Previsão de pautas: terça-feira, 27 de novembro

27/11/2018 08:32

ÁGUA - Nesta terça feira, 27, o Dmae realiza a terceira e última etapa das adequações para que a Estação Cristiano Fischer possa receber motores com maior capacidade de bombeamento de água. As etapas anteriores ocorreram nos dias 16 e 30 de outubro. O trabalho terá duração estimada de 12 horas. Recomenda-se reservar água, pois o abastecimento deverá normalizar somente na manhã de quarta-feira, 28, podendo demorar mais nas partes altas do sistema de distribuição. O serviço será realizado mesmo que chova. Área impactada pelo desabastecimento, a partir das 7 horas: Agronomia (parte), Aparício Borges, Bom Jesus (parte), Cascata (parte), Ceitec, Jardim Carvalho, Jardim Sabará, Lomba do Pinheiro (parte), Partenon (parte), Vila João Pessoa e Vila São José. 

SARAMPO 1 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia nesta semana o roteiro em universidades para vacinar pessoas na faixa etária dos 17 aos 29 anos contra sarampo. Até 4 de dezembro, serão sete roteiros, sempre no turno da noite. A ação integra o plano de enfrentamento contra sarampo da SMS, que até meados de dezembro promoverá vacinação de adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos em pontos estratégicos - escolas, quartéis e universidades. Havendo condição para circular nos campi, um ônibus da SMS será o local utilizado para vacinar os jovens. Na impossibilidade de circulação do veículo, a universidade destinará um local para a ação. A orientação é levar a caderneta de vacinação, para avaliação da situação vacinal de cada pessoa e o Cartão SUS, se possuir. Nesta terça-feira, 27, o trabalho será realizado na Uniritter zona Sul (rua Orfanatrófio, 555), das 18h às 20h 

SARAMPO 2 - Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão em 22 escolas públicas estaduais nesta semana para vacinar contra sarampo adolescentes e jovens de 15 a 29 anos. Entre os dias 26 e 30 também serão realizados roteiros de vacinação em quartéis e universidades. O plano de enfrentamento ao sarampo pretende imunizar alunos e servidores de 120 escolas pactuadas no Programa Saúde na Escola até meados de dezembro. A ideia é aumentar a cobertura vacinal e interromper a cadeia de transmissão da doença na cidade. Dos 38 casos confirmados da doença em Porto Alegre, 29 são de pessoas entre 15 e 29 anos. A maioria sem esquema vacinal completo. Nesta terça-feira, 27, o trabalho será realizado nas escolas estaduais de ensino fundamental Tenente Coronel Travassos Alves e  Piauí, escola estadual de ensino básico Almirante Bacellar, escola estadual de ensino médio  Dr. Oscar Tollens e colégio estadual  Júlio de Castilhos.

BOTA FORA - O Bota-Fora, promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), segue desta segunda-feira, 26, a sexta-feira, 30, em oito comunidades. O serviço ocorre a partir das 8h e tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis e outros objetos de grande volume. No mês de outubro, o Bota-Fora recolheu 139 toneladas de materiais em 46 comunidades. A ação é realizada em parceria com os cidadãos das localidades atendidas. Os moradores são orientados a disporem os materiais em frente às suas residências. Nesta terça-feira, 27, a ação será realizada na comunidade Recreio da Divisa (bairro Lomba do Pinheiro).

IPIRANGA - A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), inicia, nos próximos dias a implantação de uma faixa preferencial na avenida Ipiranga. A medida faz parte do Programa de Priorização do Transporte Coletivo, que identificou os principais gargalos do trânsito da Capital. Nesses locais foram desenvolvidos estudos para melhorar a mobilidade, sendo o primeiro a ser concluído e implementado, o da avenida Ipiranga. A redução prevista no tempo do deslocamento no trecho é de 70%. A faixa, que tem 900 metros, fica localizada no sentido Centro – bairro, da região da avenida Elias Cirne Lima até a avenida Antônio de Carvalho. No local, que vai receber sinalização azul, será prioritária a circulação de ônibus, da 16h às 20h. O tempo médio para percorrer os 900m, sem a faixa, nos horários de intenso movimento é de 12 minutos. 

