Boulevard ligará Largo dos Açorianos ao Centro Histórico

19/08/2025 18:12

Uma via ampla e arborizada, projetada para oferecer ambiente agradável com áreas verdes, calçadas largas e ciclovia. Esta qualificação é o objetivo do protocolo de intenções assinado nesta terça-feira, 19, entre a Prefeitura de Porto Alegre, a Associação Comunitária do Centro Histórico e a incorporadora ABF Developments. O prefeito Sebastião Melo participou do ato de assinatura.

“O Centro Histórico vive um processo de transformação urbana e social, no qual as parcerias são fundamentais para impulsionar a sua modernização. Quando o poder público, o setor privado e a comunidade caminham juntos, Porto Alegre só tem a ganhar. São iniciativas que resgatam a beleza, a vitalidade e o orgulho desta região, destino diário de milhares de pessoas para trabalho, lazer e moradia" - Prefeito Sebastião Melo

A parceria de cooperação prevê a implementação de um boulevard com 1.400 metros de extensão que conectará o Largo dos Açorianos até a esquina das ruas General Salustiano e dos Andradas, transformando o eixo viário em um corredor urbano ativo, como um parque linear, com calçadas mais largas, nivelamento da rua em trechos estratégicos, instalação de mobiliário e iluminação, calçamento permeável, paisagismo e espaços de arte.

"Esse é um passo importante na requalificação do Centro Histórico. Esta parceria demonstra o poder da colaboração entre a prefeitura e a iniciativa privada para transformar o eixo viário em um parque linear urbano, promovendo mais vida, segurança e desenvolvimento para a região”, celebrou o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

A proposta será implementada em dois trechos. O Trecho 1 vai da esquina das ruas General Salustiano e dos Andradas e segue até rua General Vasco Alves, com aproximadamente 600 metros. E o Trecho 2 segue da rua General Vasco Alves até o Largos dos Açorianos, com aproximadamente 800 metros.

“O boulevard é uma antiga demanda da nossa comunidade. Participamos do processo de definição do caminho, pedimos a inclusão da praça Brigadeiro Sampaio e outras melhorias. Estamos muito contentes”, afirma a presidente da Associação Comunitária do Centro Historico, Ana Maria Engers Lenz.

A ABF irá contratar e doar os projetos dos trechos e executará o projeto do Trecho 1 por meio de instrumento vinculado à outorga onerosa do direito de construir. A empresa irá disponibilizar o projeto para o Município de Porto Alegre.

“Acreditamos que o desenvolvimento imobiliário deve caminhar junto com a valorização dos espaços públicos. Esse projeto é uma oportunidade de devolver ao Centro Histórico o protagonismo que ele merece”, destaca Eduardo Fonseca, CEO da ABF Developments.

  

Aline Czarnobay e Carla Bisol

Gilmar Martins