Serviços essenciais funcionam no feriado de 12 de outubro

12/10/2020 06:18

Os órgãos municipais que desempenham serviços essenciais na Capital atuarão em regime de plantão nesta segunda-feira, 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida. As atividades retornam com expediente regular na terça, 13. Confira abaixo: 

156 POA - Atendimento 24 horas, todos os dias da semana (inclusive feriados), para solicitações de serviços, como poda de árvores, iluminação pública, conservação de vias, coleta de lixo, esgoto pluvial, serviços de trânsito, água, esgoto sanitário, denúncia de vandalismo e outras demandas.

Ceic - O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) opera 24 horas por dia. O videomonitoramento, por meio de mais de mil câmeras, acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic também opera no atendimento a situações de risco e emergência.

Trânsito e Transporte - Trânsito e Transporte - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que na segunda-feira, 12, os ônibus irão operar com tabela horária de domingo na Capital. Os horários e opções de itinerários podem ser consultados pelo aplicativo do Cartão TRI, em sua Função GPS. As tabelas atualizadas também estão disponíveis no site da EPTC. Caso haja alguma divergência no serviço, os cidadãos devem registrar o caso pelo número 118, com informações de horário, linha e prefixo. As equipes do número 118 e de fiscalização permanecem com atendimento 24h.

Saúde - Os prontos atendimentos e hospitais do município permanecerão abertos 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando. Já as unidades de saúde e farmácias distritais não atendem aos finais de semana e feriados. Portanto, estarão fechadas de sábado a segunda-feira, 10 a 12, retomando o atendimento na terça-feira, 13, a partir das 7h ou 8h, conforme planejamento de cada serviço.

Pronto-atendimentos 24h:
- PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
- PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
- PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
- PA de Saúde Mental IAPI (rua Valentim Vicentini, s/nº)
- UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil)

Hospitais:
- Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim)
- Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica (avenida Independência, 661)

Assistência Social - A Central de Abordagem Social atende 24h pelos telefones 3289-4994 ou pelo 156.
- Abordagem noturna - População adulta, das 19h às 7h - F: 156 / 3289 4994
- Albergue Acolher 2 - Rua 7 de Abril, n º 315, bairro Floresta - F: 3737 2118
- Albergue Dias da Cruz - das 19h às 7h - avenida Azenha, 366. F: 3223 1938

Limpeza Urbana - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

Ãgua, esgoto e drenagem – Ãgua, esgoto e drenagem - Fone 156, opção 2: atendimento diário, das 7h às 17h para registrar vazamentos de água, extravasamentos de esgoto e pluvial, solicitar serviços operacionais, fazer agendamentos, esclarecer assuntos da área comercial, denunciar ligações clandestinas e outros serviços. Atendimento comercial do Dmae pelos canais digitais (email, chatdmae) retornam na terça-feira, dia 13.

Trabalho - A unidade do Sine Municipal, na avenida Sepúlveda com a Mauá, estará fechada. O atendimento ao público retorna na terça-feira, 13, às 8h.

Guarda Municipal - As equipes da Guarda Municipal estarão em parques e praças. A vigilância fixa e motorizada atenderá postos de saúde, secretarias e prédios municipais, além do plantão, na sede do Ceic. Os agentes também irão atuar na fiscalização da Covid-19 em diversos pontos como feiras, comércio e serviços. A Central de Operações da Guarda Municipal atende 24 horas pelo telefone 153.

Defesa Civil - A Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas no telefone 199 para atendimento de urgências em situação de risco.

Conselho Tutelar - Atendimento das 8h às 18h, em regime de plantão centralizado, na rua Giordano Bruno, 335, bairro Rio Branco. As unidades das microrregiões estarão fechadas. O plantão noturno não sofre alterações.

Meio Ambiente - A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) mantém plantão e atende urgências pelo 156 POA.

Manejo Arbóreo - A Equipe de Manejo Arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) trabalha em regime de plantão e atende demandas de urgências pelo telefone 156 POA.

Iluminação Pública - O plantão técnico da Coordenação de Iluminação Pública (CIP) atende solicitações de urgências pelo telefone 156 POA.

Mercado Público - O Mercado Público estará fechado no feriado de 12 de outubro. O atendimento ao público reabre na terça-feira, 13, a partir das 7h30.

Sala do Empreendedor - Não haverá expediente no feriado. Nos demais dias, os atendimentos estão sendo feitos por meio do e-mail alvará@portoalegre.rs.gov.br ou por agendamento prévio para terças e quintas-feiras, das 10h às 15h30, neste link. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3289-4545 das 10h às 16h.

Procon - Para informações e também registrar reclamações e denúncias o cidadão pode acessar o Reclamação Procon. O órgão está com os atendimentos presenciais suspensos.

Posto de Arrecadação Fiscal - Posto de Arrecadação Fiscal - O Posto de Arrecadação Fiscal (PAF) da Procuradoria-Geral do Município não funcionará na segunda, 12 . O atendimento, que está sendo realizado exclusivamente de forma não presencial devido à pandemia, será retomado na terça-feira, 13, pelos canais virtuais. Saiba mais aqui.

Escritório de Licenciamento - Não haverá plantão e agendamento de atendimentos on-line durante o feriado. Os protocolos digitais, no entanto, podem ser consultados normalmente pelo portal de Licenciamento.

Fazenda - A Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda não atenderá na segunda-feira, retornando através dos seus canais de atendimento remoto na terça-feira, 13, com expediente das 9h às 16h. O atendimento presencial, das 9h às 16h, foi retomado com medidas de proteção e presença limitada a 30 pessoas no ambiente de atendimento

Canais de Atendimento:
Telefones: 156, opção 4 ou (51) 3289-0156, opção 4, das 9h às 16h.
WhatsApp: whts.co/chatprefpoa (exclusivo para guias e parcelamentos)
Parcele On-line: parcelamento.procempa.com.br 
 

 

Gilmar Martins