ÁREA AZUL - O novo sistema de estacionamento rotativo da cidade foi ampliado para todo o Centro Histórico. O serviço havia sido suspenso em parte da região para substituição dos parquímetros, que se iniciou no fim de outubro. A partir desta semana, a empresa Zona Azul Brasil começa a trocar os equipamentos do Menino Deus e a região terá o serviço suspenso até a conclusão das instalações, prevista para primeira quinzena de dezembro. Saiba mais.

ESTADOS UNIDOS - O prefeito Nelson Marchezan Júnior está em uma missão aos Estados Unidos. A agenda será dividida entre Washington e Nova Iorque e tem como objetivo atrair investimentos para Porto Alegre. O primeiro compromisso será na capital dos Estados Unidos, em uma reunião com o Banco Mundial, onde serão apresentados os avanços que estão sendo feitos em investimentos no 4º Distrito de Porto Alegre. A comitiva também irá discutir formas de investimento nas áreas de mobilidade e gestão hospitalar.  Em Nova Iorque, o ponto central será a apresentação de Porto Alegre em um evento de promoção da cidade oferecido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, com o apoio do Council of Americas. A comitiva também terá reuniões que apresentarão novas formas de investimentos privados para infraestrutura pública, assim como experiências de sucesso na renovação urbana. 

PATRIMÔNIO HISTÓRICO - O Centro de Pesquisa Histórica da Coordenação da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Arquivo Histórico Moysés Vellinho, PAC Cidades Históricas, Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (Epahc), Coordenação de Artes Plásticas e Cinemateca Capitólio, promove a 2º Semana do Patrimônio Cultural. A programação ocorre até 1º de dezembro. Todas as atividades são gratuitas. Serão mais de 20 atividades em diversos locais da cidade, entre oficinas, passeios e seminários. Veja aqui a programação.

RÉVEILLON - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), torna público e comunica aos interessados que estará recebendo, até 6 de dezembro propostas de cotas de patrocínio para a realização Réveillon 2018/2019. O edital de credenciamento poderá ser obtido a partir de 22 de novembro, através do emailou neste  link. A festa, promovida pela Prefeitura de Porto Alegre, será realizada na Orla Moacyr Scliar e contará com  performances artísticas e shows musicais locais e regionais. Esta etapa, a que se refere o edital, tem o objetivo de selecionar empresa ou pessoa que se disponha a adquirir uma ou mais cotas de patrocínio e que terá sua marca presente na comunicação do evento. Serão disponibilizadas 10 cotas de patrocínio, uma no valor de R$ 700 mil, na modalidade "apresenta", e nove cotas no valor de R$ 100 mil na modalidade "patrocínio". Outras informações pelo email: reveillonpoa2019@gmail.com.

REMATRÍCULAS - Está aberto o período para rematrículas nas escolas das redes públicas municipal e comunitária de ensino começa. Os alunos matriculados em 2018 deverão manifestar interesse em permanecerem na mesma unidade de ensino para o ano letivo de 2019, realizando a rematrícula diretamente na escola e mediante a atualização dos dados cadastrais. O responsável pelo estudante deve apresentar, obrigatoriamente, a própria Carteira de Identidade. Na Educação Infantil, o período segue até 11 de dezembro e, nos ensinos Fundamental e Médio, até 13 de dezembro. Saiba mais.

