Feira do Livro: cerimônia marca abertura do evento na Praça da Alfândega

27/10/2023 20:15
Divulgação / PMPA
Executivo
Prefeito Sebastião Melo lembrou que a Feira do Livro é uma jornada de inovação e troca de conhecimento

Com o tradicional toque da sineta no início da noite desta sexta-feira, 27, foi aberta, oficialmente, a 69ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. Participaram da cerimônia, realizada às 18h no Teatro Carlos Urbim, o prefeito Sebastião Melo, o secretário municipal de Cultura, Henry Ventura, a secretária-adjunta de Cultura do Estado, Gabriella Meindrad, o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur, além do patrono, Tabajara Ruas, convidados, imprensa e visitantes.

Neste ano, a Feira do Livro tem como tema "Quem lê sabe o caminho", e segue até o dia 15 de novembro, com funcionamento em horário único, das 10h às 20h, na Praça da Alfândega. A programação inclui 650 sessões de autógrafos (604 individuais e 46 coletivas) – a organização espera um público de 1,5 milhão de pessoas durante os 20 dias, mesmo número registrado em 2022.

"A nossa Praça da Alfândega se transforma, neste período do ano, na praça dos livros. É um espaço dos leitores, dos livreiros e de tantos patronos prestigiados que por aqui já passaram. A leitura tem a capacidade de abrir as pessoas para o mundo, e a Feira do Livro é momento em que embarcamos em uma jornada de muita inovação e troca de conhecimento" - Prefeito Sebastião Melo.

"Todas as dificuldades foram superadas para este evento, com a união do Poder Público e da sociedade civil. Agora, estamos abrindo a feira, o que demonstra resiliência e otimismo com o futuro do livro", destacou o secretário de Cultura, Henry Ventura. A prefeitura aumentou o repasse para R$ 250 mil neste ano, a fim de garantir a realização do encontro literário que é patrimônio imaterial de Porto Alegre.

"O livro continua sendo e será, para sempre, um imprescindível instrumento de promoção da cultura e do conhecimento, e, mais do que isso, ferramenta indispensável na educação", concordou o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur.

Estrutura - Serão, ao todo, 110 bancas de venda de livros, editoras, instituições e áreas de patrocinadores. Na programação, além dos autógrafos, haverá palestras, encontros e oficinas para o público, estudantes e professores. A Feira estará aberta das 10h às 20h. O agendamento para alunos pode ser solicitado neste e-mail

Estande da Prefeitura – Com 25 metros quadrados, o estande está localizado em frente ao pavilhão de autógrafos, com uma variada programação. Serão atividades de literatura, palestras sobre meio ambiente, roda de conversa de trabalho infantil, orientação de saúde, sustentabilidade, oficinas de cosplay, feira de adoção de animais e distribuição de folders e materiais educativos. Saiba mais aqui.

Leia mais:
Começa nesta sexta-feira a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre
Prefeitura mobiliza serviços para a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre
Programação diversificada marca estande da prefeitura na 69ª Feira do Livro
69ª Feira do Livro será aberta nesta sexta-feira
Começa a montagem da Feira do Livro na Praça da Alfândega
Tabajara Ruas é o patrono da 69ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre

 

Ivani Schutz

Cristiano Vieira