Entidades estudantis são recebidas em reunião sobre novas regras da carteira de passagem escolar
O projeto de lei do Executivo (PLE) 018/20, aprovado pela Câmara Municipal em 14 de dezembro do ano passado e que altera as regras para confecção da carteira de passagem escolar, foi debatido entre o secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, e representantes de organizações estudantis. Participou do encontro também a vereadora Bruna Rodrigues.
A principal mudança do projeto é a possibilidade de os estudantes poderem solicitar o documento diretamente ao órgão de atendimento gerenciado pela prefeitura, sem a intermediação das entidades estudantis. A renovação poderá ser feita digitalmente. Caberá às instituições de ensino a atualização regular, junto à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), da relação de alunos matriculados na rede escolar da Capital. A reivindicação das entidades estudantis é que elas não fiquem enfraquecidas com o novo processo.
Participaram também da reunião Bruna Brelaz, diretora de Relações Institucionais da União Nacional dos Estudantes (UNE); Alejandro Guerreiro, representante da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES); Anderson e Vinicius Anversa, presidente e representante da União Municipal de Estudantes Secundaristas (Umespa); Airton Silva, da União Estadual do Estudante; e os assessores do gabinete da vereadora Bruna, Thiago Krebs e Giovani Culan.
Elisandra Borba