Apresentada mais uma etapa de diagnóstico para o 4º Distrito
A terceira etapa do diagnóstico para renovação do 4º Distrito foi apresentada pelo Banco Mundial e a consultoria Steer, na manhã desta segunda-feira, 19, no Salão Nobre do Paço Municipal, ao prefeito Nelson Marchezan Júnior e ao vice, Gustavo Paim. O estudo é fruto de uma parceria entre Prefeitura, o banco e a consultoria.
Nesta fase do projeto, chamada de Plano de Investimento de Capital, foram apresentados ao governo municipal os investimentos estratégicos com potencial de induzir as transformações no 4º Distrito. Segundo o consultor do Banco Mundial, Fernando Franco, o estudo traz cenários para apoiar as decisões da Prefeitura em torno de uma estratégia de remodelação urbana e financiamento para a região. “O desafio é construir uma política pública integral”, afirma.
O território compreende os bairros Floresta, Navegantes, São Geraldo, Humaitá e Farrapos. Em novembro do ano passado, em viagem a Washington (EUA), Marchezan recebeu do Banco Mundial a confirmação de US$ 30 milhões para apoio a um plano de desenvolvimento do 4º Distrito. Os recursos deverão ser utilizados para a contenção de alagamentos, saneamento e mobilidade urbana. “Vocês estão de parabéns por esse estudo. O 4º Distrito tem um potencial enorme para mudar a cara de Porto Alegre”, diz.
As próximas etapas do trabalho, que deve prosseguir até outubro, são de gestão e valorização do imobiliário e plano de ações, para que então o Banco Mundial conclua suas recomendações sobre políticas públicas para o território estudado. O vice-prefeito afirma que mudou sua visão sobre a região após o diagnóstico do Banco Mundial. “Essa leitura do 4º Distrito é muito importante”, enfatiza.
Participaram da reunião os secretários municipais da Fazenda, Leonardo Busatto; de Relações Institucionais, Christian Lemos; de Planejamento e Gestão, Juliana Castro, e o adjunto, Daniel Rigon; de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário; de Infraestrutura, Marcelo Gazen; do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm; de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia, e o adjunto, Moisés Gonçalves; de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro; e o procurador-geral do Município, Nelson Marisco. Também estiveram presentes os diretores da Fasc, Vanessa Baldini; o presidente da EPTC, Fábio Berwanger Juliano; o diretor-geral do Demhab, Mario Marchesan; o diretor-geral do DMLU, Rene Machado de Souza; o diretor-geral do Dmae, Darcy dos Santos; e os diretores da Procempa Alexandre Horn e Marcelo Bertolini.
Rui Felten