Equipes da nova prestadora de serviços já estão nas ruas realizando coleta do lixo domiciliar 

22/06/2021 11:41
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Nesta terça-feira, 55 caminhões farão a coleta

O prefeito Sebastião Melo assinou na manhã desta terça-feira, 22, a ordem de início para a coleta domiciliar de lixo em Porto Alegre. Os caminhões da Litucera Limpeza e Engenharia Ltda. estavam estacionados no Complexo Cultural do Porto Seco e já saíram para cumprir os cronogramas nos bairros da Capital. 

O prefeito pede que a população continue colaborando para manter a cidade limpa.

“A partir de hoje, iniciamos um novo capítulo para este importante serviço de zeladoria, que é a coleta de lixo. Esperamos que o novo parceiro preste um bom serviço. Reforço o apelo para que a população realize de forma correta a separação e o descarte do lixo para evitarmos maiores transtornos na cidade” - Prefeito Sebastião Melo. 

Também assinaram o documento o vice-prefeito Ricardo Gomes, o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi (Smsurb), o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Paulo Marques, e o representante da empresa Litucera, Edson Gabriel da Silva.

Engenheiros da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vistoriaram a frota nessa segunda-feira, 21, e só depois os veículos foram liberados para circular. Nesta terça, 55 caminhões farão a coleta, mas o contrato prevê o uso de 79 caminhões. A frota completa estará nas ruas a partir desta quarta-feira, 23. As equipes compostas de motoristas e coletores somam 345 colaboradores. 

O contrato emergencial, com vigência de seis meses, foi assinado no último sábado, 19. Felipi observou que o trabalho da Smsurb agora será fiscalizar para que a empresa cumpra todos os requisitos previstos no contrato. “Durante quase duas semanas, a força-tarefa formada por equipes da prefeitura e de parceiros foram incansáveis para manter a coleta domiciliar em dia na cidade. Agora, com a nova empresa terceirizada, o nosso trabalho é dar suporte e fiscalizar tanto o serviço prestado quanto o bem-estar dos funcionários”, garantiu. 

A contratação de uma nova empresa para prestar o serviço de coleta domiciliar foi necessária após o rompimento do contrato com a B.A. Meio Ambiente Ltda. Em 8 de junho, os funcionários da B.A. iniciaram uma paralisação por descumprimento de direitos trabalhistas. Até a contratação de uma outra prestadora de serviços, a coleta domiciliar foi realizada por uma força-tarefa organizada pela prefeitura. 


 

Dayanne Rodrigues

Andrea Brasil

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