Calçadão de Ipanema e ciclovia são entregues revitalizados à população

17/05/2023 11:28
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Intervenções foram realizadas em trecho de 2.087 metros

As obras de qualificação no calçadão da avenida Guaíba e de revitalização da ciclovia, na orla de Ipanema, foram oficialmente entregues na manhã desta quarta-feira, 17. O prefeito Sebastião Melo vistoriou o local, junto com secretários municipais, representantes da comunidade e vereadores. As intervenções foram realizadas em trecho de 2.087 metros e fiscalizadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).

“A nossa querida praia de Ipanema, onde temos o reencontro da cidade com o Guaíba, passou por uma bela reforma. Hoje fizemos a vistoria final para que a empresa responsável possa realizar pequenas correções. É mais uma entrega do espaço público revitalizado. Queremos convidar os porto-alegrenses para construirmos uma cidade educadora, que cuidem deste belo espaço, resultado de mais uma parceria. Pedimos que separem o lixo e amem a nossa cidade” - Prefeito Sebastião Melo.

Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Melo convidou os porto-alegrenses para construírem juntos uma cidade educadora, que cuida do espaço público e separa o lixo

A qualificação inclui conserto dos passeios, colocação de piso podotátil (piso diferenciado com textura e cor), instalação de postes de vôlei de areia, novos bancos e lixeiras, rampas com acessibilidade, novas churrasqueiras, iluminação, plantio de grama, recuperação dos pergolados, construção de muro de contenção e enrocamento (estrutura em pedra para proteção de talude), revitalização de dois playgrounds e de duas academias de ginástica ao ar livre.

A ciclovia também foi revitalizada, recebendo projeto de sinalização viária e pintura em trecho de 1,25 quilômetro. O traçado inicia-se na rua Déa Coufal, a partir da confluência com a avenida Cel Marcos, e segue pela avenida Guaíba até a esquina com a avenida Osvaldo Gonçalves Cruz.

“A qualificação da orla contribui para manutenção deste espaço de tanta beleza natural como local de convivência. As melhorias buscam contemplar a todos que frequentam Ipanema, tanto para prática esportiva, como para lazer e convívio com a natureza”, destaca o titular da Smamus, Germano Bremm.

A obra foi viabilizada por meio do Termo de Alienação de Solo Criado por Contrapartida (Tascc). Nesta modalidade, o empreendedor paga a compra de índice construtivo através da execução de obras importantes para a cidade. Neste caso, o valor tem origem na compra de solo criado para a construção de um empreendimento da empresa Melnick, localizado na rua Santa Cecília. O valor do Tascc é de R$ 1.652.447,61. “Graças a metodologias inovadoras como esta adotadas pelo poder público municipal, temos a alegria de entregar esta obra que transforma a cidade”, destacou o vice-presidente de Operações da empresa, Marcelo Melnick.

Passeando pelo calçadão com seu cachorro, a advogada Aline da Rosa contou que utiliza o local diariamente e está muito satisfeita com as melhorias implementadas. “Está mais bonito, a calçada plana, sem buracos. À noite, a iluminação garante mais segurança”, destacou.

Aline Czarnobay

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes