Colheita da safra do pêssego é aberta oficialmente em Porto Alegre
A colheita da safra do pêssego foi aberta oficialmente em Porto Alegre na tarde desta quinta-feira, 3. O ato simbólico ocorreu na propriedade do produtor Valdomiro Silveira dos Santos, no bairro Vila Nova, e contou com a presença do prefeito Sebastião Melo.
"Precisamos incentivar e reafirmar o compromisso com o produtor, além de dar os instrumentos e apoio necessários para que possam trabalhar e cultivar. A nossa zona rural é uma área com muito potencial no setor agrícola e tem de ser valorizada e protegida. Se o campo vai bem, a cidade vai bem”, - Prefeito Sebastião Melo.
Segundo o secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, é um momento de comemoração e retomada do incentivo à produção. “Estamos celebrando a safra e voltando a disponibilizar um ponto de comercialização no Centro Histórico para que o produtor possa vender diretamente ao consumidor. Queremos retomar a realização da tradicional Festa e da Feira do Pêssego em 2023”, ressaltou.
O presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cleber Vieira, afirma que a expectativa é de superação da safra do ano passado. “Esperamos atingir uma colheita de até 170 toneladas, ultrapassando a produção alcançada em 2021, que foi de 155 toneladas”, disse.
Destaque nacional - As ações são organizadas pelo Sindicato Rural de Porto Alegre, com o apoio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), visando promover, incentivar e comemorar o cultivo da fruta, que destaca a Capital gaúcha como uma das maiores produtoras de pêssego de mesa do Brasil.
A vindima da safra 2022/2023 deve ocorrer até fevereiro. Desde a última segunda-feira, 31, o Largo Jornalista Glênio Peres, localizado junto ao Mercado Público, é o ponto de comercialização da safra do pêssego. Além de pêssegos das variedades Fla, Premier, Pit, Campai, Libra, Eldorado e Sulina já são comercializadas ameixas e também estão à venda flores naturais secas colhidas na Zona Rural.
Lissandra Mendonça