BOLSAS DE ESTUDO - A Sociedade Educacional Monteiro Lobato, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), oferta, para 2019, sessenta vagas em curso superior com bolsas parciais de 30% de desconto. São dez vagas por curso, sendo cinco para o turno da manhã e cinco para o turno da noite, em Direito, Administração, Ciências Contábeis, Marketing, Recursos Humanos, e Logística. Para concorrer às vagas, que serão ocupadas de acordo com a nota do Enem, os candidatos deverão atender os seguintes requisitos: ser brasileiro, residir em Porto Alegre, ter Ensino Médio completo, não ser diplomado em curso superior, não ser beneficiado por outro tipo de bolsa e possuir renda mensal per capita não superior a três salários mínimos. As inscrições para concorrer às bolsas estão abertas até 30 de novembro e devem ser feitas por meio do e-mail bolsas@monteirolobato.com.br

TRÂNSITO - Entraram em operação as alterações no trânsito das avenidas Cel. Marcos e Wenceslau Escobar. Ato realizado no local marca o início da operação da primeira faixa reversível semaforizada da Capital e a entrega das alterações na infraestrutura e sinalização da região. As obras foram realizadas para qualificar a mobilidade e fluidez do trânsito no trecho, reduzir o tempo de deslocamento e índices de acidentes na região. Na última semana, foi realizada vistoria no local por técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim).  Este é o primeiro projeto desenvolvido a partir de doações da ferramenta ConstruaPOA, disponível no aplicativo #EuFaçoPOA.

CINE ESQUEMA NOVO - O Cine Esquema Novo - Arte Audiovisual Brasileira 2018 ocorre entre os dias 22 e 28 de novembro, com atividades gratuitas na Cinemateca Capitólio Petrobras, Goethe-Institut Porto Alegre e Ocupação Utopia e Luta. São três mostras, duas oficinas e dois seminários que integram a programação do evento, que em 2018 completa 15 anos de existência e chega a sua 12ª edição. A Mostra Competitiva Brasil apresenta 39 obras - 35 exibidas na Cinemateca Capitólio e quatro videoinstalações expostas no Goethe Institut, correalizadores do CEN 2018.

TURISMO AQUAVIÁRIO - A Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico recebe inscrições de empresas para concessão do selo de turismo aquaviário de Porto Alegre. Os interessados deverão comparecer na rua Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa, cumprindo com os pré-requisitos de acordo com o Decreto 10.853/2010, além da Instrução Normativa 001/2012.  Podem fazer a inscrição empresas que desejam promover roteiros regulares de turismo náutico na Capital, com horários pré-determinados. Até o momento, a Diretoria de Turismo havia suspendido a concessão do selo aquaviário em função da realização de estudos da capacidade operacional das embarcações de turismo náutico no novo atracadouro da Orla Moacyr Scliar, inaugurado em março deste ano. 

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - As inscrições para o processo seletivo interno para vagas de assistente administrativo estarão abertas no período até as 17h do dia 28 de novembro. A abertura da seleção foi publicada nessa segunda-feira, 19, no Diário Oficial de Porto Alegre, e as vagas destinam-se aos seguintes órgãos do município: Secretaria da Fazenda, Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e Secretaria Municipal da Saúde. No total serão ofertadas 31 vagas. Para disputar uma das vagas, o candidato deve preencher on-line a ficha de inscrição neste link; ser detentor do mesmo cargo; estar, no mínimo, há dois anos lotado no mesmo cargo e no mesmo órgão de trabalho; não apresentar falta não justificada por pelo menos um ano da data de inscrição, e ter ingressado por concurso de abrangência compatível com o local de existência da vaga.

CONCURSO - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, lançou o edital de abertura para a realização do concurso público para o provimento dos cargos de Técnico em Nutrição e Dietética e Terapeuta Ocupacional, dos quadros das administrações direta, autárquica e fundacional e para a formação de cadastro reserva. A inscrição deve ser feita, somente, via internet, neste endereço eletrônico, entre 9h do dia 19 de novembro e 17h do dia 20 de dezembro. O candidato deverá preencher o formulário de inscrição e emitir o boleto bancário para o pagamento da taxa de inscrição, conforme as instruções que fazem parte do edital. 

