Coronavírus: Prefeitura lança guia sobre desburocratização de serviços

14/04/2020 08:33

A Prefeitura de Porto Alegre lançou nessa segunda-feira, 13, mais uma cartilha digital #PoaContraOCorona. O Guia da Desburocratização orienta empreendedores e população em geral sobre as medidas que vêm sendo adotadas pelo Executivo para minimizar os impactos econômicos e sociais provocados pela pandemia da Covid-19. A cartilha contém informações sobre as normas determinadas por atos administrativos e pelo Decreto Municipal 20.542, assinado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, e publicado no Diário Oficial de Porto Alegre em 9 de abril de 2020. Acesse aqui.

Entendemos que, neste momento de crise, muitas pessoas terão suas rendas comprometidas e enfrentarão uma fase financeira difícil. Nosso esforço é para atenuar essas consequências para os cidadãos e que a nossa cidade se recupere com mais rapidez - Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Paralelo a todas as ações adotadas na área da saúde, que buscam preservar a vida dos 1,5 milhão de porto-alegrenses, a prefeitura trabalha em ações para desburocratizar processos, parcelar pagamentos e reforçar o atendimento online, entre outros. Com as medidas, o setor econômico terá mais prazos e menos burocracia para poder enfrentar a crise.

Nas 26 páginas do guia, é possível encontrar informações sobre os prazos adotados para solicitação e liberação de documentos, como o habite-se, por exemplo, prorrogação de prazos e cobrança de contribuintes, suspensão de pagamentos. Informações relativas à área social, como o projeto de lei que prevê o cancelamento do pagamento da tarifa social de água por três meses, beneficiando 30 mil famílias carentes de Porto Alegre, e a prorrogação dos pagamentos de contratos do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) também estão disponíveis no documento.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.
Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

 

Claiton Magalhães

Fabiana Kloeckner