Aprovado projeto de lei que desestatiza a Carris
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na noite desta quarta-feira, 8, o projeto de lei do Executivo (PLE 013/21) que prevê a desestatização da Carris. A proposta recebeu 23 votos favoráveis e 13 contrários. Foram apresentadas oito emendas ao projeto, todas rejeitadas.
O prefeito Sebastião Melo agradeceu aos vereadores por terem enfrentado o debate e aprovado mais uma etapa do conjunto de medidas proposto para modernizar e enfrentar a crise no transporte. “As isenções e o custo da Carris, que é 21% maior do que de outras empresas de ônibus, fazem com que a passagem em Porto Alegre seja uma das mais caras entre as capitais. Vamos seguir trabalhando para melhorar a mobilidade humana e termos uma passagem que caiba no bolso do cidadão”, destacou.
Com a aprovação, o serviço continuará sendo público, porém, operado por uma empresa privada, como já acontece em todas as demais capitais brasileiras. O projeto garante a continuidade do atendimento dos 22% que hoje são transportados pela Carris mantendo a qualidade do serviço para a população.
Para os funcionários dentro do projeto de desestatização está em planejamento um Plano de Demissão Voluntária (PDV), além da realização de cursos de capacitação.
Fabiana Kloeckner