestão e abram ou estruturem seus próprios negócios de forma organizada e orientada.

PROCESSO SELETIVO - A prefeitura publicou edital de abertura de processo seletivo para agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. As informações constam no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). As inscrições podem ser feitas nos sites da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) ou no portal da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) até 23 de março. 

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes