Alerta climático: prefeito coordena reunião e reforça serviços de emergência

17/05/2022 09:56
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Equipe de governo está reunida no Ceic para organizar trabalho em caso de ocorrências devido à chuva e vento fortes

Os serviços da prefeitura estão mobilizados e com equipes reforçadas para atender a população e possíveis ocorrências diante da previsão de frio intenso, ventos e chuvas fortes. O prefeito Sebastião Melo coordena a reunião da Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae), na manhã desta terça-feira, 17, no Centro Integrado do Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic).

“Prevenção é o melhor caminho e estamos organizados para dividir responsabilidades para que a cidade possa responder de forma rápida em caso de ocorrências”, afirma Melo.

Com base nos prognósticos do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e da Sala de Situação do Estado (Sema/RS), a Defesa Civil emitiu um alerta na tarde desta segunda-feira, 16. O evento poderá se estender até o fim do dia de quarta-feira, 18.

Aulas - As aulas na rede municipal de educação foram suspensas nos turnos da tarde e da noite nesta terça-feira para proteger alunos, professores e funcionários. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) está orientando as escolas.

Saúde - As unidades de saúde e farmácias distritais estarão fechadas a partir das 15h desta terça-feira, 17. Serviços presenciais da Diretoria de Vigilância em Saúde de Porto Alegre também foram suspensos. O atendimento será retomado normalmente na quarta-feira, 18.
 

Equipes de plantão - As secretarias e órgãos de serviços públicos estão de prontidão. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Dmlu) estão com as equipes em alerta para possíveis ocorrências, como podas de árvores, à noite e de madrugada. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) também está com seus servidores à disposição, assim como a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que reforçou seus efetivos.

A área de assistência social – Secretaria Municipal de Assistência Social (SMDS) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) está de plantão para eventuais acidentes e atendimento à população de rua. As ações da Operação Inverno - que começam oficialmente no dia 4 de junho – foram antecipadas. A partir da noite desta terça-feira, 17, equipes estarão nas ruas com horário estendido até as 22h fazendo abordagem e encaminhamento de pessoas em situação de rua para albergues, abrigos e pousadas.

Emergência - Os serviços municipais podem ser acionados pelo telefone 156 e pelo WhatsApp (51) 3433.0156.

Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Como ajudar - A Campanha do Agasalho e Alimento 2022 - coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama foi lançada na semana passada e as doações podem ser feitas nos pontos cadastrados. Confira no site Poa que Cuida onde doar.

Copae - O Copae é responsável pela articulação dos esforços e pela colaboração institucional para atuação nas emergências e nas ações de proteção e defesa civil em Porto Alegre, tem como objetivo diminuir o tempo de resposta à comunidade atingida por sinistros e aumentar a eficiência das ações que dependem da integração dos órgãos.

A comissão é constituída pelos seguintes órgãos e instituições governamentais: Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg), Diretoria-Geral de Defesa Civil (DGDC), Guarda Municipal (GM), Centro Integrado de Comando (Ceic), Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF), Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), Procuradoria-Geral do Município (PGM), Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), Secretaria Municipal de Educação (Smed), Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) e Gabinete de Comunicação Social (GCS).

Leia mais:

Lançada Campanha do Agasalho e Alimento 2022

Previsão de frio antecipa ações da Operação Inverno

 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes