Cenário pós-pandemia é tema de aula magna para servidores públicos

31/03/2021 10:40
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Encontro virtual debateu os novos métodos de trabalho, produção e economia nas cidades

A revolução causada pelo coronavírus no mundo fez com que as pessoas passassem a refletir sobre como será o futuro pós-pandemia. A Escola de Gestão Pública da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio promoveu um evento on-line, via plataforma EducaPOA, com a participação do prefeito Sebastião Melo. Destinada aos servidores públicos, a aula magna Espaço virtual, home office, produção real: como ficam as cidades no pós-pandemia ocorreu nessa terça-feira, 30.

O encontro virtual debateu os novos métodos de trabalho, produção e economia nas cidades no período que virá após o surgimento da Covid-19. O professor doutor em Ciências Econômicas da PUC/RS, Gustavo Inácio de Moraes, foi o palestrante. Em 2018, foi eleito Economista do Ano pelo Corecon/RS. Atualmente, é membro do Comitê Editorial da Revista de Economia e Sociologia Rural. 

O prefeito elogiou a ação, lembrando que a tendência do trabalho remoto já existia antes da pandemia, entretanto foi potencializada frente aos desafios trazidos pela Covid-19.

“A palestra do Gustavo Moraes é sempre muito qualificada, precisa, concisa e prazerosa de assistir. São muitos os desafios que estamos enfrentando, com grandes consequências, como a mobilidade urbana, o investimento em tecnologia e os impactos ambientais” - Prefeito Sebastião Melo.

O prefeito disse ainda que convidou o economista para ser secretário municipal e espera que ele um dia aceite fazer parte do quadro do secretariado.

A diretora da EGP, Fernanda Jardim, abriu o evento contextualizando a escolha do tema do debate, pois a pandemia causou impacto direto na vida de toda a humanidade. “Nós tivemos uma influência direta da Covid-19 que mudou as nossas relações, os nossos trabalhos, a nossa economia e foi preciso nos adaptar a uma nova realidade. Muitas pessoas estão se perguntando o que vai acontecer depois da pandemia e é por isso que optamos por trazer este assunto para o debate de hoje”, explicou. 

O secretário Municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, destacou que a modalidade de trabalho remoto veio para ficar e por isso parabenizou a iniciativa de abordar o tema. “Este é um assunto de grande interesse não só do servidor público, mas também de toda a sociedade. Agradecemos ao nosso convidado por aceitar dividir o seu conhecimento com o nosso quadro funcional. É muito importante qualificarmos os servidores. É uma das metas desta gestão”, destacou. 

O chefe da unidade Escola de Gestão Pública, Sérgio Elisandro Souza, observou que o evento virtual, além de propor a reflexão sobre o pós-pandemia, tem o propósito de inaugurar oficialmente os cursos e qualificações voltados aos servidores municipais para o ano de 2021. "A aula magna dará início ao ciclo de palestras da prefeitura, no total de quatro eventos, que serão realizados ao final de cada trimestre. O objetivo é atuar no desenvolvendo técnico, cognitivo e intelectual do quadro funcional, propondo a análise crítica e reflexão sobre diversas abordagens que ocupam espaço no contexto do trabalho, ciência, tecnologia, equipes, liderança e motivação", ressaltou.

De acordo como o economista Gustavo Inácio de Moraes, a palestra abordou os possíveis cenários laborativos e econômicos do futuro próximo em um ambiente relativamente restabelecido. O economista apontou os novos métodos de trabalho, construídos e ratificados durante o período de afastamento social, seus reflexos nas cidades e o que será considerado atrativo para instituições e pessoas a partir dessa nova percepção. "Nesse sentido, com a confirmação do home office como protagonista dos métodos de trabalho, o que as cidades, para se manterem eficientes e efetivas, devem focar e desenvolver, tendo em vista que o espaço de produção agora é, prioritariamente, virtual", afirmou.

  

 

Andrea Pinto

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes