Atletas olímpicos gaúchos são homenageados pela prefeitura

23/07/2021 12:07

No dia em que foi oficialmente aberta a Olimpíada de Tóquio, no Japão, 19 ex-atletas gaúchos receberam uma homenagem da Prefeitura de Porto Alegre pelas atividades desempenhadas ao  longo da carreira e participação em diversas edições dos jogos. Cada esportista recebeu das mãos do prefeito Sebastião Melo um certificado de reconhecimento do município.

"Esse é um registro muito importante. Atleta jamais deixa de ser atleta. Somos gratos a cada um de vocês e ao esporte, que é disciplina, respeito e inclusão. O esporte tira crianças e jovens do mundo das drogas e forma cidadãos. Vamos incentivar cada vez mais a prática do esporte na nossa cidade", disse o prefeito durante o evento.

Um dos homenageados do dia foi o ex-jogador de futebol Dunga, que defendeu as cores do Brasil nos jogos olímpicos de Los Angeles, em 1984. O hoje técnico de futebol fez questão de valorizar cada um dos atletas presentes e reforçou a importância do esporte na vida das pessoas. "O esporte mudou nossas vidas e a de muita gente também. Eu o vejo como o melhor caminho e melhor ferramenta de educação no nosso país", afirmou.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Antonio  Carlos de Oliveira Pereira (Kiko), salientou a importância desta homenagem em vida aos atletas." O esporte é o melhor caminho para afastar os jovens das drogas", reforçou. A solenidade contou, ainda, com as presenças  de secretários municipais, vereadores e desportistas de diversas modalidades.

Ex-atletas olímpicos homenageados:
- Marco Antônio Volpi (Natação - Tóquio)
- Mauri Fernandes da Fonseca (Natação - Tóquio)
- Sérgio Pinto Ribeiro (Natação - Montrel e Moscou)
- Otávio Bandeira (Remo - Barcelona)
- Luciano Finardi (Esgrima - Barcelona)
- Ricardo Menalda (Esgrima - Barcelona)
- Marcelus Marcili (Remo - Atlanta)
- João Souza (Esgrima - Pequim)
- William Giaretton (Remo - Rio de Janeiro)
- Jorge Teixeira (Atletismo - Seul e Barcelona)
- Mariana Martins (Judô - Sidney)
- João Derly (Judô - Pequim)
- Aloísio Gonçalves (Futebol - Los Angeles)
- Pinga (Futebol - Los Angeles)
- Marco Aurélio Paradeda (Iate - Los Angeles)
- Rolf Nehm (Iate - Los Angeles)
- Gérson Klippel (Ginástica - Los Angeles)
- Dunga (Futebol - Los Angeles)

 

Bruno Bertuzzi

Fabiana Kloeckner