Previsão de pautas:11 de fevereiro 

11/02/2025 08:56

DENGUE -  A prefeitura aplica inseticida em sete ruas do bairro Passo das Pedras nesta terça-feira, 11, a partir das 9h. O ponto de partida é a avenida Alexandre Luiz, 360. Com mau tempo a operação pode ser suspensa ou cancelada. O motivo é a confirmação de casos de dengue na região. Confira abaixo os locais.

DRENAGEM - O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou nesta segunda-feira, 10, mais uma semana da força-tarefa de limpeza das tubulações, bocas de lobo e poços de visita que compõem a rede de drenagem urbana de Porto Alegre. As equipes atuam em todas as regiões da cidade até o próximo domingo, 16. Leia mais aqui.

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) tem serviço programado para a Zona Leste nesta terça-feira, 11. A partir das 8h30, as equipes atuam na substituição de uma válvula na sucção do grupo motor bomba da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Jardim Ipê, localizada na rua Comendador Eduardo Secco. Para executar o serviço, será necessário suspender o abastecimento para os bairros Jardim Carvalho, Boa Vista, Jardim Ipê e Colina do Prado. O retorno da água deve ocorrer à noite, podendo demorar um pouco mais nas áreas mais altas.

UNIDADE MÓVEL - A Secretaria Municipal de Saúde leva a unidade móvel a cinco comunidades durante a semana, nos bairros Lomba do Pinheiro, Floresta, Humaitá, Anchieta e Santa Tereza. Nesta terça-feira, 11, a unidade estará na rua Voluntários da Pátria, 1940, Centro Social Marista Irmão Bortolini – Loteamento Santa Terezinha (bairro Floresta).

TRÂNSITO E TRANSPORTE - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou um esquema especial de trânsito e transporte para a disputa entre Grêmio e Pelotas, que ocorre nesta terça-feira, 11, às 21h30, na Arena do Grêmio. A abertura dos portões está marcada para as 19h30. Duas linhas especiais de ônibus realizam o transporte dos torcedores a partir das 18h30. Confira no link.

TRÂNSITO - Nesta terça-feira, 11, a avenida Tramandaí terá bloqueio de pista próximo ao numeral 537, entre 9h e 17h, devido a uma obra do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Saiba mais aqui.

TRÂNSITO 2 - O bloqueio total de trânsito no cruzamento entre as avenidas Chuí e Pinheiro Borda, no bairro Cristal, será mantido nesta segunda, 10, e terça-feira, 11, entre as 9h e 17h. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os motoristas deverão seguir pela Padre Cacique até a rua Estevão Cruz, nas proximidades do Parque Pontal. Leia mais no link.

BOTA-FORA - O projeto Bota-fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), ocorre desta terça-feira, 11, até a sexta-feira, 14, em 11 comunidades. A ação é realizada a partir das 8h e tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. 

COVID-19 - A vacina contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos pertencentes aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde estará disponível em 15 unidades de saúde a partir desta segunda-feira, 10. A vacina oferecida pelo SUS é a do laboratório Moderna. Podem receber a dose crianças imunocomprometidas, com deficiência, indígenas e quilombolas, com comorbidades e gestantes. O esquema vacinal para as crianças entre 5 e 11 anos é composto por uma dose anual, exceto para os pacientes imunocomprometidos (1 dose a cada 6 meses).

PROFESSORES TEMPORÁRIOS - A prefeitura abriu edital para a contratação temporária de sete professores e a formação de um cadastro reserva para eventuais chamamentos extras. As vagas são para professores de Artes, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Matemática e Educação Especial com habilitação em deficiência mental, deficiência visual e ensino de surdos. As inscrições poderão ser feitas das 9h de domingo, 7, até as 17h de quarta-feira, 12. A documentação deverá ser encaminhada por e-mail ou entregue pessoalmente, conforme informações do edital. Outras informações podem ser obtidas neste link

BLOCOS DE RUA - A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa lançou edital de chamamento público para seleção de propostas de Organização da Sociedade Civil (OSC) interessadas em elaborar e executar o projeto dos Desfiles de Carnaval de Rua 2025. As inscrições vão até o dia 19 de fevereiro. Podem participar as entidades que preencham as condições estabelecidas no edital. O resultado será divulgado no dia 21 de fevereiro. 

CARNAVAL - Estão à venda os ingressos para o Carnaval 2025 no Complexo Cultural do Porto Seco, nos dias 14 e 15 de março. Na venda on-line pelo sympla.com.br (com taxa de conveniência), a compra pode ser parcelada em até 12 vezes pelo cartão de crédito. Na venda física, não há possibilidade de parcelamento. Saiba mais

ESTÁGIOS - Foram publicados, no Diário Oficial de Porto Alegre, três editais de abertura para processos seletivos de estágio na prefeitura. No total, são 381 vagas mais cadastro Reserva, divididas entre Ensino Médio, Ensino Técnico, Magistério e Nível Superior. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas por meio da plataforma online Conjuntos do CIEE-RS (cieers.org.br/conjuntos). A prova objetiva será realizada on-line neste link: cieers.org.br/provaonline.

HOSPITAL DE CLÍNICAS - As emergências adulto e pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre vão operar com restrição até 17 de março de 2025 para execução de obras estruturais urgentes. Durante esse período, todos os atendimentos da unidade serão suspensos. Saiba mais.

PRODUÇÃO RURAL - A Feira da Produção Rural de Porto Alegre instalada no Largo Jornalista Glênio Peres, no Centro Histórico, vai até 15 de fevereiro. De segunda a sábado, das 6h às 21h, produtores rurais comercializam alimentos e flores direto de suas propriedades para os consumidores. 

PISCINAS - Estão abertas até 28 de fevereiro as cinco piscinas públicas gerenciadas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). O acesso é gratuito e todas contam com uma programação diversificada na temporada de verão. Saiba mais

BANCO DE SANGUE - O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) precisa de doações de sangue, que podem ser feitas nas instalações da instituição. Para realizar a doação, as pessoas devem preferencialmente fazer agendamento prévio pelo telefone (51) 3289-7658 (WhatsApp). O banco de sangue funciona das 8h às 12h, nas segundas, quartas e sextas-feiras, e das 13h às 17h, nas terças e quartas-feiras, no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, s/nº - Bom Fim. 

DEBUT SOLIDÁRIO - Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Debut Solidário, evento promovido pela Associação Leopoldina Juvenil, com apoio da prefeitura e do Movimento de Mulheres Marlene Martini Carneiro. O formulário pode ser acessado até 1º de março de 2025 neste link. O baile está marcado para 6 de outubro de 2025, na sede do clube, bairro Moinhos de Vento. Serão selecionadas 30 meninas que completam 15 anos em 2025 e estudam na rede pública de ensino estadual ou municipal.

 

 

Andrea Brasil