RESIDÊNCIA MÉDICA - Estão abertas as inscrições no processo seletivo do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) para os programas de residência médica/2019 em obstetrícia e ginecologia: medicina fetal (duas vagas) e endoscopia ginecológica (uma vaga). Interessados devem fazer a inscrição presencialmente até 11 de dezembro, na Comissão de Residência Médica do HMIPV, na avenida Independência, 661, bloco C, 7º andar, sala 705, das 9h às 17h. No momento da inscrição, o candidato deverá portar e apresentar certificado de conclusão do pré-requisito em Programa de Residência Médica (PRM) em obstetrícia e ginecologia reconhecido pelo CNRM ou, em caso de ainda não possuir o respectivo certificado, apresentar atestado da Coreme, informando a data do término do PRM, e currículo vitae no modelo lattes.  

DANÇA VERÃO - A Mostra de Dança Verão 2019, promovida pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura (Av. Erico Verissimo, 307, bairro Menino Deus), está recebendo inscrições no período de 20 de novembro a 9 de dezembro. A mostra ocorrerá de 10 a 13 de janeiro de 2019, no Teatro Renascença, sempre a partir das 20h. O objetivo é  difundir a produção de dança de Porto Alegre. Interessados devem preencher e enviar a ficha de inscrição neste link. As coreografias a serem inscritas devem ter no máximo cinco minutos. A lista das coreografias selecionadas será divulgada em 14 de dezembro, no blog do Centro de Dança.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL - Até dia 30 de novembro, 16 pessoas em situação de vulnerabilidade social vão participar de um curso básico de informática. As vagas foram disponibilizadas por meio de convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Os participantes foram selecionados pela equipe de abordagem da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) entre os frequentadores dos abrigos municipais e nas comunidades atendidas pelos Centros de Referências (Cras). 

BRINQUEDO SOLIDÁRIO - Mais de seis mil brinquedos já foram arrecadados na Campanha do Brinquedo Solidário 2018. Em função do Dia das Crianças, já foi realizada a entrega da primeira etapa da campanha para as 65 entidades de acolhimento da Rede de Assistência Social da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), próprias e conveniadas. Também serão feitos kits para a renovação das brinquedotecas dos Abrigos Residenciais e Casas Lares. Até 20 de dezembro, a arrecadação continua para a entrega de Natal. O Sindilojas segue como parceiro master, além dos demais parceiros e pontos de coleta distribuídos pela cidade. Veja aqui os pontos de coleta.

OFICINAS CULTURAIS - A Coordenação de Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura está realizando diversas oficinas nas áreas de música, capoeira, contação de história, hip hop, dança, artes visuais, quadrinhos e patrimônio e folclore. As atividades acontecem em regiões de vulnerabilidade da Capital, de segundas-feiras a sábados, nos meses de novembro e dezembro. As informações sobre inscrições e conteúdo das oficinas podem ser obtidas pelo telefone 51-3289-8072 e nos locais das oficinas. Saiba mais.

PLANO DE SAÚDE - O Centro Clínico Gaúcho (CCG), responsável pelo plano de saúde dos servidores municipais, está atendendo aos inativos na sede do Previmpa (rua Uruguai, 277, 5º andar) para entregar o cartão de identificação do convênio, prestar informações e esclarecer dúvidas. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Os servidores da ativa seguirão com atendimento no Edifício Intendente José Montaury, sala 945, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Em julho deste ano, o Centro Clínico Gaúcho venceu a licitação para ser o novo plano de saúde dos servidores municipais, e a migração ocorre desde o dia 19 de agosto. 

ATERRO - A exposição Aterro de Daniel Galera, Marina Camargo e Romy Pocztaruk está na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico). A entrada é gratuita. Trabalho conjunto de três artistas, Daniel Galera, Marina Camargo e Romy Pocztaruk, aterro traz uma visão sobre as cidades e uma reflexão sobre um possível fim do ambiente urbano, onde a natureza voltaria a determinar um ecossistema onde antes havia uma cidade. Visitação de segunda a sexta-feira, ddas 9h às 12h e das 13h30 às 18h.

