Equipes multidisciplinares ampliam acesso à saúde na Capital
Porto Alegre já conta com cobertura de equipes Multidisciplinares (eMultis) em 53% do território, com presença total nas regiões mais afetadas pelas enchentes, como a Zona Norte, Humaitá e Ilhas. Criadas para reforçar a atenção básica e qualificar o cuidado, especialmente em casos complexos de saúde mental, as eMultis têm sido fundamentais na reorganização do atendimento em áreas de maior vulnerabilidade social.
Na manhã desta terça-feira, 29, o prefeito Sebastião Melo participou de uma atividade organizada por uma dessas equipes, o grupo de caminhada da Unidade de Saúde Farrapos. Ao lado de moradores, profissionais da região e dos secretários de Saúde, Fernando Ritter, e Governança Cidadã, Cássio Trogildo, ele percorreu o trajeto onde a unidade funciona (Paróquia Santissima Trindade) até a Arena do Grêmio, ida e volta, e conheceu de perto parte do trabalho desenvolvido com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças. (fotos)
“A gente quer que as pessoas cuidem da saúde como um todo e que procurem as unidades não só quando ficam doentes, mas também para a prevenção” - Prefeito Sebastião Melo.
Com atuação integrada entre profissionais como psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, as equipes atuam junto às unidades de saúde para promover ações de cuidado, prevenção e acompanhamento contínuo dos usuários.
Desde novembro do ano passado, a cidade registra queda expressiva na fila por consultas especializadas em saúde mental nas regiões com maior presença dessas equipes. Na Zona Norte, por exemplo, a fila por consulta com psiquiatra adulto caiu de 567 para 177 pacientes, redução de 69%. Já o número de pessoas aguardando por atendimento psicológico adulto passou de 1.290 para 816, uma queda de 37%.
Para o secretário municipal de Saúde, os resultados mostram o impacto positivo do modelo. “As eMultis têm um papel decisivo na qualificação do cuidado. São equipes que não apenas agilizam o acesso mas ajudam a construir um acompanhamento mais próximo e resolutivo para quem mais precisa”, destacou.
Atualmente, 24 equipes eMultis estão em funcionamento em Porto Alegre, com atuação de 184 profissionais, e a previsão da gestão é ampliar essa cobertura até o final de 2026.
Vistoria - Após a atividade com o grupo de caminhada, o prefeito visitou a sede da Unidade de Saúde Farrapos, que está em fase final de reforma. A obra foi viabilizada com recursos federais e emenda impositiva municipal, totalizando R$ 527 mil. As melhorias incluem troca completa do piso, recuperação das redes elétrica e hidráulica, pintura, instalação de novos revestimentos e divisórias.
Um dos principais avanços foi a modernização da rede elétrica, refeita com novo cálculo técnico para garantir mais segurança e eficiência no funcionamento da unidade. A expectativa é que a reforma seja concluída nas próximas semanas, permitindo o retorno completo dos atendimentos na sede.
Equipes eMulti- As eMultis de Porto Alegre atuam de forma integrada às unidades de saúde com foco na ampliação do cuidado, resolutividade no território e promoção da saúde.
Entre as principais ações estão os atendimentos individuais, as visitas domiciliares, o apoio às equipes da Estratégia Saúde da Família, os grupos terapêuticos e as intervenções comunitárias. Caminhadas, grupos de reabilitação e dor crônica, práticas integrativas como auriculoterapia, além de rodas de autocuidado são algumas das atividades desenvolvidas. Essas ações fortalecem vínculos, promovem o bem-estar emocional e contribuem para a prevenção de doenças crônicas.
As equipes também monitoram ativamente as filas do sistema Gercon, absorvendo casos que podem ser acompanhados diretamente na atenção primária. Essa atuação tem impacto direto na redução do tempo de espera por especialidades como psiquiatria e psicologia, fortalecendo a resolutividade e a continuidade do cuidado no território. A articulação com escolas, Caps, Cras e outras instituições amplia ainda mais o alcance das ações.
Gilmar Martins