Comitiva garante recursos, assistência e promove Porto Alegre nos EUA
O prefeito Nelson Marchezan Júnior encerrou na noite dessa quarta-feira, 28, a missão nos Estados Unidos, depois de seis dias de agendas em Washington e Nova Iorque. Nas duas últimas agendas, a comitiva conheceu tecnologias para o transporte coletivo e encontrou o ex-prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg. Atualmente, o ex-prefeito possui uma entidade que presta assistência técnica para projetos. “Tivemos uma semana de muito trabalho, mas de muitos avanços. Nossa viagem foi extremamente positiva, com uma agenda de promoção da cidade, networking e captação de assistência técnica para alavancar o desenvolvimento da nossa cidadeâ€, diz Marchezan.
Nessa quarta-feira, na empresa Clever Devices, a delegação conheceu tecnologias para o transporte público, como o reconhecimento facial e bilhetagem eletrônica. A visita técnica vai contribuir para a elaboração do edital de bilhetagem, garantindo que sejam oferecidas tecnologias importantes ao sistema da capital gaúcha. Já na Bloomberg Associates, o prefeito manifestou a Michael Bloomberg a intenção de apresentar projetos em busca de parceria em assistência técnica. O ex-polÃtico tem uma entidade filantrópica, com consultores que trabalharam na prefeitura durante a sua gestão e que atendem diversas áreas, como sustentabilidade, mobilidade, corrupção, mÃdias sociais, transporte coletivo, entre outros.Â
A comitiva traz na bagagem também a confirmação de um investimento de US$ 30 milhões do Banco Mundial para projetos de infraestrutura no 4º Distrito, promessa de assistência técnica para projetos na região e para reestruturação do Plano Diretor. Também conheceu exemplos e apresentou projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs), além de promover a cidade para empresários e gestores no paÃs.
 Â
Â
Fabiana Kloeckner