Previsão de pautas: terça-feira, 5 de abril

05/04/2022 08:24

BRASÍLIA - O prefeito Sebastião Melo cumpre agendas a partir desta terça-feira, 5, em Brasília para reforçar a defesa da aprovação da PEC 13/2021, que envolve aplicação de recursos na educação. Vice-presidente de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Melo também foi chamado para atuar pela aprovação do Plano Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (PNAMI), que tem chance de ir à votação na Câmara dos Deputados. O vice-prefeito Ricardo Gomes assumiu como prefeito em exercício até a quinta-feira, 7, quando Melo retorna a Porto Alegre. Na capital federal, o prefeito também irá trabalhar na defesa dos interesses dos municípios diante da reforma tributária, que está na pauta da CCJ da quarta-feira, 6.

COVID-19 - A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS), irá manter a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira, 5, para todas as pessoas a partir de cinco anos, em diferentes locais. A vacinação para a população acima de 12 anos irá ocorrer em 33 locais: no Shopping João Pessoa e em 32 unidades de saúde - quatro delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza). A primeira dose de Coronavac estará disponível para todas as crianças de seis a 11 anos, exceto as imunocomprometidas, em 23 unidades de saúde e na unidade móvel, que estará na Escola Oscar Schmidt, no bairro Arquipélago, das 9h às 15h. A segunda dose do imunizante será aplicada nos mesmos locais, em crianças vacinadas até oito de março (28 dias). Saiba mais

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou uma manutenção na Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) São Manoel, nesta terça-feira, 5. Aproveitando a mesma área de abrangência do desabastecimento, outros serviços serão realizados em conjunto em unidades do Dmae na Zona Leste. O fecho da água começa à zero hora de terça para secar a rede até o início dos trabalhos às 8h. A recuperação do abastecimento está prevista a partir da noite de terça-feira, podendo se estender durante toda a quarta-feira, 6 nas partes mais altas. O abastecimento será interrompido em 22 bairros e no Ceitec: Agronomia (p), Aparício Borges, Azenha (p), Boa Vista (p), Bom Jesus, Cascata (p), Chácara das Pedras, Higienópolis (p), Jardim Botânico, Jardim Carvalho, Jardim Sabará (p), Jardim do Salso, Lomba do Pinheiro (p), Menino Deus, Partenon (p), Petrópolis (p), Santana (p), Santo Antônio, Três Figueiras, Vila Jardim (p), Vila João Pessoa e Vila São José.

DENGUE - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dá continuidade às ações de controle ambiental para reduzir o risco de transmissão do vírus da dengue em Porto Alegre. Nesta terça-feira, 5, das 8h30 às 17h, equipes da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Atenção Primária estarão nos bairros Ponta Grossa, Cavalhada, Cidade Baixa, Menino Deus e Cristo Redentor. A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os bairros foram definidos conforme o último boletim epidemiológico, pois possuem alta infestação de mosquitos Aedes Aegypti.

ROLÊ INFANTIL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará em diferentes regiões da Capital durante a semana no rolê de vacinação infantil contra Covid-19. Nesta terça-feira, 5, a ação será realizada na Escola Estadual Oscar Schimidt (rua do Pescador, 690, bairro Arquipélago). A programação segue em quatro bairros até quinta-feira, 7. Durante as ações serão utilizadas as vacinas Pfizer pediátrica, em crianças de 5 a 11 anos e Coronavac/Butantan em crianças de 6 a 11 anos, exceto imunocomprometidas, além da segunda dose de Coronavac/Butantan e de Pfizer para vacinados há 28 dias e 8 semanas, respectivamente.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço na comunidade Quinta do Portal (Lomba do Pinheiro) nesta terça-feira, 5. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

GRIPE - A campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza) prossegue nesta terça-feira, 5,. Em Porto Alegre, a imunização ocorre em 124 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de atendimento de cada local (confira no link). Nesta primeira etapa, que se estende até 30 de abril, a imunização será destinada a idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Para receber a imunização, idosos deverm apresentar documento que comprove a idade. No caso dos trabalhadores da saúde, devem apresentar contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício. Saiba mais

SARAMPO - Continua nesta terça-feira, 5, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Em Porto Alegre, a imunização ocorre em 124 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de atendimento de cada local (confira no link). Nesta primeira etapa, que se estende até 30 de abril, a imunização é destinada a atualizar a situação vacinal dos trabalhadores da saúde, juntamente com a primeira fase da vacinação contra a gripe (Influenza). Já na segunda etapa, de 2 de maio a 3 de junho, o objetivo é vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), mediante apresentação da caderneta de vacinação. 

