Cartilha da prefeitura esclarece quais atividades podem funcionar em Porto Alegre

22/06/2020 08:31
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Em live neste domingo, prefeito detalhou o novo regramento estabelecido em decreto

A partir desta segunda-feira, 22, entra em vigor o decreto 20.623 e, para ajudar a população a entender o impacto em cada atividade, a prefeitura divulgou uma cartilha com as instruções. O material está disponível no site especial do coronavírus no portal da prefeitura e também pode ser baixado e compartilhado por quem tiver interesse. Veja aqui.

Neste domingo, 21, o prefeito Nelson Marchezan Júnior realizou uma coletiva de imprensa no formato de live nas redes sociais da prefeitura. Durante mais de duas horas, esclareceu os principais pontos e motivos para restringir o comércio na Capital.

“A ocupação de leitos de UTI é nosso principal indicador e o índice vem subindo nos últimos dias. Hoje temos 94 pessoas com Covid-19 internadas em UTIs, por isso precisamos diminuir a circulação de pessoas nas ruas. Não há estrutura hospitalar suficiente nem aqui e ou em outro lugar do mundo que suporte uma pandemia sem controle de circulação” - Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

A presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Nadine Clausell, o diretor de Operações da Santa Casa, Oswaldo Balparda, e o superintendente do Grupo Hospitalar Conceição, Cláudio Oliveira, falaram sobre as dificuldades de atender de forma plena os pacientes frente a uma pandemia que aumenta sem que haja medidas para conter o avanço da doença. Entre as principais dificuldades está o volume de mão de obra especializada necessário, equipamentos de proteção individual e continuidade no atendimento adequado para pacientes com outras doenças.

Os secretários da Saúde, Pablo Stürmer, e adjunto Nathan Katz, de enfrentamento ao Covid, Bruno Miragem, e o procurador-geral do Município, Carlos Eduardo da Silveira, além do médico intensivista, coordenador Grupo de Trabalho Covid-19 do Cremers e chefe da Unidade de Gestão do Paciente Crítico do Hospital de Clínicas, Fabiano Nagel, também participaram da coletiva.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

Elisandra Borba

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes