Comportas 6 e 11 do sistema contra as cheias s√£o abertas

01/10/2023 15:51
Dmae / PMPA
Comportas 6 e 11 do sistema contra as cheias s√£o abertas
Medida foi tomada pela prefeitura após o recuo do Lago Guaíba

O Departamento Municipal de √Āgua e Esgotos (Dmae) abriu as comportas 6 e 11 do sistema de prote√ß√£o contra cheias de Porto Alegre na tarde deste domingo, 1¬ļ. A medida foi tomada ap√≥s o recuo do Lago Gua√≠ba, que √†s 14h marcava 2,70 metros na r√©gua do Cais Mau√°. O port√£o 4 dever√° permanecer fechado, pelo menos, at√© esta segunda-feira, 2.

No s√°bado, 30, o prefeito Sebasti√£o Melo havia determinado o fechamento preventivo dos port√Ķes 4, 6 e 11 devido ao vento Sul, que represava √°gua do Gua√≠ba. A cota de inunda√ß√£o √© de 3 metros.

Abrigos - Na tarde deste domingo, 76 pessoas estavam no ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). No abrigo da Paróquia da Ilha da Pintada, outras 106 pessoas. Há espaços de retaguarda caso precise acolher mais pessoas atingidas pelas águas do Lago Guaíba. O presidente da Fundação de Assistência e Cidadania (Fasc), Cristiano Roratto, afirma que as equipes seguem em alerta, orientando a população em áreas de risco. "Além das equipes em locais de risco, os Cras de áreas mais atingidas, como as Ilhas e Extremo-Sul, estão em ação permanente para atender essas famílias", diz.

Limpeza - A operação especial de limpeza após as chuvas já alcançou 482 toneladas de resíduos e entulhos diversos recolhidos. Executada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), a operação recolheu apenas no final de semana, 194 toneladas de material. O serviço está sendo executado por equipes de garis do DMLU desde a quinta-feira, 28. Estão sendo atendidos locais como avenida Guaíba no bairro Ipanema, calçadão da Praia do Lami e Trecho 3 da Orla, em pontos com possibilidade de acesso. O trabalho deverá se estender pelos próximos dias.

Gilmar Martins