TRANSPORTE COLETIVO- A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa a ampliação do atendimento em 11 linhas de ônibus, além da readequação dos horários em outras 11. As tabelas horárias podem ser consultadas no site da EPTC e a localização, em tempo real, na função GPS do aplicativo TRI (Cittamobi). Saiba mais

EMPREGOS - A unidade do Sine Municipal (avenida Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico) tem 368 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em destaque nesta semana 50 vagas de auxiliar de almoxarifado, 33 de mecânico de manutenção de máquinas em geral e 30 para atendente de lojas e mercados. Veja aqui as vagas.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga a agenda de atividades e ações educativas para educar e conscientizar para um trânsito mais seguro. A Escola Pública de Mobilidade é a responsável pelas atividades voltadas à mobilidade urbana e à segurança viária. Além de ações voltadas ao exercício da cidadania, cursos on-line gratuitos são oferecidos no portal de ensino à distância da EPTC, direcionados à segurança no trânsito para pedestres, ciclistas e condutores particulares ou profissionais de diversos modais. Saiba mais

DRAMATURGIA - A Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura abre inscrições para o 9° Concurso Nacional de Dramaturgia Prêmio Carlos Carvalho. O período de inscrições vai até o dia 20 de maio. Nesta edição serão oferecidas premiações para primeiro, segundo e terceiro lugares com valores em dinheiro de sete mil, cinco mil e três mil, respectivamente, além da publicação de um livro com as peças premiadas a ser lançado no dia 2 de dezembro, com leitura dramática da grande vencedora. Além dos prêmios para os três melhores textos, poderão ser dadas menções honrosas, a critério da comissão julgadora. As inscrições ocorrerão exclusivamente por meio digital pelo e-mail concursocarloscarvalhocac@gmail.com. 

CINEMA - Até 14 de abril, a Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico) apresenta a mostra Coppola: Um filme é uma pergunta, com uma seleção de oito filmes dirigidos por Francis Ford Coppola, um dos principais nomes da Nova Hollywood. O valor do ingresso é R$ 10. A programação apresenta a obra do diretor sob outra perspectiva no ano do cinquentenário de seu filme mais famoso, O Poderoso Chefão. Reunindo títulos de 1969 a 2011, a mostra explora a ascensão do diretor nos anos de ouro da Nova Hollywood,. Saiba mais

EDUCAÇÃO INFANTIL - As famílias que se inscreveram para vagas na educação infantil, no período de 13 de outubro a 12 de novembro de 2021, ou seja, aquelas que participaram do processo regular de inscrição para Educação Infantil 2021/2022, poderão consultar a classificação e o andamento da lista de espera de seus filhos ou dependentes, ao longo do ano letivo de 2022, pela internet.  Para acessar a informação, só é necessário o comprovante de inscrição (onde está discriminado o número) que deverá ser informado na página de consulta à lista de espera, juntamente com a data de nascimento da criança. A consulta por aqueles pais e responsáveis que fizeram a inscrição no período regular, estabelecido pela Smed, pode ser feita aqui. Para entrar no sistema “acessopoa”, é necessário usar (ou criar) uma conta gov.br, Google, Facebook, Twitter ou Apple. 

MONUMENTOS - Para celebrar os 250 anos da Capital, o Memorial da Justiça Federal do RS reabre seu espaço físico com a exposição Entre Monumentos e Decisões: O Patrimônio de 250 Anos de Porto Alegre. Quem visitar a mostra poderá ver e conhecer a história de personagens gaúchos que foram homenageados através da criação de monumentos. São obras criadas por artistas de renome tais como Antônio Caringi, Luís Sanguin, André Arjonas e que estão sendo resgatadas pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre de seus locais de origem por terem sofrido atos de vandalismo. Entre elas estão expostos o busto de Florêncio Ygartua e de Francisco de Assis Brasil. Processos judiciais relativos ao tema também integram a mostra, que poderá ser visitada no Memorial da Justiça Federal do RS, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, no 9º andar, ala sul, do prédio-sede.

