Central do Cidadão 156 entra em operação com novas funcionalidades

01/02/2024 09:57
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Plataforma será a porta de entrada única para solicitação de serviços junto à prefeitura

Uma nova Central do Cidadão 156 entrou em operação nesta quinta-feira, 1º, em Porto Alegre. A plataforma, mais ágil, facilita o acompanhamento digital das demandas pelos usuários, com funcionalidades implementadas ao longo de 2024, por etapas. A prefeitura está investindo R$ 17,7 milhões por meio da concorrência vencida pelo Consórcio POA Digital.

O novo call center, com número de posições ampliado, abarca o atendimento de todas as secretarias e órgãos municipais, incluindo Defesa Civil, Guarda Municipal, Fasc e Secretaria da Fazenda, por exemplo. A plataforma será a porta de entrada única das demandas junto ao município. São 120 atendentes atuando em quatro equipes divididas por turnos. O prefeito Sebastião Melo vistoriou o início dos serviços nesta manhã.

"Damos um passo muito importante na ampliação do 156. Mais tecnologia, agilidade e integração no atendimento ao cidadão. O prefeito é o principal canal de comunicação com a população, andando nas ruas e ouvindo as demandas. Mas precisamos fortificar este meio de contato, e é isso que estamos fazendo com a nova plataforma que começa a operar hoje" - Prefeito Sebastião Melo. 

A coordenação da Central do Cidadão é da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC). No primeiro mês, entre as novidades, estão a consulta de protocolos de serviço via WhatsApp do 156; e a substituição de opções numéricas para botões interativos no bot de atendimento do 156, tornando a experiência mais interativa e menos sujeita a falhas.

De início, também será disparada mensagem para o telefone do usuário com o número do protocolo de serviço, facilitando o acompanhamento digital da demanda. "O investimento em tecnologia a serviço do cidadão é uma das prioridades deste governo. Porto Alegre entra, cada vez mais, no mapa das cidades inteligentes", explica o titular da SMTC, Gustavo Ferenci.

Em fevereiro, será incluído ainda chat bot no atendimento do 156web. Outras plataformas digitais, como o portal da prefeitura e o aplicativo 156+POA, receberão a funcionalidade até maio.

Veja o que muda:

Defesa Civil - Já em fevereiro, os alertas climáticos emitidos pela Defesa Civil Municipal permitirão informar rapidamente todos os moradores via disparo de SMS ou WhatsApp, desde que o telefone já esteja previamente cadastrado pelo 156.

Trânsito - O novo 156 poderá emitir alertas sobre emergências no trânsito, ou sobre bloqueios em ciclovias, para uma base abrangente de usuários, conforme necessidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Esta funcionalidade opera também em fevereiro.

Saúde - O usuário poderá acompanhar o agendamento de consultas, seja por meio de mensagens SMS ou WhatsApp. Será possível cancelar a consulta com antecedência, permitindo a liberação do horário para outro paciente, reduzindo assim o absenteísmo, um dos principais problemas do sistema de saúde. Previsão de início em março.

Água e esgotos - Outra novidade será o envio de alertas do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) para comunicar sobre situações críticas relacionadas à falta de água. Este sistema utiliza SMS e/ou WhatsApp para fornecer notificações imediatas em casos de interrupções no fornecimento de água, obras programadas ou qualquer evento que possa impactar o acesso à água potável. Previsão para abril de 2024.

Procon - Diante das crescentes demandas dos consumidores por maior transparência, agilidade e eficácia nas resoluções de conflitos, foi criada uma plataforma digital intuitiva e eficiente via WhatsApp. A ferramenta será uma opção rápida para registrar e monitorar reclamações de serviços como água e energia elétrica, exemplo. Previsão também para abril.

  

 

Lissandra Mendonça