Aquece ExpoFavela leva empreendedorismo para 17 regi√Ķes de Porto Alegre

26/08/2023 11:16
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Capacita√ß√£o √© preparat√≥ria para a ExpoFavela/RS, que ocorrer√° dias 1¬ļ e 2 de setembro na Pucrs

A manh√£ deste s√°bado, 26, foi de muito aprendizado para empreendedores de 17 regi√Ķes de Porto Alegre. O Aquece Expofavela incluiu a√ß√Ķes do Feir√£o Digital, promovido pelo munic√≠pio, e atividades preparat√≥rias para a ExpoFavela/RS, que ocorre nos dias 1¬ļ e 2 de setembro, no Centro de Eventos da Pontif√≠cia Universidade Cat√≥lica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O prefeito Sebasti√£o Melo visitou as comunidades das Ilhas e da Bom Jesus durante o evento.¬†

"Das Ilhas ao Partenon, o empreendedorismo social √© transforma√ß√£o. √Č oportunidade de emprego, renda e de um futuro melhor. A solu√ß√£o est√° na periferia e estamos juntos para potencializar a inova√ß√£o" - Prefeito Sebasti√£o Melo.¬†

‚ÄúA ExpoFavela nasceu da ideia de potencializar as regi√Ķes perif√©ricas, levando empreendedorismo para os bairros. Neste evento, unimos esse conceito com a proposta do Feir√£o Digital, que ensina os empreendedores a potencializarem seus neg√≥cios com a ajuda da internet‚ÄĚ, explicou Alexandre Borck, secret√°rio extraordin√°rio de Moderniza√ß√£o e Gest√£o de Projetos.

Os participantes tiveram a oportunidade de ampliar conhecimentos e participar de a√ß√Ķes que promovem o desenvolvimento econ√īmico e social. Foi o caso da artes√£ Eunice Mariano, do Coletivo Afro Aya, do bairro Restinga. ‚ÄúNo nosso grupo, apenas eu trabalho com corda e tecido, o que virou um diferencial. Busquei tamb√©m ideias em v√≠deos na internet, uma ferramenta que me ajudou a crescer muito‚ÄĚ, relatou.

A empreendedora T√Ęnia Cardoso, do Bazar das Yh√£s, lembrou que a viol√™ncia est√° presente em muitas periferias, mas que √© preciso seguir aprendendo mesmo com as dificuldades. ‚ÄúA realidade social da vila √© diferente. Meus dois filhos s√£o formados em universidades federais, tenho muito orgulho disso porque sabemos que a viol√™ncia e o tr√°fico rondam nossos jovens, e eles n√£o se deixaram levar‚ÄĚ, relatou ela, moradora tamb√©m da Restinga.

Os inscritos no Aquece ExpoFavela receberam press kit contendo a programação completa do evento e acesso gratuito à plataforma Share, que oferecerá capacitação em empreendedorismo digital e trocas com profissionais por três meses. Além disso, também receberam convites para acessar a ExpoFavela/RS e transporte gratuito para os dois dias do evento, oferecido pela Central Única das Favelas (Cufa) e Favela Holding.

ExpoFavela/RS - A maior feira de empreendedorismo da Am√©rica Latina direcionada ao p√ļblico das favelas e das periferias acontecer√° 1¬ļ e 2 de setembro, no Centro de Eventos da PUCRS - s√£o esperados 4 mil participantes, entre startups das periferias, investidores, palestrantes e p√ļblico em geral. Est√£o previstas palestras, workshops, exposi√ß√Ķes, rodadas de neg√≥cios, debates, shows e iniciativas criadas por moradores das favelas e periferias de todo o Rio Grande do Sul.

Em outubro, os expositores que mais se destacaram nas etapas regionais em todo Brasil se reunirão novamente em São Paulo, no Expo Center Norte, para a ExpoFavela Nacional. Do Rio Grande do Sul, devem ser selecionadas de três a cinco melhores ideias e negócios. Saiba mais aqui.

Cristiano Vieira

Gilmar Martins