Artigo: Um território inovador chamado Porto Alegre

19/03/2024 13:52

Diz muito sobre o momento que vive Porto Alegre ser por três anos consecutivos a sede fora da Europa de um dos grandes encontros mundiais de negócios na área da inovação. A capital do South Summit Brazil se renova diariamente para superar problemas estruturais rumo ao desenvolvimento social e econômico. Do Lami ao Sarandi, do Sarandi ao Partenon e do Partenon às Ilhas, temos desafios do tamanho da potência da nossa gente — trabalhadores, empreendedores e moradores que inovam singela ou grandemente para fazer uma cidade melhor onde se viver.

Durante três dias, os armazéns do Cais Mauá recebem líderes internacionais, grandes corporações, startups, instituições, investidores e influenciadores em busca de trocas e oportunidades. Enquanto certamente milhões ou bilhões são transacionados e empresas têm seus projetos acelerados, é contada em um dos palcos uma história local que nos orgulha muito e simboliza o que pessoalmente acredito sobre inovação: que faz sentido quando promove transformação social.

O que o Morro da Cruz, a Vila Planetário e a Bom Jesus têm em comum? Desde o ano passado, se tornaram sedes de Territórios Inovadores. Iniciativa que nasceu com o Pacto Alegre e que na prefeitura abraçamos como prioridade para levar wi-fi gratuito para as periferias. E não estamos tratando apenas de conectividade com banda larga. O acesso à internet e à tecnologia se tornou uma prestação de serviço essencial, que dá oportunidade e também já ajudou a salvar — uma moradora usou o sinal em comunidade atendida para acionar socorro diante de violência doméstica.

Por meio do trabalho dedicado do Michael e do Hub Formô (Morro da Cruz), da tia Mara e da ONG Misturaí (Vila Planetário) e da Samara e do Centro de Cuidados Nossa Senhora de Fátima do Calábria (Bom Jesus), o programa oportuniza um novo horizonte para quem não precisa mais sair da comunidade ou descer do morro em busca de inovação, como estímulo concreto ao empreendedorismo e ao desenvolvimento social. Que muitos sejam inspirados e impactados por essa corrente que estamos levando também à Cruzeiro e à Restinga, para logo avançar ao Mario Quintana, ao Humaitá e à Ilha dos Marinheiros.

A cidade que aposta nas parcerias e nas construções comunitárias é a mesma Capital que é amiga do empreendedor, que reduz impostos, licencia com agilidade, libera alvará de atividades de baixo risco, oferece segurança jurídica e facilita a atuação de quem aqui quer investir, expandir, gerar emprego e renda. É nesse cenário que um ainda maior e melhor South Summit encontra uma Porto Alegre aberta e cada vez mais comprometida em inovar para transformar.

Sebastião Melo
Prefeito de Porto Alegre 

Artigo publicado na edição de terça-feira, 19, em GZH.

 

Lissandra Mendonça