Capital imuniza 259 mil pessoas contra Covid-19 e chega a 17,43% da população
Porto Alegre vacinou 259.467 pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até essa segunda-feira, 5. O número corresponde a 17,43% da população da cidade, maior índice entre todas as Capitais do país. Com duas doses, ou seja, com esquema vacinal completo, são 77.100 pessoas. Os números podem ser conferidos na plataforma Vacinômetro, no site da prefeitura.
A segunda-feira marcou o início da vacinação de trabalhadores da segurança pública em três locais específicos. Foram imunizados, neste primeiro dia, 345 policiais civis no Palácio da Polícia. No Centro de Saúde IAPI foram 371 policiais rodoviários federais, servidores da Susepe (sistema prisional) e guardas municipais que recebem a primeira dose. Já os brigadianos e bombeiros começaram a ser vacinados no início da tarde por equipes da própria corporação no Hospital da Brigada Militar e os dados de vacinação serão informados posteriormente à Secretaria Municipal de Saúde.
O prefeito Sebastião Melo e a Chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, acompanharam o início da vacinação no Palácio da Polícia, onde equipes do município estão imunizando policiais civis. No Hospital da Briga Militar, no Cristal, Melo foi acompanhado pelo comandante-geral, coronel Vanius Cesar Santarosa, e exaltou a parceria solidária com a corporação.
“A prefeitura disponibilizou as doses e a aplicação é realizada pelos profissionais do Hospital da Brigada Militar. Com vacina disponível, vamos sempre adotar todas as medidas possíveis para que a imunização chegue da forma mais rápida à população” - Prefeito Sebastião Melo.
Vacinação em idosos
Em três drive-thrus e 38 unidades de saúde a vacina foi aplicada em idosos com 66 anos ou mais. A procura foi moderada neste início de semana. Nos drives foram aplicadas 1.088 doses de vacinas. O local de maior movimentação de veículos foi o Big Barra Shopping Sul, que registrou 614 doses aplicadas, seguido do Big Sertório, com 276, e da PUCRS, com 198 doses, todos com funcionamento das 9h às 17h. Nas 38 unidades de saúde, o fluxo de público foi tranquilo durante todo o dia.
Nesta terça-feira, 6, começa a vacinação de pessoas com 65 anos. Estimado em 11.865 pessoas, esse público será atendido em 38 unidades de saúde, das 8h às 17h, e nos drive-thrus do Big Sertório, Big Barra Shopping Sul e PUCRS, das 9h às 17h. Também nesses locais, poderá ser aplicada a segunda dose para quem tomou a primeira de Coronavac há pelo menos 21 dias.
Balanço - Dos 259.467 vacinados na capital gaúcha, foram 91.831 primeiras doses recebidas por profissionais de saúde; 144.903 por idosos com 66 anos ou mais; 22.471, por idosos acamados e pessoas com deficiência que vivem em instituições; e 1.266, por populações indígenas e quilombolas. Os dados de profissionais da segurança pública ainda não foram anexados na totalidade. Já a segunda dose foi aplicada em 77.100 pessoas.
Os dados, consultados às 18h15 de segunda-feira, são parciais e sujeitos à revisão. O Vacinômetro é atualizado conforme o envio de dados de unidades de saúde e hospitais. O painel mostra ainda a segunda dose da imunização por público-alvo.
Participaram das agendas com o prefeito os secretários municipais de Saúde, Mauro Sparta, Extraordinário de Covid, César Sulzbach, e de Segurança, Mário Ikeda, além do deputado estadual Tiago Simon.
1ª lugar no ranking de vacinação das capitais
Porto Alegre é a capital brasileira que mais vacinou a população desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19. O levantamento é feito com os dados divulgados pelas 27 capitais, incluindo o Distrito Federal.
A capital gaúcha vacinou 17,43% da população geral da cidade. João Pessoa tem percentual de 15,52% da população vacinada, seguida de Florianópolis, com 13,86%.
O cálculo leva em consideração o número de primeiras doses administradas em relação à projeção de população estimada pelo IBGE para o ano de 2020, publicada no site IBGE Cidades. Porto Alegre, nessa projeção, tem 1.488.252 habitantes.
Elisandra Borba