Feira de economia criativa movimentou cerca de 1 mil pessoas neste domingo
A segunda edição da Feira de Economia Criativa do Migrante e Refugiado foi promovida neste domingo, 21, durante todo o dia, no estacionamento do Parque Marinha do Brasil. Competições esportivas como kickgball, esporte coletivo parecido com o beisebol, danças típicas de cada nacionalidade, gastronomia internacional, artesanato e apresentações culturais garantiram o sucesso do evento, que contou com a participação do prefeito Sebastião Melo.
“É esta diversidade que constrói a riqueza cultural da nossa cidade e do nosso Estado. Todos são muito bem-vindos, porque temos muitas etnias e culturas, mas somos um só povo” - Prefeito Sebastião Melo.
A prefeitura promove até 29 de junho atividades alusivas à Semana do Migrante e Refugiado, com objetivo de garantir a integração entre diferentes culturas, através do esporte, inclusão, cidadania, direitos humanos e empreendedorismo. Nesta quinta-feira, 25, o Sine Municipal realiza um feirão de empregos específico para este público.
“Hoje é o grande encontro de diferentes culturas e nações que vivem aqui em Porto Alegre. As políticas públicas são sempre pensadas para o bem de todos, seja na educação, saúde, assistência social e também na nossa Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Humano, que promove a integração e cidadania com acolhimento.
Já no dia 29 ocorrerá um debate, às 19h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa (Praça Mal. Deodoro, 101 - 3º andar), sobre desafios e oportunidades no mercado de trabalho para migrantes, que hoje são mais de 30 mil residindo em Porto Alegre.
Programação:
Quinta-feira, 25 - Feirão de Emprego para Migrantes e Refugiados, das 9h às 16h, no Sine Municipal (rua Uruguai, 83, Centro Histórico). Oportunidade para quem busca inserção no mercado de trabalho, orientação profissional, qualificação e conexão com empresas;
A Semana do Migrante e Refugiado é uma realização da Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Humano (Smidh), por meio da Coordenação dos Povos Indígenas, Imigrantes, Refugiados e Direitos Difusos, em parceria com a OIM - ONU Migração e Comitê Municipal de Atenção aos Imigrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas no Município de Porto Alegre (Comirat/POA).
As atividades integram a programação oficial da 7ª Semana Estadual do Migrante, com o tema: Todos Somos Migrantes, Refugiados e Apátridas, promovida pelo Governo do RS e o Comirat/RS.
Andrea Brasil