SERVIÇOS - Porto Alegre foi a primeira Capital a disponibilizar a Carta de Serviços, ferramenta no qual o cidadão pode consultar e qualificar os serviços públicos municipais. Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, o trabalho, que cumpre uma determinação prevista na lei 13.460/2017, está na etapa de avaliação com a aplicação de uma Pesquisa de Satisfação dos usuários. Qualquer pessoa pode acessar o site alfa.portoalegre.rs.gov.br/carta-de-servicos, analisar a secretaria/órgão e dar sugestões. O processo leva em média três minutos e só precisa a identificação com o CPF. A pesquisa já está disponível para todas as atividades cadastradas na plataforma. A Capital também é a primeira do país a oferecer esse modelo de questionário à população. O resultado da pesquisa será conhecido até o final deste ano. 

OP DIGITAL - A Prefeitura de Porto Alegre colocou no ar, em caráter inédito no Brasil, a plataforma digital do Orçamento Participativo, incluindo o site do OP Digital, como uma nova ferrramenta de participação social. Já está disponível a primeira consulta pública virtual da prefeitura, com o tema referente ao Plano de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, elaborado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O governo passará a adotar o sistema de participação on-line já para as próximas edições do Orçamento Participativo em 2019. A primeira consulta pública já está no ar e pode ser acessada pelo link: opdigital.prefeitura.poa.br/

MULTAS AMBIENTAS - Com a entrada em vigor do Programa de Conversão de Multas Ambientais, no mês de junho, tornou-se possível quitar esse tipo de multa junto à Prefeitura de Porto Alegre com redução de 90%, desde que haja recuperação ambiental. Os interessados têm até 180 dias para se manifestar, a contar de 18 de junho. Para aderir ao programa é necessário enviar email ou ligar para 3289- 7509 para agendamento. 

BANCO DE LEITE - O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo. Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334. Saiba mais.

MORADIA PRIMEIRO - Proprietários de imóveis para alugar podem se inscrever para participar do programa Moradia Primeiro, com o objetivo de oferecer oportunidades de superação da situação de rua a pessoas acompanhadas pelas equipes de abordagem de assistência social e saúde. Se o imóvel atender aos critérios de inclusão, uma equipe da prefeitura entrará em contato para fazer a vistoria e habilitá-lo ou não no programa, incluindo na lista de imóveis cadastrados. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, apresentado no início de maio pela prefeitura, e consiste em oferecer acesso imediato à moradia, com estímulo à autonomia e autodeterminação, sendo que o imóvel e outros serviços são escolhidos pelo beneficiário, conforme opções pré-selecionadas. Interessados em cadastrar seu imóvel devem acessar este link ou diretamente o formulário.  

AÇORIANOS DE DANÇA - O Prêmio Açorianos de Dança 2018, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura, está com as inscrições abertas até 15 de dezembro para espetáculos, performances, produções e projetos estreados em Porto Alegre no ano de 2018. As inscrições devem ser realizadas no Centro de Dança – Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, na av. Erico Veríssimo, nº 307, ou pelo email dancasmc@gmail.com, através do preenchimento da ficha de inscrição disponível nos anexos do edital do prêmio disponível no site da prefeitura.

ARTES PLÁSTICAS - O Prêmio Açorianos de Artes Plásticas recebe inscrições até 21 de dezembro. O regulamento poderá ser obtido no site da secretaria, na Aba Editais. O edital para o prêmio passou por uma atualização, buscando valorizar as artes em todas as suas manifestações e de acordo com o seu tempo. As principais alterações estão nas categorias, que ficam mais abrangentes para que, assim, atendam a todas as formas de expressão nas artes visuais contemporâneas. As inscrições serão aceitas somente em formato digital. No ato da inscrição, os interessados deverão indicar as categorias em que pretendem concorrer e preencher a ficha de inscrição, disponível no formulário on-line.

PREVISÃO DO TEMPO - O sol aparece com nuvens, mas podem ocorrer alguns períodos de maior nebulosidade. A temperatura sobe mais. O vento sopra do quadrante Leste fraco a ocasionalmente moderado. Mínima de 15°C e máxima de 28°C. 

 

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes