ExpoFavela é aberta com debates e participação de 174 empreendedores de comunidades

07/11/2025 12:55
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Evento busca dar visibilidade a iniciativas das periferias e oportunizar um encontro de negócios dos empreendedores com financiadores

Com recorde de sete mil inscrições em todo o Estado, 17 mil ingressos e 174 empreendedores selecionados, a ExpoFavela RS 2025 foi aberta nesta sexta-feira, 7, na Fábrica Guayba, no Instituto Caldeira, na rua Frederico Mentz, 166, bairro Navegantes. O encontro segue até sábado, 8, com palestras, workshops, exposições, oficinas de capacitação e apresentações culturais. 

Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito abriu oficialmente a ExpoFavela e destacou a potência e a valorização das comunidades

O objetivo da ExpoFavela é dar visibilidade a iniciativas das periferias e oportunizar um encontro de negócios dos empreendedores das comunidades com financiadores estratégicos interessados. A abertura do evento contou com a participação de empreendedores, expositores de startups e de autoridades. O prefeito Sebastião Melo abriu oficialmente a ExpoFavela 2025 e destacou a potência e a valorização das comunidades.

“A ExpoFavela representa a geração de oportunidades e uma ponte entre a juventude que quer empreender e os setores público e privado. Somos um governo presente em todas as regiões, especialmente naquelas que mais precisam. Vemos a potência de cada lugar, e a periferia também está repleta de talentos, de gente criativa e trabalhadora que busca um futuro melhor. Só há um caminho para ampliarmos nossas ações de inclusão social: qualificarmos a educação e fazermos essa edição ainda melhor do que a anterior” - Prefeito Sebastião Melo.

Entre os expositores estão as irmãs Isa Mariana Barbosa, Franciele Lopes e Daiane Lopes. Há nove anos, elas idealizaram a Empodera Centro de Beleza, sediada na Lomba do Pinheiro, Zona Leste da Capital. Foram selecionadas pela primeira vez para participar da ExpoFavela. "Estamos muito empolgadas e acreditamos que depois daqui iremos crescer ainda mais e até abrir filiais pela cidade, dando empoderamento e auto-confiança às mulhares", disse Franciele.

Painel - Durante a manhã, foi realizado o painel Inovação, Cultura e Apoio ao Empreendedorismo: políticas públicas de estímulo a territórios criativos, inclusivos e empreendedores, com a participação de cinco titulares de secretarias municipais: Cultura, Inovação, Assistência Social, Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

A secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso Duarte, enfatizou o potencial do evento para transformação social. “Nós acreditamos na capacidade existente nas periferias. Este encontro evidencia esse potencial e contribui para o debate, porque gera oportunidades concretas à sociedade. A Secretaria Municipal da Cultura trabalha junto com as comunidades na perspectiva de colaborar com o seu desenvolvimento. Nossos editais do Fumproarte, Memórias e Patrimônio e o do Carnaval são destinados às produções artísticas e às culturas populares das periferias”, destacou Liliana.

O secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos da Silva Pinto, disse que a ExpoFavela é uma oportunidade para apresentação de ideias e projetos para investidores e empresas. “O objetivo é acelerar esses empreendimentos e gerar negócios", concluiu.

Já o diretor de Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Miguel Sanchez, destacou os três pilares da pasta, voltados ao apoio e desenvolvimento das comunidades: a Sala do Empreendedor, Microcrédito e o Programa de Qualificação profissional.

O secretário municipal de Assistência Social, Matheus Xavier, afirmou ser preciso trabalhar em busca da equidade de oportunidades. “Não podemos achar que a vulnerabilidade social seja o definidor de vida, Temos que agir para melhorar as condições das nossas comunidades.” O secretário municipal de Inclusão e Direitos Humanos, Juliano Passini, acredita que a qualificação dos empreendedores é fundamental e anunciou a abertura de um novo espaço público voltado à política do trabalho.

Prefeitura - No estande da prefeitura, com 35 metros quadrados, há atendimento aos participantes e uma programação diversa, incluindo painéis e oficinas com temas sobre inovação, empreendedorismo e cultura criativa. Nesta sexta-feira, durante a manhã e tarde (9h às 12h e das 14h às 17h), o atendimento é da Secretaria Municipal de Assistência Social. Equipe do Centro de Referência da Assistência Social - Cras Expo presta informações sobre benefícios, trabalho educativo e projetos de profissionalização, empreendedorismo, teatro e cultura dentro dos Cras direcionados a jovens e idosos. No sábado, também nos dois turnos, o atendimento será da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio da Sala do Empreendedor e Microcrédito.

Painéis e Oficinas – Nesta sexta-feira, o Gabinete de Inovação realiza um painel sobre o HackaPOA, que busca fortalecer e aproximar empreendedores dos hubs comunitários de Porto Alegre, e a Oficina de Letramento para Inovação, apresentando o Glossário para Inovação. Já a Secretaria Municipal de Assistência Social realiza o painel Projeto Lixo Cultural, iniciativa da associação comunitária Obra Social Imaculado Coração de Maria (Osicom), que transforma resíduos do Carnaval em arte, moda e sustentabilidade.

À tarde, das 15h às 17h, a Oficina Potência Criativa, ministrada pela Secretaria Municipal de Cultura, prepara agentes culturais, produtores, empreendedores e público em geral para elaborarem projetos culturais. No sábado, o Gabinete de Inovação e a Secretaria Municipal de Cultura irão repetir as oficinas realizadas na sexta: Letramento para Inovação, às 11h, e Potência Criativa, às 15h.

Também no sábado, às 10h, o Gabinete de Inovação fará um painel sobre os Hubs Comunitários de Inovação (Formô Hub+ Escola Startup) e, às 14h, a Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Humano fará o painel Pracinhas de Cultura, que visa a ampliar o acesso aos serviços públicos e promover desenvolvimento social e econômico em áreas de vulnerabilidade social.

Atrações culturais – A  ExpoFavela terá shows, como o grupo musical Molejo, a rapper Nega Jaque e a Escola Estado Maior da Restinga. A expectativa é que o público seja superior ao do ano passado que foi de mais de 17 mil pessoas, nos dois dias. Os ingressos são gratuitos, mas limitados e podem ser retirados aqui.

Ivani Schütz

Andrea Brasil