Anúncio de liberação de público em estádios demonstra falta de diálogo do Estado

02/09/2021 00:05

Há mais de 45 dias, a Prefeitura de Porto Alegre e os municípios que integram a R10 (Cachoeirinha, Alvorada, Gravataí, Viamão e Glorinha) apresentaram ao Governo do Estado um plano concreto de reabertura gradativa de grandes eventos e até hoje aguardam uma resposta definitiva para avançar na liberação destas atividades.

A informação - via imprensa - que o Estado irá autorizar o público em estádios e criar um cronograma para retomada de eventos em outubro, até mesmo com a liberação de pista de dança, é uma sinalização positiva, já que esta era uma demanda defendida pela região.

Lamenta-se, no entanto, a postura do Governo do Estado em ignorar a construção e o diálogo entre os municípios.

Desde a formalização do Plano de Liberação de Eventos, elaborado após ampla discussão entre os municípios, a Capital e sua equipe técnica, representando o comitê técnico regional, atenderam a solicitação estadual e responderam aos questionamentos e dúvidas levantadas pelo Gabinete de Crise Estadual. 

"O que nos causa estranheza é que o Governo do Estado se apropria da proposta de cronograma para o setor eventos e competições esportivas e lança protocolos próprios, sem um mínimo debate com os municípios'', afirma o prefeito Sebastião Melo.

 

Lissandra Mendonça

Fabiana Kloeckner