GARÇOM - Interessados na carreira de garçom têm até o dia 6 de abril para se inscrever aqui. São 20 vagas. Os candidatos devem ter mais de 16 anos e curso fundamental completo. As aulas iniciam-se em 2 de maio, no turno da manhã, de forma presencial na Faculdade Senac (rua Cel. Genuíno, 130 - Cidade Baixa). O curso, gratuito, com 240h/aula, é uma parceria do Sine Municipal e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no programa Senac Gratuidade. Mais informações pelo telefone 51-99129.9744. 

VIADUTO OTÁVIO ROCHA - A revitalização completa do viaduto Otávio Rocha, uma das mais belas obras arquitetônicas do Brasil, sairá do papel. A Prefeitura de Porto Alegre tornou pública a abertura da licitação para a contratação da empresa visando à realização das obras. O projeto está orçado em R$ 13,7 milhões. A empresa vencedora da licitação será a responsável por serviços de restauração, recuperação, correção e conservação da estrutura. A sessão pública que marca o procedimento de recebimento e abertura dos envelopes dos interessados ocorrerá no dia 5 de maio, às 14h, na Sala de Licitações, situada na rua Uruguai, 277, 11º andar, Centro Histórico.

PINACOTECAS-  Para comemorar os 250 anos de Porto Alegre, a Coordenação de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura abriu duas novas exposições nas pinacotecas municipais. Na Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço dos Açorianos - Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico), a exposição Porto Alegre Aberta apresentará dezenas de obras do acervo tendo a capital do Rio Grande do Sul como tema. Na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico), Existências Ocultas pretende trazer para o público obras da coleção que raramente foram expostas ao longo da história do museu. Artistas pouco conhecidos e até mesmo obras de autoria não identificada estarão expostas lado a lado com pinturas, desenhos, esculturas e gravuras assinadas por figuras lendárias da arte brasileira, como Almeida Junior, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Portinari. Saiba mais

ARTES VISUAIS - A Coordenação de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) promove a mostra Cláudio Martins Costa - Desenhos. Integra as comemorações dos 250 anos da Capital e tem a curadoria da professora Neiva Bohns. A exposição na Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço dos Açorianos - Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico) traz um recorte da obra do porto-alegrense Cláudio Martins Costa (1932-2008), e conta com um conjunto de desenhos e estudos elaborados pelo escultor que se destacou no ensino da arte e cuja obra desenvolveu e aprofundou aspectos formais e temáticos do modernismo. A visitação vai até o dia 14 de abril e será mediante agendamento via e-mail acervo@portoalegre.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3289-3643.

BICICLETAS - A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), está com chamamento público aberto para o credenciamento de empresas para exploração, instalação, manutenção e operação do serviço de compartilhamento de bicicletas. A primeira chamada acontece até as 18h do dia 14 de abril. Os interessados poderão enviar eletronicamente a documentação para a Unidade Permanente de Licitações da Diretoria de Licitações e Contratos (UPL-DLC) da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, através do e-mail licitacoes@portoalegre.rs.gov.br.
A ideia é que os porto-alegrenses possam contar, além das bicicletas convencionais já disponibilizadas, com bicicletas elétricas e infantis, abrangendo mais áreas da cidade, com um  número maior de bicicletas.

RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL - A prefeitura publicou em edição do Diário Oficial de Porto Alegre, edital de contratação de empresa para recuperação estrutural das avenidas Cristóvão Colombo e Benjamin Constant. Os trabalhos incluem a restauração de toda a superfície de asfalto, execução de novas rampas de acessibilidade, melhorias nas redes de drenagem e nova sinalização viária. Os editais e seus anexos estão disponíveis aqui, no menu “Licitações e Contratos”, submenu “Licitações”, modalidade "Concorrências''. A sessão pública será realizada às 14h do dia 6 de abril, na Sala de Licitações, situada na rua Siqueira Campos, 1300, 3º andar, sala 301, Centro Histórico.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes