Smed celebra 30 anos do Programa de Trabalho Educativo
Com uma programação integrada por palestras, debates, exposição artÃstica e apresentação musical do Tambores de Freire, foram celebradas nesta terça-feira, 19, as três décadas do Programa de Trabalho Educativo (PTE). A iniciativa prepara alunos com deficiência e Transtorno de Espectro Autista (TEA) matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental para o mercado de trabalho.
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Unidade de Educação Especial, o seminário PTE 30 anos de inclusão e sucesso no mundo do trabalho reuniu, no auditório da Smed, autoridades, diretores de escolas, professores, alunos, familiares e empresários para discutir as práticas de aprendizagem educacional em empresas parceiras, a qualificação e preparo para possÃvel efetivação em vagas de emprego. Também foram debatidas as polÃticas públicas e perspectivas de inclusão dos estudantes no ambiente de trabalho.
O secretário de Educação, Leonardo Pascoal, falou da importância o programa, que já transformou a vida de milhares de estudantes e suas famÃlias ao longo destes 30 anos. "Precisamos dar condições para que esta iniciativa tenha continuidade. Reforço aqui o compromisso em destinar recursos especÃficos para fortalecer o programa que tanto tem contribuÃdo para ampliar os horizontes destes estudantes, que têm um potencial enorme e precisam de oportunidades", afirmou.Â
Programa - Cerca de 200 jovens e adultos são atendidos pelo programa, que oferece novas possibilidades de aprendizagem para além do espaço da escola. A ação também incentiva a prática da cidadania, a inserção na cultura e a participação na sociedade.
As atividades ocorrem nas quatro escolas municipais de ensino especial - Lucena Borges, Lygia Averbuck, Elyseu Paglioli e Tristão Sucupira Vianna -, na Escola BilÃngue de Surdos Salomão Watnick, e no Centro Municipal de Educação do Trabalhador (CMET) Paulo Freire. Contempla ainda os alunos de inclusão das demais escolas de ensino fundamental da rede, por intermédio da Sala de Integração e Recursos (SIR-PTE).
Bianca Dilly