Assinado contrato para reforma em oito unidades de assistência social
Na tarde desta segunda-feira, 4, a Prefeitura de Porto Alegre assinou contrato para melhorias em sete unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), além do Abrigo Marlene.
As obras, no valor de R$ 4,64 milhões, serão custeadas pelo governo federal, com contrapartida do municÃpio. O documento foi assinado pelo prefeito Sebastião Melo e pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, FamÃlia e Combate à Fome, Wellington Dias, na capital gaúcha.
Além de reforma, construção e pagamento de locação, os recursos também serão usados para a aquisição de materiais permanentes, necessários para operação das unidades.Â
“Tivemos 309 equipamentos atingidos pela enchente, em 30% do território de Porto Alegre. Muitos foram os Creas e Cras que perderam móveis permanentes. Agradeço, em nome da cidade, pela destinação dos recursos†- Prefeito Sebastião Melo.Â
As unidades do Cras são responsáveis pelo atendimento e cadastramento das famÃlias em situação de vulnerabilidade, enquanto os Creas oferecem apoio para pessoas em situação de violação de direitos.
Â
“Os centros são as portas de entrada da assistência social de Porto Alegre e têm um papel fundamental no atendimento à s famÃlias e indivÃduos em vulnerabilidade social. Por isso a importância desse recurso, para que a gente possa qualificar cada vez mais o atendimentoâ€, completou o secretário de Assistência Social, Matheus Xavier.
 Â
Centros de Atendimento - Porto Alegre possui 23 unidades do Cras, responsáveis pelo atendimento e cadastro de famÃlias em situação de vulnerabilidade. Já os nove Creas atendem pessoas em risco social ou pessoal, ou com vÃnculos rompidos.
Unidades beneficiadas:
- Cras: Ilhas; Farrapos; Ampliado Centro-Sul; Ampliado Glória; Ampliado Norte; Centro;
- Creas: Norte e Nordeste;
- Abrigo Municipal Marlene.
Â
Cristiano Vieira