Artigo: Um território inovador chamado Porto Alegre

19/03/2024 13:52

Diz muito sobre o momento que vive Porto Alegre ser por tr√™s anos consecutivos a¬†sede fora da Europa de um dos grandes encontros mundiais de neg√≥cios na √°rea da inova√ß√£o. A capital do South Summit Brazil se renova diariamente para superar problemas estruturais rumo ao desenvolvimento social e econ√īmico. Do Lami ao Sarandi, do Sarandi ao Partenon e do Partenon √†s Ilhas, temos desafios do tamanho da pot√™ncia da nossa gente ‚ÄĒ trabalhadores, empreendedores e moradores que inovam singela ou grandemente para fazer uma cidade melhor onde se viver.

Durante tr√™s dias, os armaz√©ns do¬†Cais Mau√°¬†recebem l√≠deres internacionais, grandes corpora√ß√Ķes, startups, institui√ß√Ķes, investidores e influenciadores em busca de trocas e oportunidades. Enquanto certamente milh√Ķes ou bilh√Ķes s√£o transacionados e empresas t√™m seus projetos acelerados, √© contada em um dos palcos uma hist√≥ria local que nos orgulha muito e simboliza o que pessoalmente acredito sobre¬†inova√ß√£o: que faz sentido quando¬†promove transforma√ß√£o social.

O que o Morro da Cruz, a Vila Planet√°rio e a Bom Jesus t√™m em comum? Desde o ano passado, se tornaram sedes de¬†Territ√≥rios Inovadores.¬†Iniciativa que nasceu com o Pacto Alegre e que na prefeitura abra√ßamos como prioridade para¬†levar wi-fi gratuito para as periferias. E n√£o estamos tratando apenas de conectividade com banda larga. O acesso √† internet e √† tecnologia se tornou uma presta√ß√£o de servi√ßo essencial, que d√° oportunidade e tamb√©m j√° ajudou a salvar ‚ÄĒ uma moradora usou o sinal em comunidade atendida para acionar socorro diante de viol√™ncia dom√©stica.

Por meio do trabalho dedicado do Michael e do Hub Form√ī (Morro da Cruz), da tia Mara e da ONG Mistura√≠ (Vila Planet√°rio) e da Samara e do Centro de Cuidados Nossa Senhora de F√°tima do Cal√°bria (Bom Jesus),¬†o programa oportuniza um novo horizonte para quem n√£o precisa mais sair da comunidade ou descer do morro em busca de inova√ß√£o, como est√≠mulo concreto ao empreendedorismo e ao desenvolvimento social. Que muitos sejam inspirados e impactados por essa corrente que estamos levando tamb√©m √† Cruzeiro e √† Restinga, para logo avan√ßar ao Mario Quintana, ao Humait√° e √† Ilha dos Marinheiros.

A cidade que aposta nas parcerias e nas constru√ß√Ķes comunit√°rias √© a mesma Capital que √© amiga do empreendedor, que reduz impostos, licencia com agilidade, libera alvar√° de atividades de baixo risco, oferece seguran√ßa jur√≠dica e facilita a atua√ß√£o de quem aqui quer investir, expandir, gerar emprego e renda. √Č nesse cen√°rio que um ainda maior e melhor¬†South Summit¬†encontra uma Porto Alegre aberta e cada vez mais comprometida em inovar para transformar.

Sebasti√£o Melo
Prefeito de Porto Alegre

Artigo publicado na edição de terça-feira, 19, em GZH.

Lissandra Mendonça