Secretário reúne assessores para alinhar comunicação

18/12/2018 15:43
Jefferson Bernardes/PMPA
COMUNICAÇÃO
No evento liderado por Orestes Jr, publicitário Marcelo Aimi foi o palestrante convidado

O Gabinete de Comunicação Social da Prefeitura de Porto Alegre realizou na segunda-feira, 17, o segundo seminário Reunião&Comunicação de 2018. Proposto pelo secretário de Comunicação, o jornalista Orestes de Andrade Jr, o evento, realizado no auditório da prefeitura, tem o objetivo de integrar, unificar informações e atualizar a equipe. “Quem se formou há mais de cinco anos já está desatualizado. A comunicação viveu a maior revolução da sua história nos últimos anos. O mundo atual exige aprendizado constante e precisamos estar preparados para prestar um serviço público de qualidade”, diz o secretário logo na abertura do evento.

O convidado deste encontro foi o publicitário e professor da ESPM, Marcelo Aimi. Em uma palestra bem humorada, publicitário falou das diferentes formas de comunicar assuntos importantes e como impactar quem recebe a mensagem. “Antes, a comunicação institucional e jornalística era feita com base em números. Agora, mais do que nunca, o que importam são histórias”, afirma Aimi. “Nós temos as melhores personagens de uma boa história, os porto-alegrenses, com vivências reais a cada minuto, em um cenário incrível, a nossa Porto Alegre”, completa Orestes Jr. O primeiro seminário foi realizado em novembro, com a palestra do publicitário Roberto Schmidt.

Entre as ferramentas de gestão apresentadas pelo secretário de Comunicação, está a divisão da equipe em pequenos núcleos de decisão. A equipe foi dividida em ‘squads’, como no Spotify, e em geral como trabalham todas as grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício. “As decisões são descentralizadas, com autonomia e responsabilidade. Costumo dizer que eu sou o STF, só devo ser acionado se a equipe não chegou a um consenso”, contou Orestes Jr. A unidade e a linha de comunicação do governo devem ser seguidas por todos. Entre os valores, destaque para transparência, inovação, compromissos coletivos e parcerias com a sociedade. “O propósito desta gestão é fazer a prefeitura funcionar para as pessoas, melhorando a vida de 1,5 milhão de habitantes”. 

Orestes Jr. também mostrou duas novidades: um sistema de avaliação das assessorias de comunicação das secretarias junto ao que é veiculado na imprensa e outro sistema que reúne o resultado efetivo de cada release produzido pela Comunicação da prefeitura em todas as mídias disponíveis. “Faz tempo que a comunicação precisa ter gestão real, não só de pessoas, mas também de parâmetros mensuráveis”, explicou. “Não há desculpas para não fazer. As desculpas são para realizar. Se não tem meios, faça com que surjam, improvise”, conclui.

 

Gilmar Martins