Covid-19: Prefeitura endurece fiscalização nos parques e praças

04/04/2020 06:11
Anselmo Cunha / PMPA
SEGURANÇA
Fiscais começarão a multar os idosos que descumprirem os decretos

As equipes da Prefeitura de Porto Alegre serão mais rigorosas na aplicação dos decretos que visam a combater o coronavírus. Os agentes do Escritório de Fiscalização aplicarão multas a idosos (60 anos ou mais) que forem flagrados circulando em parques e praças. Além disso, a iluminação de áreas esportivas será desativada em alguns locais públicos como forma de desencorajar aglomerações (veja mais detalhes abaixo).

As decisões se baseiam no balanço dos primeiros três dias da Operação Concentrada contra a Covid-19, que reúne mais de 80 agentes de todas as forças de fiscalização da prefeitura. Em videoconferência com o prefeito Nelson Marchezan Júnior, na tarde desta sexta-feira, 3, os fiscais relataram que ainda encontram muitas pessoas circulando de forma irregular pelas ruas. Em cada parque vistoriado, eles têm identificado cerca de 30 idosos. Até agora, porém, a abordagem se resumia a uma orientação para que essas pessoas retornassem para casa, evitando a aplicação das multas – que podem chegar a R$ 427,20. 

Além disso, serão desligadas as luzes em áreas esportivas de parques e praças, onde também ocorrem aglomerações. A medida é válida para os parques Moacyr Scliar (Orla), Farroupilha, Marinha e Moinhos de Vento, além das praças Júlio Mesquita e Carlos Simão Arnt (Encol). Nesses locais, a Guarda Municipal intensificará as ações de patrulhamento para garantir a segurança nos arredores. Nos demais, a Guarda estuda a possibilidade de demarcar áreas de isolamento para desestimular aglomerações indevidas.

“Trabalhamos muito para ter condições financeiras e fazer o primeiro contrato de manutenção dos parques e praças da nossa cidade. Lamento ter que restringir o uso desses espaços, mas os idosos são o grupo mais vulnerável e com mais risco de letalidade. O afastamento é a forma mais eficiente para combater o coronavírus”, afirma o prefeito. Marchezan reforça que todas as medidas restritivas adotadas pela prefeitura estão baseadas em evidências técnicas e científicas.

Balanço da operação - Entre terça, 31, e quinta-feira, 2, a Operação Concentrada contra a Covid-19 vistoriou 484 estabelecimentos em Porto Alegre. Destes, 12 foram autuados e outros 12 foram interditados por descumprirem as regras. Conforme relatos dos fiscais, muitas pessoas ainda resistem a adotar o isolamento social, especialmente nas áreas de periferia. Novas medidas de fiscalização e conscientização podem ser tomadas nos próximos dias para equacionar esse problema.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

Andreas Müller

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes