Previsão de pautas: terça-feira, 24 de janeiro

24/01/2023 08:55

FINANÇAS - Nesta terça-feira, 24, às 10h, o prefeito em exercício Ricardo Gomes e o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, anunciarão o balanço das finanças da prefeitura em 2022. A apresentação será realizada no Salão Nobre do Paço Municipal, quando os profissionais de imprensa serão recebidos para entrevista coletiva.

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue nesta terça-feira, 24, com a vacinação contra Covid-19 de bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos com comorbidades. As doses estarão disponíveis em nove unidades de saúde. Em função do baixo estoque, não será possível ampliar o público-alvo. A vacinação está mantida para crianças e adultos em diferentes locais. A aplicação da primeira dose para crianças de 3 e 4 anos será em oito unidades de saúde. Para crianças a partir de 5 anos, a vacinação poderá ser feita em 19 unidades de saúde. Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais. A Secretaria Municipal de Saúde liberou a aplicação da dose de reforço para crianças de cinco a 11 anos. A Pfizer pediátrica estará disponível nessas 19 unidades de saúde enquanto durarem os estoques. Para receber a dose de reforço, a criança deve ter recebido a segunda dose há pelo menos quatro meses. A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 34 locais.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará no bairro Floresta nesta terça-feira, 24. Além do rolê de vacinação infantil contra Covid-19 para crianças a partir de quatro anos, a equipe imuniza adultos. Nesta terça, o ônibus estaciona em frente ao Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini (av. Voluntários da Pátria, 1940, Loteamento Santa Terezinha – Floresta), das 9h às 16h. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Contra a Covid-19, haverá primeira e segunda doses para crianças de quatro a 11 anos, além de primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos.

ÁGUA 1 - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou três serviços nesta terça-feira, 24. Na rua Caixa Econômica esquina da avenida Cruzeiro do Sul, será feito o entroncamento da rede nova em PEAD (polietileno de alta densidade) na rede em ferro existente no local, com posterior desativação da rede em ferro. A partir das 8h30, o abastecimento será interrompido para o bairro Santa Tereza. A previsão é de normalizar durante a noite de terça e madrugada de quarta-feira, 25.

AGUA 2 - Parte do bairros Santa Tereza terá o abastecimento de água interrompido, a partir das 8h30, devido à desativação da rede de água em cinco pontos: na Massena Vieira esquina da rua Ruy Manoel Christini; na Bernardino Fraga esquina da rua Júlio Lopes Sobrinho; na Januário Scalzilli esquina da rua Júlio Lopes Sobrinho. Na rua Francisco Massena Vieira haverá um entroncamento e mais uma desativação de rede. A água deverá retornar durante a noite de terça e madrugada de quarta, 25.

ÁGUA 3 - Dois entroncamentos serão executados na rua Bispo William Thomas: um na esquina da rua Arnaldo Bohrer e outro na esquina da rua Prof. Carvalho de Freitas. O abastecimento será interrompido, a partir das 8h30, com retorno previsto durante a noite de terça ou na madrugada de quarta, 25, para os bairros Glória e Teresópolis.

POPULAÇÃO IDOSA - Nesta terça-feira, 24, serão realizadas duas atividades dentro da programação do Fórum Social Mundial da População Idosa, com a SMGOV e o Instituto Amigos do Fórum Social Mundial na organização. A primeira, das 10h às 12h, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal, reforça a oferta de Porto Alegre para  sediar a 3° Conferência Mundial sobre o Envelhecimento, possivelmente em outubro de 2023. O evento será híbrido através deste link. A segunda reunião será das 15h às 17h no Salão Nobre do Paço dos Açorianos (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico), para apresentação da Carta de Santiago da Conferência Mundial Sobre o Envelhecimento, realizada em Madri, em 2002. Também será um evento realizado de forma híbrida através deste link.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Cascalpina (Glória), Graciliano Ramos (Glória), Bastillanas (Glória) e Cascata (Glória) nesta terça-feira, 24, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

