Aprovado projeto de lei que desestatiza a Carris

08/09/2021 22:38

A C√Ęmara Municipal de Porto Alegre¬†¬†aprovou na noite desta¬†quarta-feira, 8, o projeto de lei do Executivo (PLE 013/21)¬†que prev√™ a desestatiza√ß√£o da Carris. A proposta recebeu 23¬†votos favor√°veis e 13¬†contr√°rios. Foram apresentadas oito emendas ao projeto, todas rejeitadas.¬†

O prefeito Sebasti√£o Melo agradeceu aos vereadores por terem enfrentado o debate e aprovado mais uma etapa do conjunto de medidas proposto para modernizar e enfrentar a crise no transporte. ‚ÄúAs isen√ß√Ķes e o custo da Carris, que √© 21% maior do que de outras empresas de √īnibus, fazem com que a passagem em Porto Alegre seja uma das mais caras entre as capitais. Vamos seguir trabalhando para melhorar a mobilidade humana e termos uma passagem que caiba no bolso do cidad√£o‚ÄĚ, destacou.

Com a aprova√ß√£o, o servi√ßo continuar√° sendo p√ļblico, por√©m, operado por uma empresa privada, como j√° acontece em todas as demais capitais brasileiras. O projeto garante a continuidade do atendimento dos 22% que hoje s√£o transportados¬†pela Carris mantendo a qualidade do servi√ßo para a popula√ß√£o.¬†

Para os funcionários dentro do projeto de desestatização está em planejamento um Plano de Demissão Voluntária (PDV), além da realização de cursos de capacitação.

Aline Rimolo

Fabiana Kloeckner