Espaço de eventos do Mercado Público volta a receber artistas e expositores

04/04/2024 15:04
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Prefeito Sebastião Melo destacou a importância da retomada da programação cultural no prédio histórico

Nesta quinta-feira, 4, uma apresentação do músico Paulinho Parada e convidados, com repertório de samba, choro e MPB marcou a retomada das atrações culturais no Espaço de Eventos do Mercado Público. O prefeito Sebastião Melo e os secretários de Administração, André Barbosa, e de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, visitaram o local. (fotos)

 A conclusão do serviço de revitalização realizado pela Secretaria de Administração e Patrimônio viabiliza a retomada de uma programação cultural no tradicional centro de compras e gastronomia de Porto Alegre.

“É um espaço que vai deixar nosso Mercado Público ainda mais bonito e pulsante. Esperamos e iremos incentivar que o espaço seja desfrutado pelos cidadãos e utilizado diariamente para expressões culturais e artísticas, porque a cultura eleva a alma da nossa cidade”  - Prefeito Sebastião Melo.

A intervenção, iniciada no final de 2023, incluiu a instalação de duas paredes de drywall, colocação de um mural que apresenta a história do Mercado Público mais antigo do Brasil (inaugurado em 1869), reparos na iluminação do quadrante norte e a troca do quadro de luz. Os recursos investidos são oriundos de uma emenda parlamentar da Câmara de Vereadores e do Fundo de Patrimônio do Imobiliário (Fun-Patrimônio), totalizando uma despesa de R$ 91.216,78.

“A recuperação do Espaço de Eventos é mais uma importante entrega que fazemos para os frequentadores do nosso Mercado Público. Esta área, que após o trágico incêndio de 2013 passou a abrigar os restaurantes, a partir de agora volta a receber expositores e artistas de forma mais qualificada e segura”, destaca o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa.

Entidades sem fins lucrativos e instituições públicas poderão usar o espaço de forma gratuita. Será cobrada uma taxa para a utilização com finalidade comercial, cujos valores serão revertidos para o Fundo do Mercado e aplicados em ações de melhorias e manutenção predial. Interessados em ocupar o local devem preencher o formulário de requerimento disponível no site do Escritório de Eventos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), conforme determina o Decreto 21.126/2021.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, ressalta o papel do Mercado Público na cena cultural de Porto Alegre. "Estamos muito satisfeitos de reabrir um espaço para manifestações artísticas em um lugar que faz parte da cultura da nossa cidade. E no mês do chorinho, ao retomarmos a programação cultural no Mercado Público, homenageamos essa linguagem musical genuinamente brasileira".

Atrações - Apresentações culturais, exposições e feiras de produtos e serviços que serão promovidas no espaço revitalizado somam-se às conhecidas atrações do Mercado Público. A programação será divulgada pela Associação dos Permissionários e estará disponível nas redes sociais da Secretaria de Administração e Patrimônio.

 

Rita Becco

Gilmar Martins