CASTRAMÓVEL - A unidade móvel de castração de animais da prefeitura de Porto Alegre estará de terça, 24, a sexta, 27, na Restinga. O Castramóvel fará atendimentos a partir das 8h, na Estação Cidadania Cultura (Praça CEU), rua Dr. Arno Horn, 221. O bairro é considerado área de fisco para leshmaniose na Capital.  Foram cadastrados 670 animais no bairro para procedimentos de castração. O Castramóvel leva às comunidades o serviço gratuito oferecido pelo Gabinete da Causa Animal (GCA) e de ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde no combate à leishmaniose, com apoio das Subprefeituras das regiões. A prefeitura fornece os remédios no período pós-operatório do animal.

HOSPITAL PRESIDENTE VARGAS - O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) completa, nesta terça-feira, 24, 70 anos no atendimento à população de Porto Alegre e do interior do Estado. Para marcar a comemoração, será realizada missa na Igreja Nossa Senhora das Dores (rua Riachuelo, 630), às 18h30. Localizada na avenida Independência, 661, a instituição é administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

NAVEGANTES - Nesta terça-feira, 24, inicia-se a novena preparatória, que são nove dias de missas anteriores à data comemorativa de Nossa Senhora dos Navegantes, em 2 de fevereiro, quando ocorre a tradicional procissão de retorno da imagem para o Santuário de Navegantes. No último domingo, 22, uma procissão terrestre conduziu a imagem desde o santuário, na entrada de Porto Alegre, até a Igreja do Rosário, no Centro Histórico.

IPTU DIGITAL - Além de contar com um desconto fixo de 5% para pagamento em cota única, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2023 também oferece descontos adicionais de 3% para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas que estiverem em dia com o fisco municipal e de mais até 3% para as pessoas físicas que solicitaram a inclusão do seu CPF em notas fiscais de serviço na Capital. O IPTU agora é 100% digital, com as guias já disponibilizadas no site prefeitura.poa.br/iptu e não mais enviadas pelos Correios. As guias também podem ser recebidas por e-mail por aqueles que fizerem o seu cadastramento no site. Outra novidade é que a data de pagamento com desconto passou para 8 de fevereiro, dando mais prazo para os contribuintes aproveitarem o abatimento.

SUBPREFEITURAS - As 17 subprefeituras regionais de Porto Alegre vão auxiliar os cidadãos que têm dificuldades com informática ou falta de acesso à internet, para realizar o seu cadastro de e-mail e receber a guia de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) ou obter a impressão do documento. As subprefeituras abrem de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Veja aqui os endereços. Os contribuintes também poderão receber orientações no Tudo Fácil Zona Norte (Bourbon Shopping Wallig - avenida Assis Brasil, 2611 - de segunda a sexta das 10h às 20h e aos sábados das 10h às 14h).

PISCINAS PÚBLICAS - As cinco piscinas públicas que fazem parte do Projeto Verão da prefeitura - Cecores, Cecoflor, Ceprima, Cevi e Cecopam - já estão abertas gratuitamente à população, das 8h30 às 18h30, de terça-feira a domingo. Para acessá-las é preciso fazer a carteirinha. Basta levar em uma das unidades o documento de identidade com RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4. Menores de idade precisam de autorização fornecida pela SMELJ, a ser preenchida e assinada pelos pais ou responsável.

EXPOSIÇÕES - O Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582 - Cidade Baixa) prorrogou as exposições Patrimônio Imaterial: As Lendas Urbanas de Porto Alegre e Porto Alegre Toponímica. As mostras permanecem em cartaz por tempo indeterminado. A visitação é gratuita, de segunda-feira, das 13h30 às 17h30 e de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30. Saiba mais

BANCO DE LEITE - O Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) precisa de doações para bebês prematuros com risco extremo de vida internados na UTI neonatal. Em razão do período de férias, muitas mães viajam, deixando de fazer as doações e, consequentemente, impactando na redução dos estoques. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Para isso, devem entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br. 

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes