Assinado contrato para reforma em oito unidades de assistência social

04/08/2025 17:09

Na tarde desta segunda-feira, 4, a Prefeitura de Porto Alegre assinou contrato para melhorias em sete unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), além do Abrigo Marlene.

As obras, no valor de R$ 4,64 milhões, serão custeadas pelo governo federal, com contrapartida do município. O documento foi assinado pelo prefeito Sebastião Melo e pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, na capital gaúcha.

Além de reforma, construção e pagamento de locação, os recursos também serão usados para a aquisição de materiais permanentes, necessários para operação das unidades. 

“Tivemos 309 equipamentos atingidos pela enchente, em 30% do território de Porto Alegre. Muitos foram os Creas e Cras que perderam móveis permanentes. Agradeço, em nome da cidade, pela destinação dos recursos†- Prefeito Sebastião Melo. 

As unidades do Cras são responsáveis pelo atendimento e cadastramento das famílias em situação de vulnerabilidade, enquanto os Creas oferecem apoio para pessoas em situação de violação de direitos.
 
“Os centros são as portas de entrada da assistência social de Porto Alegre e têm um papel fundamental no atendimento às famílias e indivíduos em vulnerabilidade social. Por isso a importância desse recurso, para que a gente possa qualificar cada vez mais o atendimentoâ€, completou o secretário de Assistência Social, Matheus Xavier.
  
Centros de Atendimento
 - Porto Alegre possui 23 unidades do Cras, responsáveis pelo atendimento e cadastro de famílias em situação de vulnerabilidade. Já os nove Creas atendem pessoas em risco social ou pessoal, ou com vínculos rompidos.

Unidades beneficiadas:
- Cras: Ilhas; Farrapos; Ampliado Centro-Sul; Ampliado Glória; Ampliado Norte; Centro;
- Creas: Norte e Nordeste;
- Abrigo Municipal Marlene.

 

Lucas abati

Cristiano Vieira